quant
Fique ligado

Edição 781

S. Gonçalo: esta sexta-feira começa a festa em Covelas

Esta sexta-feira começa a festa em Covelas

Avatar

Publicado

em

Depois de dois anos marcados pela pandemia, a festa de S. Gonçalo vai regressar ao figurino habitual, para gáudio de todos aqueles que gostam de arrancar um novo ano a participar na romaria mais espontânea do concelho da Trofa. A romaria realiza-se de 20 a 23 de janeiro.

Prepare a boina, a samarra ou o casaco quente e a estes pode juntar também a caneca e os enchidos, porque as ruas de Covelas vão encher-se para a festa de S. Gonçalo. Depois de um 2020 em que era proibido circular na via pública e de um 2021 ainda condicionado, com recomendação do uso das máscaras e proibição de consumo de bebidas alcoólicas em espaço de todos, 2023 promete trazer o S. Gonçalo a que todos os romeiros se habituaram, com festa a cada metro quadrado, uma tasca em cada esquina e merenda de grupos que se tornam verdadeiras refeições comunitárias.
É este o S. Gonçalo que os trofenses desejam para este ano e o cartaz da festa já denuncia a retoma da normalidade.
A 10 de janeiro já se realizou a eucaristia em ação de graças a S. Gonçalo, mas o arranque oficial da romaria é dado a 20 de janeiro, com a inauguração da iluminação às 21h00. O terrado, por esta altura, já está preparado para receber os romeiros.
No dia 21, o grupo de Zés P’reiras anuncia a festa pelas ruas da freguesia, a partir das 08h30, seguindo-se a eucaristia de ação de graças dos Gonçalos, às 12h00.
Depois da missa vespertina das 18h00, a vertente profana ganha destaque com o espetáculo musical da Banda Vatikano. O programa deste dia encerra com o fogo de artifício, às 23h00, mas nesta altura, a noite, para muitos, ainda será uma criança.
No domingo, dia 22, em que a manhã fica marcada pela romaria de milhares de pessoas de todo o concelho e municípios vizinhos até Covelas, a pé, de bicicleta, de mota ou até a cavalo, os momentos altos são religiosos, com eucaristias às 08h00, na Igreja Matriz de Covelas, às 10h00 e 11h30, na Capela de S. Gonçalo, e às 15h30, com a Celebração da Palavra e saída da procissão, com participação da Banda Filarmónica de S. Mamade de Ribatua (Vila Real).
O último dia de festa, 23 de janeiro (segunda-feira), será animado pelo Conjunto Musical Santo André, a partir das 15h00. Antes, às 09h00, há eucaristia e procissão do voto ao redor da Capela de S. Gonçalo.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...