quant
Fique ligado

Noticias

Eternizar momentos: 5 dicas para criar vídeos de viagem

Avatar

Publicado

em

Poucas coisas duram a vida toda. Celulares, roupas e automóveis são claros exemplos de produtos que o tempo pode deteriorar. É por motivos como esse que diversos viajantes optam por eternizar memórias, pois consideram ser algo que viverá para sempre.

Com o crescimento da tecnologia, uma maneira de registrar e prolongar ainda mais as histórias contadas pelo mundo afora, é através de vídeos. O primeiro vídeo publicado no Youtube “Me at the zoo” (ou, ‘Eu no zoológico’), por exemplo, foi um indício de que a plataforma traria muitos registros de passeios compartilhados pelos usuários. Jawed Karim, um dos fundadores do YouTube, postou a visita ao zoológico de San Diego em 2005.

Mais de uma década depois, você pode fazer como Karim e compartilhar viagens, porém com um diferencial: a edição de vídeo. Hoje em dia é possível compor a maneira como a sua viagem será apreciada por outras pessoas.

Pensando nisso, separamos 5 dicas e alguns exemplos de vídeos de viagens para te deixar com vontade de tirar o passaporte da gaveta e a câmera do armário:

  1. Planeje sua viagem

Planejar a viagem vai muito além de comprar as passagens e garantir a hospedagem. Para criar bons vídeos, é preciso saber como o destino pode ser melhor representado no material audiovisual.

Por exemplo, se você pretende fazer uma viagem a Nova York é bom pesquisar os locais e diferentes formas que podem ser registrados, como mercado de rua, gastronomia, melhores horários para explorar a cidade e frames de vídeos na Times Square.

O estilo de condução do seu material também pode ser definido no planejamento, como optar por narrações ou áudio original na cena.

Abaixo, mostraremos uma turista que visitou a América do Sul, na Bolívia e no Peru e criou um vídeo criativo dessa experiência marcante. O estilo stop motion que foi usado nesse processo, não seria possível sem um planejamento prévio, veja:

PERU+BOLIVIA / STOP MOTION

  1. Seja original

Independente da forma que escolher a sua edição, é interessante que ela seja feita do seu jeito único e exclusivo, mesmo quando os destinos são conhecidos por muitas pessoas, como a região do vinho no sul da França.

Além de viver as situações de um jeito particular, as imagens podem lhe render materiais incríveis quando bem executadas em vídeo.

Um dos vídeos de viagem mais assistidos, é de um turista que usou essa tática. Matt Harding visitou 42 países e em pontos específicos de cada um deles, fez uma dança em frente à câmera.

Publicidade

O resultado é digno de ser compartilhado sempre que aparecer por aí.

Where the Hell is Matt? 2008

  1. Foque nas pessoas

Claro que as paisagens e monumentos devem fazer parte dos seus registros. Mas além disso, é importante mostrar as pessoas que você encontrar pelo caminho. Isso gera identificação com a audiência e mais do que isso, quando você assistir o vídeo depois de algum tempo, vai se lembrar do que viveu com cada uma delas.

Uma técnica bastante usada para esse tipo de material, é “na altura dos olhos”. Quando for gravar alguém, sobretudo uma criança, ajuste a câmera até o nível dos olhos, pois leva uma perspectiva única no momento de editar o vídeo.

Para servir de inspiração, segue o resultado de mais de 3 mil selfies com mais de 900 pessoas que este turista encontrou em sua expedição pelos Estados Unidos da America.

I took +3000 selfies with 930 people hitchhiking across the USA

  1. Iluminação

A luz é muito importante para conseguir registrar a essência dos lugares que você vai visitar. Nem sempre o viajante consegue levar todo o equipamento de iluminação profissional na mala, mas pode utilizar o recurso natural que garante o melhor que poderia em termos de luz para suas viagens: o sol.

O período anterior ao nascer e ao pôr do sol é chamado de “Hora de Ouro” por profissionais da fotografia, por um bom motivo, pois as imagens são compostas por uma espécie de filtro alaranjado, muito agradável aos olhos.

Para vídeos, não é diferente. Vale a pena se programar para estar em locais importantes nesses horários, a fim de registrar a sua viagem.

Já durante a noite, é importante que você utilize a câmera com a abertura e ISO corretos para que a entrada de luz seja suficiente. Um bom exemplo de uso de todos os períodos do dia, está abaixo, onde existe a união de vários frames de uma jornada em vários países:

MOVE Remixed | 1 Minute. 1 Man. 1 Epic Journey.

  1. Adquira dispositivos de armazenamento

É sempre válido lembrar que dispositivos de memória e nuvem nunca são demais quando o assunto é registrar viagens.

Para não ter surpresas desagradáveis durante ou depois da sua estadia, lembre-se de garantir que todos esses clipes estejam devidamente salvos e acessíveis no momento da edição.

Publicidade

Para fechar esse artigo e mostrar a importância de ter tudo à mão, deixamos um exemplo de como o seu material pode ficar online:

On/Off Volume 2 ✈ Human Safari

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...