quant
Fique ligado

Edição 422

Rojões e leite-creme para promover restaurantes trofenses

Publicado

em

Os restaurantes da Trofa associaram-se aos “Fins de Semana Gastronómicos” e serviram rojões e leite-creme.

 Na casa dos lavradores, o aproveitamento de todas as carnes e sangue do porco deu origem a uma panóplia de “pratos fartos” que permanecem no tempo, nomeadamente os rojões. Nos dias de hoje, esta iguaria ainda é muito apreciada e, por isso, foi o mote nas mesas trofenses durante a iniciativa dos “Fins de Semana Gastronómicos”, aderida por 11 restaurantes do concelho, de 3 a 5 de maio.

Organizada pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, esta atividade tem o intuito de reavivar memórias e fazer provar o sem número de propostas gastronómicas que marcam a identidade de uma região. “Na Trofa, decidimos que seria neste fim de semana para potenciar também o Encontro Lusófono e a Feira do Livro”, cuja abertura aconteceu no dia 4 de maio, explicou o vice-presidente da autarquia, José Magalhães Moreira.

Esta iniciativa tem vindo a crescer e prova disso é o acrescento de mais três restaurantes que aderiram aos “Fins de Semana Gastronómicos”, relativamente à última edição. “Neste momento, aquilo que sabemos é que tem havido bastante adesão às ementas. Penso que vai ser um êxito”, acrescentou o autarca.

Este ano, foi o restaurante de S. Romão de Coronado que mereceu a visita do executivo camarário, do presidente da Assembleia Municipal, dos presidentes das juntas de freguesia da Vila do Coronado e do presidente da Trofáguas.

Baseados na gastronomia tradicional portuguesa, os “Fins de Semana Gastronómicos” permitem ainda dar um empurrão ao setor da restauração. Maria Torres, uma das gerentes e cozinheira do restaurante de S. Romão, acredita que esta iniciativa “é boa” e que pode ajudar a que o estabelecimento tenha “mais sucesso”, já que o negócio “tem sido muito fraco”.

Publicidade

Para acompanhar esta iguaria foi servido o vinho verde Castro Trofa e para sobremesa o leite-creme.

Esta edição marcou pela diferença com uma nova ementa, já que nas anteriores eram servidos o pica no chão e a maçã assada.

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 422

Paróquia de S. Martinho de Bougado – Bênção a 20 grávidas no Dia da Mãe

Publicado

em

Por

No domingo, 5 de maio, o dia era dedicado a todas as mães. É que nesta data, celebra-se o Dia da Mãe em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo.

A paróquia de S. Martinho de Bougado não deixou passar esta data e marcou-a com uma eucaristia muito especial, onde, além de a dedicar a todas as mães, fez a bênção a cerca de 20 grávidas. A celebração foi animada pelo Grupo da Pastoral Familiar, que organizou uma encenação e, no final, distribuiu um miminho por todas as mães presentes.

Continuar a ler...

Edição 422

1º Hospital Veterinário do Vale do Ave inaugurado na Trofa

Publicado

em

Por

 

Foi inaugurado o Hospital Veterinário da Trofa, no dia 1 de maio, o primeiro hospital veterinário do Vale do Ave.

 A inauguração foi um sucesso, tendo contado com mais de uma centena de pessoas, tendo havido espaço para visitas guiadas ao Hospital, palestras sobre comportamento e treino de cães e muito convívio e boa disposição entre os amigos de quatro patas e seus respetivos donos. Foi desta forma que decorreu a inauguração do primeiro Hospital Veterinário do Vale do Ave, situado na Avenida das Pateiras.

Este projeto, pioneiro na região, vem permitir um serviço de urgência permanente 24 horas acessível não só aos habitantes da Trofa como aos dos concelhos vizinhos, dando já nesta altura apoio regular aos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Maia, Guimarães, Porto, Vila do Conde, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Braga. Para além dos habitantes, o Hospital Veterinário da Trofa dá também apoio aos colegas dos consultórios e clínicas veterinárias destes concelhos sempre que é necessário internamento, cirurgias, utilização do laboratório ou outros dos serviços disponíveis.

Está acessível não só a consulta de urgência, mas também um bloco operatório com cirurgião e anestesista prontos a atuar a qualquer hora, bem como um internamento equipado para receber e tratar animais em cuidados intensivos.

Com este serviço é garantida a presença permanente de um médico ou enfermeiro veterinário 24 horas, para todos os animais internados, estando à disposição meios de diagnóstico, como análises sanguíneas e ecografia a qualquer hora, permitindo obter resultados em tempo real, aumentando consideravelmente a taxa de sucesso dos tratamentos.

Outra novidade neste espaço é a cirurgia de oftalmologia, nomeadamente das cataratas dos cães, com um aparelho de cirurgia de última geração em medicina veterinária, que permite por exemplo, a aplicação de lentes intra-oculares após a remoção das cataratas, à imagem do que acontece em medicina humana.

Outra preocupação foi o de permitir o acesso deste serviço a toda a gente, independente da situação sócio-económica, já que os custos dos serviços foram meticulosamente pensados e calculados de forma a não haver um agravamento dos mesmos. Para além disto, foi também disponibilizada mais informação sobre os seguros de saúde animal e encontra-se em negociação uma linha de crédito que permite, em situações inesperadas, que o animal de estimação não seja o mais lesado com a situação.

Publicidade

Para mais conhecimento de quem é a equipa, bem como o espaço e os serviços, pode visitar a página www.hospitalveterinariotrofa.com ou através do contacto 252 411 444.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);