quant
Fique ligado

Ano 2010

Rota das Rabanadas e Caminhada Solidária animam comércio

Avatar

Publicado

em

AEBA e autarquia juntaram-se para levar às ruas da Trofa o espírito da quadra natalícia. A Rota das Rabanadas e a Caminhada Solidária atraíram mais participantes, que contribuíram para um Natal mais doce.

Ver, cheirar e degustar. Estas são as etapas pelas quais os provadores de rabanadas têm de passar para conseguirem avaliar a melhor.

Estes são doces típicos desta época natalícia que, no domingo, invadiram o Parque Nossa Senhora das Dores. De vários tamanhos, sabores e com diferentes ingredientes, as rabanadas fizeram as delícias de muitos.

Depois de provar 25 rabanadas a opinião de Teresa Fernandes, vereadora da Câmara Municipal da Trofa, “só podia ser doce”. “Temos aqui uma grande variedade de rabanadas feitas de muitas formas diferentes e eu fiquei surpreendida porque das 25, nenhuma tem um sabor igual e aqui demonstrou-se muito bem a criatividade dos trofenses”, afirmou.

 

 

“A evolução” na forma de confeccionar as rabanadas também surpreendeu Elísio Bernardes, professor na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. “Cada vez mais as pessoas fazem as rabanadas de forma única, nota-se que tem evoluído, mas fica aqui um pedido, porque deviam apostar nas rabanadas de vinho de Porto ou de vinho tinto”, referenciou.

Com o paladar afinado, Daniel Figueiredo, vice-presidente da AEBA (Associação Empresarial do Baixo Ave), frisou que este concurso “que já tem quatro anos, deve manter-se, porque faz propaganda da excelente região culinária da Trofa”.

Publicidade

E para quem não sabe a receita das rabanadas, aqui ficam algumas dicas do mestre pasteleiro, Joaquim Ferreira: “Podem usar leite, canela, ovos, limão, vinho do Porto e quem gostar pode usar o mel e os frutos secos, mas depende muito do gosto e da criatividade de cada um”.

No final foram anunciados os vencedores deste concurso. Em terceiro lugar ficou Luísa Oliveira, em segundo a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Trofa, e a melhor receita de rabanadas foi atribuída a Andreia Santos, de Guidões.

Questionada sobre a receita para a confecção das rabanadas, Andreia Santos mantêve-a em “segredo”. “O dote culinário é da minha mãe eu apenas dei o toque da decoração”, acrescentou. Com o cheque de 250 euros na mão, a vencedora garantiu que “o prémio vai dar muito jeito” para este Natal, que vai com certeza ser “mais doce e com muitas rabanadas”.

 

Os trofenses são solidários”

 

Ao arranque para a prova das rabanadas foi também dada a partida para a Caminhada Solidária. Dezenas de trofenses juntaram-se a esta causa e trouxeram roupa e bens alimentares para entregar à população mais carenciada.

“Os trofenses contribuem sempre generosamente, desta vez com bens alimentares e roupa e portanto são muito generosos sempre que são chamados, em qualquer época do ano. Agradeço também a todos o facto de terem participado na caminhada, pois apesar de estar muito frio e um bocadinho de chuva, houve uma grande adesão”, confirmou Teresa Fernandes.

Para Daniel Figueiredo, a adesão também não foi uma surpresa, por considerar que “os trofenses são solidários” e procuram “sempre ajudar e cooperar com todos”.

Os caminheiros percorreram as ruas do comércio trofense e depois do desgaste físico, nada melhor do que comer uma rabanada para repor as energias.

Publicidade

O Concurso de Rabanadas e a Caminhada Solidária fazem parte de um conjunto de iniciativas levadas a cabo nesta época natalícia para animar as ruas comerciais da Trofa e incentivar as pessoas a comprar no comércio local, desenvolvidas pela AEBA, com o apoio da Câmara Municipal da Trofa e financiadas pelo Modcom – Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio.

Legenda: Este ano estiveram 25 rabanadas a concurso

foto:

 

legenda: Caminhada Solidária percorreu ruas da Trofa

foto:

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...