quant
Fique ligado

Lifestyle

Sabe Escolher a Finalidade do Seu Crédito Pessoal?

O processo de obter um crédito pessoal tem vindo a tornar-se cada vez mais simples. Mas será que compreende a importância de escolher a finalidade adequada?

Avatar

Publicado

em

Publicidade

__________

Uma despesa inesperada, uma urgência ou um projeto pessoal são apenas algumas das razões que podem levar os portugueses a pedir um crédito pessoal. Este é um financiamento possível de obter online, o que torna o processo mais simples.

Talvez por isso, o primeiro semestre de 2022 tenha ficado marcado pela aceleração da concessão de crédito ao consumo. Só nos primeiros seis meses do ano, o crédito ao consumo atingiu os 3,3 mil milhões de euros.

A evolução tecnológica e a digitalização dos processos são duas das principais culpadas pelo sucesso deste tipo de financiamento. Mas, ainda assim, nem sempre é fácil perceber qual o crédito ideal para si.

De facto, pode até correr o risco de optar por um empréstimo com custos desnecessários e taxas de juro pouco vantajosas. E é por isso que saber escolher a finalidade adequada pode ser uma grande ajuda.

O Que é Um Crédito Pessoal?

Ao longo da vida existirão momentos em que vai precisar de um financiamento para dar resposta a uma necessidade, seja uma emergência ou uma despesa planeada. Mas nem sempre será possível ter o capital de que precisa no momento – especialmente se em causa estiver um investimento avultado.

É nestes casos que poderá fazer sentido recorrer ao crédito pessoal, também conhecido como crédito ao consumo. Esta solução permite-lhe conseguir dinheiro adiantado junto de uma instituição financeira.

Depois, ficará responsável por pagar o dinheiro emprestado através de prestações mensais. Isto significa reembolsar a entidade, mas também pagar algumas taxas de juro sobre o empréstimo.

Este tipo de financiamento é mais rápido e simples do que o crédito habitação, por exemplo. Especialmente porque, graças à digitalização dos processos, já pode obter o seu crédito pessoal online.

Para isso, terá de apresentar toda a documentação exigida, fornecer os dados necessários e autenticar-se com a sua assinatura digital. E, apesar de o banco analisar a sua situação financeira, não será necessário dar qualquer garantia.

Embora não exista a obrigatoriedade de escolher uma finalidade específica, ou sequer revelar o objetivo do dinheiro, a realidade é que existem já vários tipos de crédito pessoal no mercado. E cada finalidade tem condições diferentes e adaptadas.

Publicidade

Isto significa que ao indicar a finalidade do seu empréstimo e optar por um crédito pessoal específico, poderá conseguir um financiamento mais barato e com condições mais vantajosas.

Quais as Finalidades do Crédito Pessoal?

O mercado dos créditos pessoais tem vindo a evoluir bastante ao longo dos anos. Hoje em dia, tem à disposição diversas finalidades e cada uma delas existe para dar resposta a propósitos diferentes.

Tendo em conta que, tal como explicado anteriormente, também as condições variam de acordo com o empréstimo, é importante que conheça as suas opções. Isto porque não deve cair no erro de escolher o primeiro crédito pessoal que encontrar.

Contudo, importa que compreenda que não se deparará sempre com as mesmas finalidades e as mesmas condições. Tudo depende das entidades financeiras e das suas carteiras de produtos.

Simule, analise e compare todas as opções de modo a saber escolher o melhor financiamento.

Crédito Sem Finalidade Específica

O empréstimo sem finalidade específica é um crédito pessoal tradicional. Não tem um objetivo pré-definido e pode ser contratado para casos em que não existe uma finalidade definida ou concreta para o dinheiro.

Neste sentido, trata-se de um crédito extremamente versátil, que pode ser aplicado naquilo que bem entender. Pode ser uma opção se não quiser revelar o destino do empréstimo ou se o seu plano for aplicar o dinheiro em mais do que uma finalidade, por exemplo.

Naturalmente, isto significa que pode ter taxas um pouco mais elevadas do que outras finalidades. No entanto, também lhe serão impostas menos condições.

Crédito Automóvel

Publicidade

Apesar de ser apresentado como um tipo de financiamento distinto, o crédito automóvel é um crédito pessoal. De uma forma geral, o teto máximo para este tipo de solução é de 75.000€.

Dependendo das entidades financeiras, poderá obter financiamento para um automóvel novo ou usado, de quatro ou duas rodas. Por vezes, é até possível aplicar o dinheiro noutro tipo de veículos, como autocaravanas.

Algumas instituições impõem reserva de propriedade, o que significa que o carro terá de ficar em nome do banco de modo a ser usado como garantia de pagamento.

Crédito Obras

O crédito para obras é um financiamento que pode ser aplicado em trabalhos de remodelação mais simples ou em obras mais profundas. O valor emprestado poderá ser aplicado em mão de obra e material.

Tenha em atenção que algumas instituições financeiras exigem a apresentação de orçamentos ou outros documentos comprovativos das despesas.

Crédito Formação

Para investir na sua formação, ou na de um familiar, pode optar por um crédito formação. De uma forma geral, estes financiamentos cobrem estudos em Portugal e no estrangeiro, entre licenciaturas, cursos profissionais, mestrados, pós-graduações e outras formações.

Poderá conseguir um crédito com prazos até 120 meses e taxas consideravelmente mais baixas. Em alguns casos, é necessário apresentar documentos que comprovem as despesas.

Crédito Eletrodomésticos e Tecnologia

Publicidade

Se o seu objetivo é comprar eletrodomésticos ou aparelhos eletrónicos para rechear a sua casa, então talvez faça sentido considerar um crédito pessoal para o efeito.

Além das taxas adaptadas à finalidade, poderá também conseguir seguros ajustados. Desta forma, conseguirá comprar, por exemplo, um frigorífico ou uma televisão através de um empréstimo desenhado para o efeito.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...