quant
Fique ligado

Ano 2009

Trofense participa de alegada utilização irregular de Vinicius pelo Belenenses

Avatar

Publicado

em

trofense

trofenseO Trofense apresentou na Liga Portuguesa de Futebol Profissional uma participação contra o Belenenses, por alegada utilização irregular do brasileiro Vinicius Pacheco, noticiou sexta-feira a Rádio Renascença.

    O Trofense alega que Vinicius jogou na mesma época por três clubes diferentes – Flamengo, Ipatinga e Belenenses -, num caso semelhante ao que envolveu o Belenenses e o futebolista camaronês Meyong e que contraria os regulamentos da UEFA e da FIFA.

    O Belenenses perdeu seis pontos na época passada devido à utilização irregular de Meyong e, agora, foi Trofense que participou à Liga contra os “azuis”, em referência ao jogo da 12.ª jornada do campeonato (vitória dos lisboetas por 3-2), de acordo com a mesma fonte.

Convicto da irregularidade cometida pelo Belenenses na recepção à equipa da Trofa, na 12ª jornada do campeonato, a 21 de Dezembro, jogo que terminou com a vitória dos “azuis” por 3-2, Miguel Carvalho, vice-presidente do clube da Trofa, salientou que “a interpretação que o Trofense faz não se enquadra nessa previsão legal da norma”.

    “Claro que temos noção que existe essa cláusula. Mas interpretamos o artigo de uma forma que nos permitiu apresentar esta queixa na Liga, porque acreditamos que temos razão”, disse à Agência Lusa o dirigente do Trofense, responsável pelos assuntos jurídicos do clube, que ocupa a 13ª posição no campeonato.

    Miguel Carvalho disse que o Trofense teve conhecimento da “irregularidade” através de “contactos estabelecidos no Brasil”, que “alertaram para a situação irregular do jogador” contratado pelo Belenenses no início da presente época.

    O Trofense advoga que Vinicius Pacheco actuou por três clubes diferentes em 2008 (Flamengo e Ipatinga, no Brasil, e Belenenses), o que contraria as regulamentações da FIFA e da UEFA, que permitem que um jogador apenas actue por dois clubes na mesma temporada.

    “Tivemos acesso a fichas de jogo que provam que Vinicius Pacheco jogou nos outros clubes e a nossa queixa foi enviada à Liga de forma fundamentada, apresentando essas fichas como prova”, frisou Miguel Carvalho.

    Segunda-feira, o Trofense vai emitir um comunicado para esclarecer todos os contornos do caso.

    Na época passada, o Belenenses perdeu seis pontos devido à utilização irregular do camaronês Meyong, na sequência de uma queixa da Naval 1º de Maio a que a Comissão Discplinar da Liga e o Conselho de Justiça da FPF deram provimento.

    Meyong actuou pelos espanhóis do Levante e do Albacete antes de se transferir para o Belenenses, em Janeiro de 2008, pelo qual actuou apenas no jogo com a equipa da Naval, entrando na segunda parte para marcar a grande penalidade que deu a vitória ao conjunto do Restelo, por 2-1.

Publicidade

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...