quant
Fique ligado

Ano 2007

“Crescer a Brincar” em Famalicão

Avatar

Publicado

em

"Crescer a Brincar" é o tema do programa educativo que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho. Promovido através do departamento de Educação e Cultura, este programa tem como principais objectivos a prevenção de factores de risco e promoção de factores de protecção, para além de contribuir para a sua formação social e psicológica.

Neste sentido, o programa "Crescer a Brincar" envolve a promoção de um conjunto de actividades de animação  educativa, desenvolvido por diversos grupos de jovens e adaptado aos diferentes anos de escolaridade.

Publicidade

Assim para os alunos do segundo ano de escolaridade a animação educativa está a cargo dos jovens do Grupo de Teatro do Centro Social e Cultural de S. Pedro de Bairro, que através de uma pequena apresentação cénica sobre "Os Sentimentos", pretende promover a alfabetização emocional, proporcionando às crianças conhecimentos acerca do seu mundo interno, das suas emoções e sentimentos, e como estes podem interferir nos seus comportamentos. De referir que parte deste grupo de jovens é constituída por alunos com necessidades educativas especiais, sendo que um dos objectivos desta valência é apelar para a integração em diversas áreas e sensibilizar a comunidade educativa para o lema "Todos diferentes, todos iguais".

Por sua vez, o quarto ano de escolaridade, recebe os alunos do 10.º ano da Escola Profissional Cior, que através da representação de seis sessões de teatro pretendem sensibilizar os mais novos para o "controlo das emoções negativas" e para a importância da "tomada de decisões".

Para os alunos do 1.º e 3.º ano foi desenvolvido um teatro de fantoches "A Panda e a Pandi", e um teatro de marionetas "O Elogio à procura da sua família", ambos dinamizados pelo Gabinete de Recursos Educativos.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...