No dia 6 de novembro, às 11.06 horas, está convidado para participar no exercício nacional “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A ação pública visa a preparação para o risco sísmico e à prática dos três gestos básicos de proteção em caso de abalo. À hora marcada, qualquer cidadão, individualmente ou em grupo, onde estiver, deve baixar-se de joelhos, proteger a cabeça e o pescoço com os braços e mãos e procurar abrigar-se, preferencialmente debaixo de uma mesa resistente. Depois, deve aguardar, até que a terra pare de tremer. O exercício de simulação tem a duração de um minuto.

Segundo a ANPC, “a iniciativa enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações que assinalam os 260 anos do sismo de 1755, pretendendo envolver as diferentes comunidades na preparação para o risco sísmico”.

A promotora do exercício público pretende ainda que este sirva de mote para a discussão e aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo, destacando a importância da escola para a construção de uma cidadania ativa em matéria de proteção e segurança.
Mais informações e dados adicionais em www.aterratreme.pt. C.V.