quant
Fique ligado

Edição 662

Teresa Fernandes recandidata-se ao Departamento das Mulheres Socialistas

Publicado

em

Teresa Fernandes propõe-se para o seu quarto mandato à frente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas (DFMS) do Porto. A trofense lidera a única lista a eleições, que decorrem a 10 de março.

A socialista explicou que a sua recandidatura ao DFMS do Porto surge num “projeto de estabilidade, de continuidade e de preparação dos próximos dois anos que são cruciais para o PS”, com as eleições europeias, no primeiro semestre de 2019, e as eleições legislativas, no final de 2019. Com “quase 12 mil militantes inscritas”, o Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Porto é “a maior estrutura distrital de mulheres do país”, o que deixa Teresa Fernandes “muito orgulhosa por a presidir”.
Sob o lema “Unidas para Renovar a Confiança”, a sua candidatura tem como “objetivo principal” que “cada vez mais mulheres participem ativamente na vida política” e que “os homens também percebam que as mulheres ocupam determinados lugares porque são realmente qualificadas, têm qualidades pessoais e profissionais e trabalham muito para merecerem esses lugares”. “O papel que nós fazemos no Departamento é o de incentivo para que as mulheres participem mais ativamente na política”, completou.
Outro dos “grandes objetivos do trabalho” desenvolvido pelo Departamento é a “defesa da Igualdade em todas as suas formas”, porque, “apesar de em algumas áreas terem havido desenvolvimentos consideráveis”, Teresa Fernandes considera que “ainda persistem barreiras significativas a resolver na luta para alcançar a igualdade de género”, desde o “acesso ao trabalho”, a “cargos de chefia e de decisão”, à “igualdade salarial e de género, à “não discriminação em função do género, orientação sexual ou de qualquer outra característica pessoal” e a “eliminação de qualquer tipo de violência”. A candidatura de Teresa Fernandes propõe-se a “apostar claramente numa política de proximidade com as mulheres e de abertura à sociedade civil, envolvendo associações, instituições, parceiros sociais e empresas, num espírito de parceria e de potencializar sinergias”.
Natural de S. Romão do Coronado, Teresa Fernandes é licenciada em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro e mestre em Planeamento Urbano e Regional pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Entre 2009 e 2017 foi vereadora da Câmara Municipal da Trofa e, recentemente, integrou o gabinete da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. Atualmente, a trofense é coordenadora do Gabinete de Apoio ao Imigrante da Câmara Municipal de Valongo e é bombeira voluntária na Trofa.

Terceiro mandato com “balanço positivo”

Na análise ao mandato que está prestes a terminar, Teresa Fernandes fez “um balanço positivo”, porque “muitas mulheres se envolveram e participaram ativamente na política”. O mandato ficou marcado pelas eleições autárquicas, que, para a socialista, foram “extremamente positivas para o distrito do Porto”, uma vez que o partido ganhou “câmaras que nunca tinham sido do PS”. A socialista ressalvou “o papel ativo que as mulheres tiveram nas campanhas autárquicas no distrito do Porto, o papel de duas mulheres que ganharam a Câmara de Matosinhos (Luísa Salgueiro) e a Câmara de Marco de Canaveses (Cristina Vieira) e também de muitas juntas de freguesia lideradas por mulheres”.
No entanto, a presidente do DFMS do Porto afirmou que “nem tudo correu” como pretendiam, uma vez que “não” ganharam “todas as câmaras, como é o caso da Câmara da Trofa”, sendo “um trabalho que se vai fazendo diariamente nos concelhos do distrito do Porto”.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 662

Jogadores distinguidos

Publicado

em

Por

No intervalo do jogo da equipa sénior do Trofense diante do Felgueiras, no domingo, 25 de fevereiro, o departamento de formação do clube homenageou os atletas jovens que melhor conciliaram os treinos e jogos com a prestação escolar no 1.º período letivo. Alexandre Vaz (minis), Henrique Oliveira (pré-escolas B), Rui Pedro Paiva (pré-escolas A), Lucas Gonzaga Cardoso (sub-10), Afonso Dias (sub-11 B), Rodrigo Miguel Carvalho (sub-11 A), João Carlos Araújo (infantis 7), Eduardo Portela (infantis 11), Pedro Oliveira (iniciados B), Rui Pedro Teixeira (iniciados A), Pedro Dias (juvenis B), Nuno Filipe Fernandes (juvenis A) e Tiago Cavadas (juniores) foram os jogadores distinguidos.

Continuar a ler...

Edição 662

Teresa Cruz expõe peças do seu imaginário

Publicado

em

Por

“Quando eu sonho…” é o nome da exposição de Teresa Cruz, que está patente na Casa da Cultura. A mostra inaugurou a 24 de fevereiro e pode ser vista até ao dia 29 de março.
Integrada na Semana da Leitura Trofa 2018, a exposição apresenta peças criativas que são resultado da imaginação da artista da Trofa. Pode visitar a mostra de segunda a sábado, entre as 10 e as 18 horas.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também