quant
Fique ligado

Ano 2007

Senhora das Dores em risco de acabar

Avatar

Publicado

em

As Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores estiveram este ano em risco de não se realizar por falta de elementos para a Comissão de Festas. A aldeia de Ervosa, a quem este ano competia organizar o certame não tinha capacidade e a solução encontrada foi "juntar elementos de todas as aldeias de S.Martinho".

  "Devoção e não deixar acabar uma tradição com mais de 240 anos" são os motivos que movem Paulo Sá e Silva e algumas dezenas de trofenses que têm trabalhado arduamente depois de, há alguns meses atrás se ter colocado a hipótese de as Festas de 2007 não se realizarem por falta de capacidade da Aldeia de Ervosa. Com o bairrismo a fervilhar Paulo Sá e Silva aceitou, pelo segundo ano consecutivo, ser o "maestro" desta equipa "muitas vezes em prejuízo da família" a quem agradece o apoio prestado nestes dois anos mas garante "não volto a cair noutra", brincou. "Este ano é uma situação excepcional, uma vez que a festa é organizada por toda a freguesia de S. Martinho de Bougado. Dado que a aldeia de Ervosa, não tomou conta das festas, porque embora algumas pessoas  se tivessem disponibilizado para as fazer, outras houve que disseram não ter qualquer tipo de disponibilidade. Assim sendo, e como a aldeia é pequena, eram poucas as pessoas para tanta responsabilidade. No entanto, os que disponibilizaram estão de corpo e alma nesta comissão. Assim, pessoas de todas as aldeias e lugares da freguesia de S.Martinho de Bougado colocaram mãos à obra e organizaram a parte empresarial da Expotrofa que, para o presidente da Comissão de Festas "é uma grande fonte de receita para fazer face às despesas". Sem nunca querer falar em números o responsável adiantou que para fazer face às muitas despesas "recorremos ao peditório porta-a-porta, à ajuda dos muitos empresários do nosso concelho e muitos de fora, sobretudo da freguesia de Santiago de Bougado que têm sido muito generosos. Os leilões e a receita do bar são também duas boas formas de angariação de verbas". Sem revelar o orçamento previsto para este ano Paulo Sá e Silva garante que "o importante é chegarmos ao fim da festa e termos as verbas para pagar. Nós temos procurado não exceder os orçamentos, se gastarmos muito dinheiro cada vez é pior para se fazer a festa", defendendo que "se o orçamento fosse inferior, a aldeia que tinha que fazer a festa tinha feito"frisou.

Publicidade

Questionado sobre a possível junção das duas freguesias para em próximos anos se organizarem as Festas da cidade e não se deixar cair a tradição o responsável defendeu que "a freguesia de Santiago de Bougado é uma parte integrante das festas, em termos de donativos e ajudas, tem quase tanta importância, quanto a freguesia de S. Martinho de Bougado. Embora os peditórios sejam feitos só de porta a porta em S. Martinho de Bougado , mas a nível de empresas que são mais generosas faz-se nas duas freguesias, por isso a freguesia de Santiago de Bougado é de extrema importância para que se realizem as festas da Senhora das Dores. Quanto à possibilidade de passarem a ser as duas freguesias a organizar a festa, só depois de experimentar é que se pode ver se dá certo", reiterou.

Quanto aos pontos altos da festas p responsável sublinhou a Procissão de Nossa Senhora das Dores, no dia 19 de Agosto, às 17horas como grande ex-libris, já que os dez andores com cerca de treze metros altura continuam a atrair milhares de pessoas à sede do mais jovem concelho do país. O fogo de artificio no sábado à noite, o fogo preso no domingo e o especta ulo de Lucas e Mateus na sexta-feira à noite são também momentos importantes do cartaz deste ano. As bandas de Música continuam ainda a ser momentos importantes desta grande Romaria a que há mais de dois seculos chamam "A Romaria da Trofa".

A procissão de velas que marcou o inicio das festividades juntou milhares de pessoas e é já um bom prenuncio para que a edição 2007 das festas da Trofa sejam um sucesso.

Em jeito de remate Paulo Sá e silva agradeceu à esposa e aos meus filhos, "pela ajuda, compreensão e paciência que têm tido comigo porque ser presidente da comissão de festas e principalmente dois anos consecutivos acabam por prejudicar em primeiro ligar a família.

A todas as pessoas das aldeias de S. Martinho de Bougado que tal como eu, se disponibilizam para colaborar nas festas.

À Câmara Municipal, Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado e restantes Juntas do concelho da Trofa. A toda a população do concelho que colaborou nas festas. A todos os meus amigos e amigos dos restantes elementos da Comissão de Festas, que moram no seu concelho e fora dele, que nos deram um apoio extraordinário em termos financeiros para que fosse possível realizar estas tão grandiosas festas em Honra de Nossa Senhora das Dores, Trofa 2007 e a todos os que de algum modo contribuíram para que as festas em Honra de Nossa Senhora das Dores completassem mais um aniversário", concluiu.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...