quant
Fique ligado
tiago-vasconcelos tiago-vasconcelos

Ano 2012

Terça de Carnaval – Feriado ou não?

Publicado

em

Escrevo este artigo de opinião após o dia de terça-feira de Carnaval.

Antigo feriado? Actual feriado? Feriado futuro?

Grande confusão. Foi daqueles dias que “nem foi carne, nem foi peixe”.

Uns trabalharam, outros não e alguns fizeram de conta. Fui daqueles que não trabalharam.

Como administrador de empresas, sempre acordei com os colaboradores que as pontes seriam gozadas e o dia considerado de férias. Isto é, se o feriado for à terça ou quinta-feira, a segunda ou a sexta-feira é gozado como férias. Sempre foi a prática das empresas onde trabalhei, independentemente da função ocupada.

Mais, sou daqueles que gostava que os feriados fossem todos à segunda ou sexta-feira.

Na realidade, a terça-feira de Carnaval nunca foi feriado. Mas todos – Estado, empresas e profissionais – consideram o dia de Carnaval como feriado. Aliás, desde que me conheço que a terça-feira de Carnaval é dia de festa e de não trabalho, a não ser para aqueles que ganham dinheiro com isso ou têm de assegurar os serviços mínimos de segurança, saúde e transportes.

O Governo pode afirmar que o dia não é feriado. O Governo pode proclamar que o dia é de tolerância de ponto. Pode. Pode e fala verdade. Mas, é uma tolerância de ponto que perdura há décadas. Quase apetece dizer que a terça-feira de Carnaval é feriado por Uso Capião.

Publicidade

Ao Governo assiste o poder legitimado pelo voto de tomar essa decisão. Mais, o Governo está a ser coerente com a sua linha de acção, que está condicionada pela Troika. Mais ainda, a Troika encontra-se em Portugal a trabalhar e seria um mau sinal.

Mas o Governo podia ter anunciado mais cedo a decisão de não dar a tolerância de ponto. Seria bom para todos.

Com honestidade intelectual, não tenho dados que me permitam afirmar se o PIB do país ganha mais com o feriado ou sem o feriado. Não sei se a receita da actividade económica motivada pelo evento é superior à sua realização ao sábado ou domingo.

Agora, é importante saber se no próximo ano é feriado ou não. Seria bom esclarecer às empresas e famílias, para todos fazerem o planeamento das suas vidas de forma diferente.

Por mim, não há problema. Para a maioria dos portugueses não haverá problema. Para as localidades onde o Carnaval é fonte de receita, encontrarão a forma de festejar o Carnaval ao sábado ou domingo.

Resumindo, estou de acordo com o Governo de acabar com o feriado de Carnaval, mas que avisem com antecedência.  

Publicidade

{fcomment}

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);