A 11 de outubro de 2007, a TrofaTv nasceu para revolucionar o espectro da comunicação no concelho e na região. Ainda pouco se falava nas Web Tv’s e na Trofa já havia uma para corresponder a um público ávido de informação em formato audiovisual e multimédia.

Seis anos depois, a TrofaTv (www.trofa.tv), da empresa “O Notícias da Trofa – Publicações Periódicas”, tornou-se numa referência regional na cobertura dos acontecimentos mais relevantes nas mais diversas áreas, como sociedade, política, desporto, cultura e economia.

No dia do lançamento, a TrofaTv tinha disponível para visualização três reportagens, a entrega das chaves aos primeiros inquilinos da habitação social da Trofa e os jogos do Trofense com a Olhanense e Penafiel. A época 2007/2008 foi, aliás, a temporada de ouro do clube mais representativo do concelho, com a histórica subida à Primeira Liga. Todos os momentos e emoções foram acompanhados de perto e dadas a conhecer a todos aqueles que, pela Trofa, região e mundo, não tiveram oportunidade de festejar de perto a conquista épica do emblema.

Também desde que foi fundada, a TrofaTv acompanhou a par e passo o que mais de relevante aconteceu nas edições da ExpoTrofa e nas festas em honra de Nossa Senhora das Dores, assim como outras iniciativas religiosas ou profanas.

“De e Para Todos” é uma das máximas deste canal que foi acompanhando a evolução dos tempos e da tecnologia e adaptou-se a várias plataformas para chegar a cada vez mais espetadores. Exemplos: o canal 808085 na Meo, quando se carrega no botão verde, e a plataforma, disponível desde novembro de 2011, que permite assistir aos vídeos em qualquer local, através de tablets, iPad, smartphones ou televisões com acesso à internet. Com este passo, abrimos simultaneamente portas para a rede global, disponibilizando ferramentas para a partilha de vídeos no Facebook, Twitter e Google+ ou em blogues e sites.

Já em 2013, numa parceria com a Portugal Telecom, foi possível fazer a migração da plataforma do canal na internet para o Sapo Vídeos, com um template personalizado e alargando o espectro de espetadores.

Este ano, a equipa de editores de vídeo da TrofaTv viu trabalhos seus publicados na única aplicação para Ipad disponível no mundo sobre o arquiteto Siza Veira. Para além de toda a informação produzida em vídeo, os editores de imagem efetuaram cerca de 30 vídeos para empresas e instituições espalhadas pelo país. Ao longo da sua existência, a TrofaTv já foi local de estágio de vários universitários, de instituições espalhadas pelo Norte do país.