quant
Fique ligado

Ano 2008

Trofa comemora Semana da Terra

Avatar

Publicado

em

O SIRVA – Sistema Intermunicipal de Resíduos do Vale do Ave, entidade gerida pela AMAVE comemora a Semana da Terra nos seis concelhos que fazem parte do Sistema. A iniciativa decorreu na Trofa esta quarta-feira na escola EB 2,3 de Alvarelhos onde foram intervencionadas zonas com problemas de erosão, com a aplicação de composto e a plantação de árvores.

   No âmbito do projecto "Emissão Zero" e das comemorações do dia Mundial da Terra, 22 de Abril, os concelhos de Fafe, Guimarães, Santo Tirso, Trofa, Vila Nova de Famalicão e Vizela, participaram num conjunto de actividades amigas do ambiente.

A iniciativa desenvolvida pelo SIRVA, destinou-se à população em geral, com várias intervenções nas zonas com problemas de erosão, com a aplicação de composto e a plantação de árvores em diferentes locais do Vale do Ave.

"Semana da Terra" é o nome da iniciativa que contou com a presença de representantes do SIRVA, dos Vereadores dos Pelouros do Ambiente da autarquias e grupos de alunos ou instituições locais.

Na Trofa, o evento decorreu esta quarta-feira na EB 2,3 de Alvarelhos. "Uma escola que tem tido uma política relacionada com o ambiente, muito activa, desde há vários anos. Aliás a existência de uma estufa, a realização da biocompostagem e a adesão a iniciativas que a Câmara Municipal tem levado a cabo em termos de sensibilização ambiental, provam isso", explicou António Pontes, vereador do Pelouro do Ambiente.

Plantar árvores para minimizar os níveis de dióxido de carbono na atmosfera, é o principal objectivo desta iniciativa do SIRVA e Renato Carneiro, presidente do Conselho Executivo do agrupamento de escolas do Castro, mostrou-se satisfeito com a escolha da escola para comemorar o dia da Terra. "Esta é também uma forma de mostrarmos o trabalho que temos vindo a desenvolver e que os alunos têm feito juntamente com os professores e os funcionários da escola", afirmou.

Considerando que os alunos "estão sensíveis" no que toca às boas práticas ambientais, o professor salientou a participação dos funcionários, professores, alunos e pais, em todas as actividades promovidas pela escola neste sentido (o clube do ambiente, a iniciativa eco-escolas, a compostagem e a estufa).

Nos outros concelhos que fazem parte do SIRVA, também decorreram várias actividades ao longo da intitulada "Semana da Terra". Em Guimarães, as comemorações realizaram-se esta terça-feira, pelas 10 horas, no Parque da Cidade. No mesmo dia, pelas 14.30 horas, realizou-se no Parque do Vinhal, em Vila Nova de Famalicão, e contou com a presença de grupo de crianças da ACB – Associação Cultural Beneficente.

Em Santo Tirso a acção tem lugar esta quinta-feira, pelas 10 horas, na Quinta de Gião. Em Vizela, a iniciativa realiza-se no Monte de S. Bento das Peras e ainda não tem data definida.

Durante toda a "Semana da Terra" foram distribuídos cerca de 100 metros cúbicos de composto pelos cerca de 30 estabelecimento de ensino do Vale do Ave que mostraram o interesse em

Publicidade

participar nesta iniciativa junto do SIRVA, que será aplicado nos seus jardins e hortas pedagógicas.

O SIRVA pretende, desta forma, não só sensibilizar, mas também motivar a comunidade do Vale do Ave para que adoptem comportamentos sustentáveis e amigos do ambiente.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...