quant
Fique ligado

Edição 422

Ribeiro de Covelas alvo de “descarga poluente”

Publicado

em

 

Popular alertou, no dia 4 de maio, para uma descarga poluente no ribeiro de Covelas. ADAPTA apela à comunidade, para que denuncie estes “atentados ambientais” às autoridades competentes.

“As águas do ribeiro de Covelas apareceram novamente negras, resultado de mais uma descarga poluente”. O alerta foi dado pela direção da ADAPTA – Associação para a Defesa do Património da Região da Trofa que, cerca das 14 horas de sábado, dia 4 de maio, foi avisada por um popular. A Guarda Nacional Republicana (GNR) da Trofa também foi contactada e reencaminhou para o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial da GNR de Santo Tirso.

Segundo Pedro Daniel Costa, presidente da ADAPTA, pela “coloração negra” que ainda pode ser vista ao longo de “toda a extensão” do rio, “não se tratou de uma pequena descarga”. “Este ribeiro dispõe de caudal de água durante todo o ano, com maior afluência no inverno, mas sem qualquer vestígio de vida aquática. Estes atentados são frequentes e, muitas vezes, devastadores, sendo que os detritos podem permanecer durante semanas no ribeiro, até serem ‘lavados’ pelas fortes chuvadas”, referiu.

O NT contactou o Destacamento Territorial da GNR de Santo Tirso, que informou que a equipa estava a fazer diligências no terreno, para se descobrir quem foi o autor desta descarga. Contudo, até ao fecho desta edição, ainda era desconhecido.

O presidente da ADAPTA lamenta que, embora esta situação seja do conhecimento da “maioria da população”, “não se utilize as ferramentas disponíveis para denunciar estes atentados ambientais e de saúde pública”, para que as “autoridades competentes” possam atuar. “Não acreditamos que sejam insensíveis a estas situações que, muitas vezes, interferem com a própria qualidade de vida”, denotou.

Apesar de apontar como “possíveis causas” para esta “insensibilidade” a “falta de conhecimento dos meios disponíveis ou o descrédito nas entidades responsáveis”, Pedro Daniel Costa apela à comunidade, para que “defenda o direito a um ambiente limpo e saudável”. Para isso, quando detetar algum atentado ao meio ambiente, contacte o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, através do número 808 200 520, e a ADAPTA, através do número 916 701 823.

 

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 422

Paróquia de S. Martinho de Bougado – Bênção a 20 grávidas no Dia da Mãe

Publicado

em

Por

No domingo, 5 de maio, o dia era dedicado a todas as mães. É que nesta data, celebra-se o Dia da Mãe em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo.

A paróquia de S. Martinho de Bougado não deixou passar esta data e marcou-a com uma eucaristia muito especial, onde, além de a dedicar a todas as mães, fez a bênção a cerca de 20 grávidas. A celebração foi animada pelo Grupo da Pastoral Familiar, que organizou uma encenação e, no final, distribuiu um miminho por todas as mães presentes.

Continuar a ler...

Edição 422

1º Hospital Veterinário do Vale do Ave inaugurado na Trofa

Publicado

em

Por

 

Foi inaugurado o Hospital Veterinário da Trofa, no dia 1 de maio, o primeiro hospital veterinário do Vale do Ave.

 A inauguração foi um sucesso, tendo contado com mais de uma centena de pessoas, tendo havido espaço para visitas guiadas ao Hospital, palestras sobre comportamento e treino de cães e muito convívio e boa disposição entre os amigos de quatro patas e seus respetivos donos. Foi desta forma que decorreu a inauguração do primeiro Hospital Veterinário do Vale do Ave, situado na Avenida das Pateiras.

Este projeto, pioneiro na região, vem permitir um serviço de urgência permanente 24 horas acessível não só aos habitantes da Trofa como aos dos concelhos vizinhos, dando já nesta altura apoio regular aos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Maia, Guimarães, Porto, Vila do Conde, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Braga. Para além dos habitantes, o Hospital Veterinário da Trofa dá também apoio aos colegas dos consultórios e clínicas veterinárias destes concelhos sempre que é necessário internamento, cirurgias, utilização do laboratório ou outros dos serviços disponíveis.

Está acessível não só a consulta de urgência, mas também um bloco operatório com cirurgião e anestesista prontos a atuar a qualquer hora, bem como um internamento equipado para receber e tratar animais em cuidados intensivos.

Com este serviço é garantida a presença permanente de um médico ou enfermeiro veterinário 24 horas, para todos os animais internados, estando à disposição meios de diagnóstico, como análises sanguíneas e ecografia a qualquer hora, permitindo obter resultados em tempo real, aumentando consideravelmente a taxa de sucesso dos tratamentos.

Outra novidade neste espaço é a cirurgia de oftalmologia, nomeadamente das cataratas dos cães, com um aparelho de cirurgia de última geração em medicina veterinária, que permite por exemplo, a aplicação de lentes intra-oculares após a remoção das cataratas, à imagem do que acontece em medicina humana.

Outra preocupação foi o de permitir o acesso deste serviço a toda a gente, independente da situação sócio-económica, já que os custos dos serviços foram meticulosamente pensados e calculados de forma a não haver um agravamento dos mesmos. Para além disto, foi também disponibilizada mais informação sobre os seguros de saúde animal e encontra-se em negociação uma linha de crédito que permite, em situações inesperadas, que o animal de estimação não seja o mais lesado com a situação.

Publicidade

Para mais conhecimento de quem é a equipa, bem como o espaço e os serviços, pode visitar a página www.hospitalveterinariotrofa.com ou através do contacto 252 411 444.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);