quant
Fique ligado

Edição 585

Sorria hoje, antes que o sorriso pague imposto!

Avatar

Publicado

em

O XXI Governo Constitucional chefiado por António Costa tomou posse em 26 de novembro de 2015 (já lá vão mais de 250 dias!) e começou logo em campanha eleitoral, atacando o anterior Governo e anunciando o fim da austeridade, o fim da crise. Bonitas palavras que só serviram para encher as páginas do discurso de tomada de posse e para satisfazer os seus parceiros comunistas e bloquistas.
 As novas regras do IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis, que foram promulgadas pelo Presidente da República no primeiro dia deste mês, para além do aumento de receitas para o Estado, também vêm mostrar, a quem tiver a mente aberta, que afinal a austeridade não acabou, o fim da crise não acabou. Num dos países em que muitos dos seus habitantes são proprietários da sua habitação, já liquidada ou pagando a mensalidade ao banco (a maioria) é um autêntico aumento de impostos, que tentaram encapotar. Cerca de 95% dos portugueses que possuem (ou estão a pagar ao banco) uma casa estão em risco de pagar mais 20% de IMI e os outros 5% poderão ter uma dedução até 10%. Uma coisa é certa: acabaremos todos por pagar mais impostos. E dizem que a austeridade já acabou!?
No anterior Governo a dívida pública era a tragédia e passados os 8 meses de Governo Socialista & Companhia, a dívida aumentou para valores absurdos! Os moralistas de outrora renderam-se! Em termos políticos é interessante verificar que os comunistas e os bloquistas, que deram o poder a António Costa para edificar a “Geringonça” estão «quedos e mudos» perante tão grave situação e perante os disparates que acontecem todos os dias. Os comunistas dizem que não comentam a alteração ao IMI, enquanto os bloquistas nem sequer «abrem a boca» para dizer seja o que for. É um ensurdecedor silêncio!  
Pelas novas regras, que o governo de António Costa criou, uma casa com boa exposição solar e com boa vista pode agravar o Imposto sobre Imóveis em 20%. Tanta subjetividade!? O que é isso de “boa exposição solar”? Todas as casas em Portugal têm exposição solar, porque somos um país meridional e sol é uma das coisas que mais abunda. Será que a governação quer dizer que é uma casa virada para o solário lá do sítio? E o que é isso de “boa vista”? É por estar virada para o monte, para o rio, para o mar, para a vizinha do 5º andar do prédio da frente que é um espetáculo ou para o Estádio do Boavista?
Este novo imposto encapotado comprova que quando ao preconceito ideológico se junta um pouco do resquício saudosista da luta de classes, os disparates abundam.
Este novo descalabro para os portugueses, para o país e para a nossa economia é uma nova forma de ir aos bolsos dos contribuintes, que não ajuda nada as famílias portuguesas e também não ajuda nada a reativar a economia. É mais um imposto! E dizem que já não há crise!? É um autêntico aumento de impostos para os portugueses, mas para os partidos políticos as suas sedes espalhadas pelo país, e são muitas, estão isentas de IMI.
Este novo imposto trata-se do coeficiente de “localização e operacionalidade relativa”, que faz parte da complexa fórmula de cálculo do Imposto Municipal sobre Imóveis. A alteração consta de um diploma que engloba também alterações ao nível do IRS, do IVA e do Imposto de Selo. E diz António Costa que a crise já acabou, que a austeridade já acabou! O que inventaria, o que criaria, em termos de carga fiscal, se não tivesse acabado? É um verdadeiro artista, que já mostrou as suas habilidades, desde que formou a “Geringonça”!
Preparemo-nos para tudo, pois tudo é possível e em breve em vez de ler nos cartazes dos estabelecimentos comerciais: “Sorria, pois está a ser filmado”, talvez vá começar a ler: “Sorria hoje, antes que o sorriso pague imposto” ou “Não respire muito, pois António Costa pode reparar e lembrar-se também de cobrar imposto, pelo ar que respira”.  
moreira.da.silva@sapo.pt
www.moreiradasilva.pt

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...