quant
Fique ligado

Ano 2012

Tributo a Zeca Afonso encerrou Semana da Poesia (c/video)

Publicado

em

“Cantares do Andarilho”, um tributo a Zeca Afonso, foi o espetáculo que encerrou a Semana da Poesia. A Semana da Poesia terminou com um tributo à música portuguesa. Àquela música que fez eco em tempos de ditadura, composta por poemas de intervenção e que muitos acreditam que ainda não perderam atualidade.

Pela voz de Ivo Machado e com Carlos Carneiro na guitarra clássica, Rui Mesquita no piano e António Sousa na declamação, prestou-se um tributo a Zeca Afonso. No espetáculo “Cantares do Andarilho”, que se realizou no
auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, ouviram-se temas celebrizados, alguns cantados pelo público, que os sabia de cor.

Durante a atuação, o Coro da Primavera deu um brilho diferente aos temas, enquanto os Gaiteiros da Ponte Velha fizeram subir os decibéis graças às gaitas de foles e aos tambores. Este espetáculo foi pensado para prestar uma homenagem a Zeca Afonso, que Portugal e o mundo viram partir há 25 anos. Depois da sua estreia na Casa da Música, no dia 23 de fevereiro, em Vila Nova de Famalicão, a autarquia da Trofa aproveitou e introduziu-o na Semana da Poesia. 

José Magalhães Moreira, vice-presidente da autarquia, assistiu ao espetáculo, assim como Assis Serra Neves, vereador da Cultura, e afirmou que a sua qualidade “é ímpar”. “Foi um terminus para a Semana da Poesia excelente e não podia ser melhor do meu ponto de vista, ainda para mais cantando Zeca Afonso que, infelizmente, como já aqui foi dito, é cada vez mais atual”, sublinhou. 

Invocado pelo sentimento de ser “filho da madrugada”, Ivo Machado pensou neste projeto para cumprir a sua “obrigação” de prestar o tributo que Zeca Afonso “merecia” numa “data tão importante”. Para Ivo Machado, a carreira de Zeca Afonso é muito mais do que música de intervenção: “Foi buscar a música tradicional e deu-lhe uma nova roupagem, tornou-a popular e trouxe-a para o povo, dizendo àquelas pessoas que estavam ligadas à intelectualidade que é também preciso olhar para aquilo que é tradicional e não deixar perder as nossas raízes. Zeca Afonso foi alguém muito importante para a música portuguesa, um poeta e um grande homem que nos impulsionou e uma das suas particularidades era a sua capacidade de mobilização”.

Publicidade

Este espetáculo encerrou a Semana da Poesia que ficou marcada por várias atividades, principalmente dirigidas às crianças do concelho, numa iniciativa consertada com outros municípios da Área Metropolitana do Porto.

{fcomment}

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);