Ano 2007
…Vamos lá pôr os pontos nos is…


Esta nossa intervenção, fruto da relação de proximidade existente, decorre do facto da edição deste jornal de 1.11.07 trazer uma reportagem sobre a nossa freguesia de Guidões, em parte baseada nas posições politicas de quem gere o executivo autárquico local. Sabemos que a intenção deste jornal, cuja pluralidade nos habituamos a admirar, seria apresentar uma caracterização correcta de Guidões.
Mais grave ainda é falar o sr. presidente na construção do Centro de Dia, da capela mortuária e da sede da junta de freguesia. A falácia é grande, pois não faz parte do plano de actividades da junta nem a curto, nem a médio prazo, a construção de qualquer Centro de Dia. Antes fizesse…O que supostamente se prevê para Guidões é a construção através de uma associação privada de um centro com diversas valências. Podendo vir a funcionar como lar com algumas camas, terá um centro de dia, creche, aulas de música, de "arte", de informática. Mas tudo privado, a pagar. A junta de freguesia e o seu presidente nada mandam, nada têm a ver com a organização e funcionamento do estabelecimento. Aliás a única coisa que a junta de freguesia, e a maioria socialista na assembleia de freguesias fizeram foi dar o terreno, que era do povo, dos guidoenses, sem nada receber em troca, à mencionada ART . O terreno, avaliado em quantia superior a 350 000,00 €, foi doado, sem se ter estabelecido, preto no branco, uma quota de ocupação para os residentes e naturais de Guidões. Pouco adiantará virem dizer que os guidoenses têm prioridade sobre outros. Esta promessa vale tanto como a da criação de mais 150 000 empregos feita pelo actual primeiro ministro na campanha eleitoral O empreendimento destina-se a todo o concelho, e a sua natureza claramente privada, não augura nada de bom para os guidoenses, de quem ainda pretendem parte do financiamento da obra. Provavelmente servirá de criação de emprego para pessoas da confiança da referida associação e, à imagem de outras instituições semelhantes, de apoio a pessoas e agregados familiares da classe média/alta do concelho, que reúnam possibilidades económicas e financeiras para pagar os serviços que lhes venham a ser prestados.
Quanto às outras prometidas obras salientamos que, apenas na última assembleia de freguesia foi aprovada a aceitação da doação feita pela C.M.T. do terreno para a casa mortuária. Quanto à sede da Junta de Freguesia, ainda nem doação da Câmara há. Pelo que ao falar do futuro, o sr. presidente, além de ter introduzido grande falácia, omitiu factos importantes dos quais os guidoenses têm o direito de serem informados.
Destarte, a actual junta de freguesia de Guidões não é a responsável por avenidas asfaltadas, nem por novas construções ou loteamentos. Não é a junta de freguesia de Guidões, autora, co-autora de qualquer projecto de construção de Centro de Dia. A JFG ainda não é sequer proprietária de qualquer terreno para construção de sede de junta. A tentativa não passou de propaganda pura, ardilosamente encenada, denotando preocupante promiscuidade. Pelo que se mostrou necessário pôr os pontos nos is…
Atanagildo Lobo
Ano 2007
Feliz 2008
A equipa d' O Noticias da Trofa deseja a todos um ano 2008 muito póspero e recheado de sucesso
Ano 2007
Passagem D’Ano em Santo Tirso
Tal como em anos anteriores a Câmara Municipal de Santo Tirso promove na Praça 25 de Abril a partir das 22 horas do dia 31 de Dezembro e prolongando-se pela madrugada do primeiro dia de 2008, a Festa de Passagem d´Ano.
-
Assinatura em pdf1 semana atrás
Edição 782 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Colisão entre camião e autocarro em Alvarelhos
-
Trofa5 dias atrás
Falecimento de Henrique Jorge da Silva Guedes
-
Trofa3 dias atrás
Despiste em Alvarelhos provoca um ferido
-
Trofa4 dias atrás
Quim Barreiros e Zé Amaro animam Feira Anual da Trofa
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento: Fernando Amorim Moreira
-
Região2 semanas atrás
Multidão na pista de Guilhabreu para ver espetáculo de drift
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Carlos Manuel da Cunha Peixoto