quant
Fique ligado

Noticias

Eternizar momentos: 5 dicas para criar vídeos de viagem

Publicado

em

Poucas coisas duram a vida toda. Celulares, roupas e automóveis são claros exemplos de produtos que o tempo pode deteriorar. É por motivos como esse que diversos viajantes optam por eternizar memórias, pois consideram ser algo que viverá para sempre.

Com o crescimento da tecnologia, uma maneira de registrar e prolongar ainda mais as histórias contadas pelo mundo afora, é através de vídeos. O primeiro vídeo publicado no Youtube “Me at the zoo” (ou, ‘Eu no zoológico’), por exemplo, foi um indício de que a plataforma traria muitos registros de passeios compartilhados pelos usuários. Jawed Karim, um dos fundadores do YouTube, postou a visita ao zoológico de San Diego em 2005.

Mais de uma década depois, você pode fazer como Karim e compartilhar viagens, porém com um diferencial: a edição de vídeo. Hoje em dia é possível compor a maneira como a sua viagem será apreciada por outras pessoas.

Pensando nisso, separamos 5 dicas e alguns exemplos de vídeos de viagens para te deixar com vontade de tirar o passaporte da gaveta e a câmera do armário:

  1. Planeje sua viagem

Planejar a viagem vai muito além de comprar as passagens e garantir a hospedagem. Para criar bons vídeos, é preciso saber como o destino pode ser melhor representado no material audiovisual.

Por exemplo, se você pretende fazer uma viagem a Nova York é bom pesquisar os locais e diferentes formas que podem ser registrados, como mercado de rua, gastronomia, melhores horários para explorar a cidade e frames de vídeos na Times Square.

O estilo de condução do seu material também pode ser definido no planejamento, como optar por narrações ou áudio original na cena.

Abaixo, mostraremos uma turista que visitou a América do Sul, na Bolívia e no Peru e criou um vídeo criativo dessa experiência marcante. O estilo stop motion que foi usado nesse processo, não seria possível sem um planejamento prévio, veja:

Publicidade

PERU+BOLIVIA / STOP MOTION

  1. Seja original

Independente da forma que escolher a sua edição, é interessante que ela seja feita do seu jeito único e exclusivo, mesmo quando os destinos são conhecidos por muitas pessoas, como a região do vinho no sul da França.

Além de viver as situações de um jeito particular, as imagens podem lhe render materiais incríveis quando bem executadas em vídeo.

Um dos vídeos de viagem mais assistidos, é de um turista que usou essa tática. Matt Harding visitou 42 países e em pontos específicos de cada um deles, fez uma dança em frente à câmera.

O resultado é digno de ser compartilhado sempre que aparecer por aí.

Where the Hell is Matt? 2008

  1. Foque nas pessoas

Claro que as paisagens e monumentos devem fazer parte dos seus registros. Mas além disso, é importante mostrar as pessoas que você encontrar pelo caminho. Isso gera identificação com a audiência e mais do que isso, quando você assistir o vídeo depois de algum tempo, vai se lembrar do que viveu com cada uma delas.

Uma técnica bastante usada para esse tipo de material, é “na altura dos olhos”. Quando for gravar alguém, sobretudo uma criança, ajuste a câmera até o nível dos olhos, pois leva uma perspectiva única no momento de editar o vídeo.

Para servir de inspiração, segue o resultado de mais de 3 mil selfies com mais de 900 pessoas que este turista encontrou em sua expedição pelos Estados Unidos da America.

Publicidade

I took +3000 selfies with 930 people hitchhiking across the USA

  1. Iluminação

A luz é muito importante para conseguir registrar a essência dos lugares que você vai visitar. Nem sempre o viajante consegue levar todo o equipamento de iluminação profissional na mala, mas pode utilizar o recurso natural que garante o melhor que poderia em termos de luz para suas viagens: o sol.

O período anterior ao nascer e ao pôr do sol é chamado de “Hora de Ouro” por profissionais da fotografia, por um bom motivo, pois as imagens são compostas por uma espécie de filtro alaranjado, muito agradável aos olhos.

Para vídeos, não é diferente. Vale a pena se programar para estar em locais importantes nesses horários, a fim de registrar a sua viagem.

Já durante a noite, é importante que você utilize a câmera com a abertura e ISO corretos para que a entrada de luz seja suficiente. Um bom exemplo de uso de todos os períodos do dia, está abaixo, onde existe a união de vários frames de uma jornada em vários países:

MOVE Remixed | 1 Minute. 1 Man. 1 Epic Journey.

  1. Adquira dispositivos de armazenamento

É sempre válido lembrar que dispositivos de memória e nuvem nunca são demais quando o assunto é registrar viagens.

Para não ter surpresas desagradáveis durante ou depois da sua estadia, lembre-se de garantir que todos esses clipes estejam devidamente salvos e acessíveis no momento da edição.

Para fechar esse artigo e mostrar a importância de ter tudo à mão, deixamos um exemplo de como o seu material pode ficar online:

Publicidade

On/Off Volume 2 ✈ Human Safari

Continuar a ler...
Publicidade

Edição 766

Anúncio do ministro sobre concurso para nove ponte “é plano de intenções”, diz PCP

A comissão concelhia do PCP da Trofa emitiu um comunicado a propósito do anúncio do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, para o lançamento do concurso, até final do ano, para a construção da nova ponte sobre o Rio Ave.

Publicado

em

Por

A propósito do anúncio do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, para o lançamento do concurso, até final do ano, para a construção da nova ponte sobre o Rio Ave, a comissão concelhia do PCP da Trofa emitiu um comunicado referindo que tal informação do governante não passa de “boas intenções”, uma vez que “no quadro da discussão do Orçamento do Estado, este não contempla nenhuma verba para a execução da obra”.
“O ministro anunciou a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave que ligará Trofa a Famalicão, estando prevista a conclusão da mesma no início de 2025. Sendo já conhecidos os problemas de trânsito na atual ponte da EN14, a sua construção só peca por atraso, sendo sempre adiada pelos sucessivos governos PS/PSD/CDS”, acrescentam os comunistas, que garantem “continuar na defesa da melhoria das acessibilidades bem como o cumprimento dos compromissos assumidos”.
No mesmo comunicado, o PCP recorda que a nova ponte é, “a par do metro”, uma “infraestrutura que os trofenses conhecem meramente no papel”.
Pedro Nuno Santos anunciou que a nova ponte sobre o Rio Ave, inserida no projeto da variante à EN14, deverá estar concluída em 2025. O ministro respondia a uma interpelação do deputado famalicense Eduardo Oliveira, do PS, acrescentando que o investimento ronda os 50 milhões de euros, fundos que virão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Continuar a ler...

Edição 766

Banco Alimentar com campanha de recolha este fim de semana

Este fim de semana, o Banco Alimentar Contra a Fome leva a efeito mais uma campanha de recolha de bens nos supermercados de todo o país.

Publicado

em

Por

De forma a reforçar as reservas de alimentos para quem mais necessita, nos dias 28 e 29 de maio, o Banco Alimentar Contra a Fome leva a efeito mais uma campanha de recolha de bens nos supermercados de todo o país. Na Trofa não será exceção, pelo que voluntários estarão nos estabelecimentos a pedir uma contribuição da população.

Tiago Jesus

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também