quant
Fique ligado

jonati

Edição 781

S. Gonçalo: esta sexta-feira começa a festa em Covelas

Esta sexta-feira começa a festa em Covelas

Publicado

em

Depois de dois anos marcados pela pandemia, a festa de S. Gonçalo vai regressar ao figurino habitual, para gáudio de todos aqueles que gostam de arrancar um novo ano a participar na romaria mais espontânea do concelho da Trofa. A romaria realiza-se de 20 a 23 de janeiro.

Prepare a boina, a samarra ou o casaco quente e a estes pode juntar também a caneca e os enchidos, porque as ruas de Covelas vão encher-se para a festa de S. Gonçalo. Depois de um 2020 em que era proibido circular na via pública e de um 2021 ainda condicionado, com recomendação do uso das máscaras e proibição de consumo de bebidas alcoólicas em espaço de todos, 2023 promete trazer o S. Gonçalo a que todos os romeiros se habituaram, com festa a cada metro quadrado, uma tasca em cada esquina e merenda de grupos que se tornam verdadeiras refeições comunitárias.
É este o S. Gonçalo que os trofenses desejam para este ano e o cartaz da festa já denuncia a retoma da normalidade.
A 10 de janeiro já se realizou a eucaristia em ação de graças a S. Gonçalo, mas o arranque oficial da romaria é dado a 20 de janeiro, com a inauguração da iluminação às 21h00. O terrado, por esta altura, já está preparado para receber os romeiros.
No dia 21, o grupo de Zés P’reiras anuncia a festa pelas ruas da freguesia, a partir das 08h30, seguindo-se a eucaristia de ação de graças dos Gonçalos, às 12h00.
Depois da missa vespertina das 18h00, a vertente profana ganha destaque com o espetáculo musical da Banda Vatikano. O programa deste dia encerra com o fogo de artifício, às 23h00, mas nesta altura, a noite, para muitos, ainda será uma criança.
No domingo, dia 22, em que a manhã fica marcada pela romaria de milhares de pessoas de todo o concelho e municípios vizinhos até Covelas, a pé, de bicicleta, de mota ou até a cavalo, os momentos altos são religiosos, com eucaristias às 08h00, na Igreja Matriz de Covelas, às 10h00 e 11h30, na Capela de S. Gonçalo, e às 15h30, com a Celebração da Palavra e saída da procissão, com participação da Banda Filarmónica de S. Mamade de Ribatua (Vila Real).
O último dia de festa, 23 de janeiro (segunda-feira), será animado pelo Conjunto Musical Santo André, a partir das 15h00. Antes, às 09h00, há eucaristia e procissão do voto ao redor da Capela de S. Gonçalo.

Continuar a ler...

Edição 781

Memórias e Histórias da Trofa: As aventuras de Manoel Dias da Costa Reis

“Era o soldado n.º 117 da sua unidade, estava no Batalhão de Sapadores do Caminho de Ferro.”

Publicado

em

Decorre o ano de 2023, está passado um pouco mais de um século desde o fim da Primeira Guerra Mundial que iria deflagrar, sobretudo, na Europa e marcar, profundamente, o futuro político, social e económico deste continente.

(mais…)
Continuar a ler...

Edição 781

Nova direção dos Bombeiros avança com investimentos de 900 mil euros

Luís Elias foi reconduzido na presidência da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa para mais um biénio. Cabeça de lista da única lista candidata, avança para o terceiro mandato consecutivo no cargo, com investimentos que chegam aos 900 mil euros.

Publicado

em

Luís Elias foi reconduzido na presidência da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa para mais um biénio. Cabeça de lista da única lista candidata, avança para o terceiro mandato consecutivo no cargo, com investimentos que chegam aos 900 mil euros. (mais…)

 

Já é assinante? Inicie sessão

Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro

 

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição de 09 de fevereiro de 2023

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);