quant
Fique ligado

Noticias

Região do Porto já conta com 28 Best of Wine Tourism Awards

Avatar

Publicado

em

O início do novo milénio marcou uma reviravolta determinante para a economia da região do Porto. De uma economia fortemente marcada pela indústria têxtil, esta região passou, rapidamente, a polo aglutinador do Turismo.

Apesar da pandemia ter diminuído o afluxo de turistas, a verdade é que a região do Porto continua a estar entre o top 5 dos melhores destinos turísticos europeus, preferência bem vincada pela atribuição, sucessiva, de prémios internacionais.

Alavancada pelo património histórico e pela extraordinária beleza da paisagem natural, esta leva de prémios ganha particular destaque no campo da cultura vitivinícola da região que, de forma massiva, tem ganho sucessivos prémios no âmbito dos prestigiados Best of Wine Tourism Awards, galardões atribuídos pela Great Wine Capitals Global Network, rede de cooperação internacional que junta onze cidades com regiões vitivinícolas reconhecidas à escala global.

No total, a região do Porto já conseguiu trazer para Portugal 28 destes prémios afirmando-se como uma das regiões a nível mundial que mais Best of Wine Tourism Awards arrecadou, sendo que os últimos dois foram entregues na última gala que se realizou no passado dia 28 de outubro de 2021 na cidade alemã de Mainz.

Um desses prémios coube ao WOW – World of Wine e não foi um galardão qualquer.

Este quarteirão cultural nascido entre as caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia, foi distinguido com o Special Achievement Award, prémio que só tinha sido atribuído uma única vez na história do concurso internacional Best Of Wine Tourism Awards, não só “pela qualidade, inovação e impacto para a história e cultura local do passado, do presente e do futuro”, como refere a organização do certame, como também pelo impacto na economia da região (criou mais de 250 postos de trabalho desde a sua inauguração em 2020).

WOW – World of Wine: um lugar de encontro entre o passado e o futuro

Aberto ao público em julho de 2020, o WOW, já classificado de projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN), exigiu um investimento no valor de 105 milhões de euros (traduzido numa área bruta de 55 mil metros quadrados) nasce com o objetivo de reforçar a oferta cultural e museológica da cidade do Porto, bem como enaltecer o potencial da região em áreas estratégicas como o vinho, a indústria e o património sempre numa lógica de sustentabilidade.

Neste espaço onde a história, a magia e as emoções por detrás do vinho português, do ritual dos copos e da indústria da cortiça se cruza com os segredos por detrás da cidade do Porto e de algumas das principais indústrias da região, como os têxteis ou a moda, o WOW oferece ao visitante sete museus, doze restaurantes e cafés, lojas, uma Escola de Vinho, um espaço de exposições, diversos espaços de eventos a que, para acrescentar magia, não falta ainda uma fábrica de chocolate. Mas vamos por partes.

Em termos museológicos, como referimos, é de realçar o Pink Palace, o mais recente museu do World of Wine que convida o visitante a conhecer, numa experiência descontraída e divertida, não só a história e a ciência que se esconde por detrás da produção do vinho rosé, mas também a cultura e o lifestyle que este vinho simboliza.

Para além deste recém-inaugurado museu, quem visita o WOW pode encontrar no The Wine Experience toda a informação sobre o vinho e o processo que começa na plantação da vinha e acaba no copo, enquanto no Porto Region Across The Ages, primeiro e único museu sobre a história da região, se pode redescobrir a cidade e ficar a conhecer as batalhas e conquistas que forjaram a alma da Invicta.

Publicidade

A estes três juntam-se o Museu da Moda e do Têxtil, o Planet Cork, o The Bridge Collection e o doce The Chocolate Story, um museu que não só explica ao visitante onde nasce a planta do cacau e como se passa da fava de cacau à tablete de chocolate, como o leva até a uma verdadeira fábrica de chocolate onde poderá fabricar, personalizar e degustar a sua própria tablete.

Como referimos, uma visita ao WOW não fica completa sem uma atenção especial à The Wine School, escola pensada para oferecer ao formando o máximo de informação possível não só sobre o vinho português, mas também sobre o vinho em geral, num contexto internacional, à Galeria WOW, local de exposições que recentemente albergou uma exposição sobre a arte de Francis Bacon.

Se tudo isto lhe abriu o apetite, não precisa de perder tempo a pesquisar pelos melhores restaurantes no Porto, pois o WOW oferece ao visitante 12 Restaurantes bares & cafés onde não falta uma cuidada seleção de vinhos, um bom café português, doces pecados, snacks rápidos, saladas frescas e nutritivas, deliciosos petiscos, ou pratos de maior conforto para degustar sem pressas.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...