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Ano 2008

“A Torre dos Pequeninos” avalia competências de alunos

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O "Colégio A Torre dos Pequeninos", à semelhança de anos anteriores, está a desenvolver um Plano de Avaliação de Competências dos alunos finalistas do pré-escolar. Esta avaliação visa atingir dois grandes objectivos: identificar as áreas fortes e menos fortes dos alunos e proporcionar o desenvolvimento das competências fundamentais que facilitam a aprendizagem em geral, e a aquisição da leitura/escrita, em particular.

   As Provas de Diagnóstico Pré-Escolar, realizadas pela psicóloga do colégio, constituem um instrumento de avaliação das aptidões básicas envolvidas na aprendizagem, a nível verbal, numérico, de memória, percepção visual e coordenação visuo-motora, permitindo avaliar a maturidade da criança para a aprendizagem da leitura, escrita e do cálculo, que são competências fundamentais no início da escolaridade.

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Desta forma será possível obter uma pontuação média da performance das crianças nas diferentes áreas de estudo, aferindo o perfil de desenvolvimento das crianças em fase de transição do ensino pré-escolar para o primeiro ciclo. Esta pontuação será útil também como um indicador importante para o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2000, do qual o "Colégio A Torre dos Pequeninos" é o primeiro detentor em Portugal, no âmbito da Creche e Jardim de Infância.

Para a Professora Zulmira Arantes, Coordenadora Pedagógica do "Colégio A Torre dos Pequeninos", "esta é uma prática inovadora que se têm revelado de extrema valia: só a partir de uma identificação precoce destas áreas é que se poderá, de uma forma consciente e objectiva, delinear um trabalho eficaz e em tempo útil, dirigido ao nosso grupo de alunos, tendo em conta as suas características e necessidades.

Esta avaliação irá contribuir para orientar e aferir o trabalho desenvolvido pela educadora ao longo dos três anos do Jardim de Infância e consequentemente, ajudar a que a transição para o primeiro Ciclo do Ensino Básico seja realizada de uma forma saudável (sem que haja uma confrontação inicial com dificuldades e insucessos o que muitas vezes comprometem a motivação dos alunos e o seu empenho nas actividades)", sublinhou a responsável.

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