quant
Fique ligado

Ano 2007

“Chama do centenário” passou pela Trofa

Avatar

Publicado

em

A

Centenas de escuteiros reuniram-se na Trofa, para presenciar a passagem da "Chama do Centenário" de Braga para o Porto. A cerimónia, que marca os cem anos da existência do movimento escutista, decorreu na passada sexta-feira, na ponte de Ribeirão e no Parque Nossa Senhora das Dores.

  Já passou pela Etiópia, Sudão, Egipto, Grécia, Itália, Bélgica, Reino Unido e França, e chegou a Portugal na semana passada, tendo como primeira etapa a cidade berço do escutismo português, Brga.

O símbolo que marca os cem anos da fundação do Escutismo mundial, por intermédio de Robert Baden-Powell, entrou em Portugal na cidade de Braga e passou pela Trofa, numa cerimónia que marcava a passagem da chama para o distrito do Porto.

A , tendo-se formado um grande corredor humano até à Capela Nossa Senhora das Dores, onde centenas de escutas, provenientes dos Agrupamentos do Núcleo de Santo Tirso e outros do distrito do porto, esperavam pela chegada da chama.

A chama foi acesa no Quénia, junto do túmulo de Baden-Powell no dia do seu nascimento, 22 de Fevereiro, e percorreu alguns pontos do globo, colocando assim em sintonia mais de 28 milhões de escuteiros, em 216 países e territórios.

Na Trofa, este acontecimento marca uma nova era no movimento escutista e por isso foi carregado de grande simbolismo e seriedade.

Em discurso de recepção da chama, Domingos Sousa, Chefe do Núcleo Norte do Corpo Nacional de Escutas, aproveitou para relembrar a importância deste movimento no desenvolvimento da sociedade no mundo: "neste momento tão especial não se pretende apenas um olhar para o passado, mas também um compromisso para o futuro, promovendo-se uma aposta forte no desenvolvimento do movimento, procurando noutros aspectos melhorar a qualidade do método e respectivos programas, levando o escutismo a mais países e povos. Para isso é extremamente importante o papel activo e empenhado do dirigente e educador ao proporcionar um melhor conhecimento do escutismo à sociedade em geral, procurando cativar mais jovens e afirmando as estruturas locais e agrupamentos como parceiros privilegiados junto das instituições locais". O responsável sublinhou ainda que "o caminho a seguir deverá ser alicerçado na vivência do lema 'sempre alerta para servir', dando testemunho dos valores escutistas sempre presentes na vivência concreta no dia-a-dia, na promessa e lei do escutista".

 Parabenizando o escutista mais velho do país, Carlos Campos, que também marcou presença na cerimónia, Bernardino Vasconcelos, frisou que a Trofa "pôde viver um dia histórico". O edil aproveitou para referir que "o movimento de escutismo mundial tem uma génese extraordinária" e "não só um movimento de serviço, é uma militância para a vida". Uma escola de valores humanitários, éticos, de responsabilidade e de convívio com a natureza, e "que contribui para a construção da identidade de uma comunidade".

Depois das intervenções seguiu-se a cerimónia de acender a chama na torre, na Avenida da Capela. Posteriormente a chama seguiu para o Porto, para a Praça Humberto Delgado, nos Aliados, onde foram acesos 100 archotes, seguindo-se o cortejo com destino ao terreiro da Sé do Porto.

Idanha-a-Nova é a última paragem do símbolo em Portugal, local onde se realiza o XXI Acampamento Nacional (Acanac) do CNE, em comunhão com o acampamento mundial (Jamboree) na ilha de Brownsea, última etapa desta iniciativa, escolhida por ter sido onde se realizou o primeiro acampamento de escuteiros, há cem anos. Esta actividade marca o início de um novo século de escutismo no mundo e foi o momento para que a ISGF – International Scout and Guide Fellowship (Fraternidade Mundial de Escuteiros e Guias – organização para adultos), introduzisse um símbolo permanente que representa a essência do movimento.

Quem foi Robert Baden-Powell?

Publicidade

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, nasceu em Londres, Inglaterra, a 22 de Fevereiro de 1857 e morreu no Quénia, a 8 de Janeiro de 1941. Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e protecção da natureza, foram alguns dos valores defendidos por ele, principal impulsionador para a fundação do movimento escutista. Na Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra, Baden-Powell realizou um acampamento com vinte jovens, de 12 a 16 anos de idade, no qual ensinou técnicas como primeiro socorros, observação, segurança e orientação. Como símbolo do grupo, levavam aqueles jovens uma bandeira verde com uma flor-de-lis amarela no centro.

A última presença pública de Baden-Powell para os escuteiros foi em 1937, no Quinto Jamboree Mundial em Vogelezang, Holanda, tendo posteriormente fixado residência no Quênia, em 1938 juntamente com Lady Olave, onde acabou por falecer.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...