Ano 2008
Semana da Floresta Autóctone 2008 decorre de 20 a 23 de Novembro na Trofa

A iniciativa dirigiu-se a todos os munícipes, de forma a dar a conhecer à população os resultados positivos de mais uma campanha de vigilância Florestal e de combate aos fogos no passado Verão.
Os resultados evidenciaram uma redução da área ardida na superfície florestal do Concelho em 2008, bem como um decréscimo do número de ocorrências e da percentagem de incêndios, em relação ao período homólogo de 2007.
As freguesias de Santiago e São Martinho de Bougado foram as que registaram um maior número de queimas em 2008, enquanto que Guidões, S. Romão do Coronado e Muro apresentaram o maior valor acumulado de área ardida.
As causas dos incêndios no concelho da Trofa incidiram na negligência e realização de queimas de detritos, de sobrantes e resíduos florestais.
De referir que o concelho da Trofa é constituído por 50% de área florestal e que por isso necessita de uma vigilância apertada no sentido de impedir fogos florestais.
Nos dias 21 e 22 de Novembro, a Câmara da Trofa procede à oferta de espécies autóctones à população interessada, como tem sido hábito em anos anteriores, entre as 10h00 e as 18h00, no Horto Municipal. Ao dispor estarão algumas das espécies da região como é o caso do Carvalho Nacional, Loureiro, Pinheiro Manso, Freixo, Bétula, Medronheiros, Azevinho.
A Câmara Municipal da Trofa, através do Pelouro do Ambiente, pretende com a realização desta semana dedicada à floresta autóctone sensibilizar a população, em especial os mais jovens, para a necessidade de reflorestar e preservar a floresta da região da Trofa.


