quant
Fique ligado

Edição 708

Seniores: desporto, segurança e ocupação de tempos livres todo o ano

Avatar

Publicado

em

“Melhorar as capacidades físicas da população sénior, promovendo a ocupação de tempos livres de forma saudável e um envelhecimento ativo e possibilitando o aumento de autoestima e combatendo o isolamento social, proporcionando a todos vivências felizes” é o principal objetivo da Câmara Municipal da Trofa com o programa de iniciativas destinada à população sénior do concelho traçado para 2020.

No desporto, a autarquia destaca as aulas de ginástica de manutenção e hidroginástica, com uma e quatro sessões semanais, respetivamente, no Aquaplace e noutras instituições do concelho (no caso da ginástica). Enquanto a primeira atividade é gratuita, a hidroginástica tem um custo que é avaliado tendo em conta a situação socioeconómica de cada participante. O transporte para as atividades é cedido pela autarquia.

Publicidade

Outra das modalidades ao dispor dos seniores é o boccia, que é praticado em várias instituições do concelho.

No capítulo da segurança e apoio de proximidade, a Câmara Municipal dá conta do projeto desenvolvido em parceria com a Polícia Municipal, que “acompanha” a população “referenciada e inscrita gratuitamente”. “São efetuadas visitas regulares a casa dos idosos com o intuito de perceber a situação de segurança dos mesmos, aproveitando para fazer um pouco de companhia e para manter uma conversa retemperadora”.

Os seniores com mais de 65 anos têm ainda acesso a teleassistência domiciliária, através da requisição de um aparelho gratuito, no qual poderá contactar uma central de assistência, disponível todos os dias do ano, em casos de “emergência de saúde, avarias domésticas, segurança ou simples solidão. “Este apoio pode ser apenas a ligação com os familiares de contacto ou mesmo com uma ambulância ou polícia mediante a avaliação da gravidade da situação”, explica a autarquia.

Também direcionado para a terceira idade, o Cartão “Trofa Sénior +” é gratuito e proporciona descontos em estabelecimentos e serviços aderentes.

Além das atividades sazonais, como as colónias balneares e o passeio sénior, o município proporciona aos seniores atividades livres no Centro Comunitário, situado no Centro Comercial da Vinha, no centro da cidade da Trofa. Esta valência funciona durante todo o ano, com “ateliês, oficinas, tertúlias e formações, dança, cinema, visitas a instituições, jogos e atividades lúdicas, leitura e informática”.

A inscrição para os diferentes apoios ou serviços (exceto a Segurança Sénior que é organizado na Polícia Municipal) pode ser feita na Divisão de Educação e Ação Social da Câmara Municipal da Trofa, localizada no Fórum Trofa XXI.

Foto: DR

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...