quant
Fique ligado

Edição 544

Proteção Civil promove exercício público nacional

Publicado

em

Publicidade

No dia 6 de novembro, às 11.06 horas, está convidado para participar no exercício nacional “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A ação pública visa a preparação para o risco sísmico e à prática dos três gestos básicos de proteção em caso de abalo. À hora marcada, qualquer cidadão, individualmente ou em grupo, onde estiver, deve baixar-se de joelhos, proteger a cabeça e o pescoço com os braços e mãos e procurar abrigar-se, preferencialmente debaixo de uma mesa resistente. Depois, deve aguardar, até que a terra pare de tremer. O exercício de simulação tem a duração de um minuto.

Segundo a ANPC, “a iniciativa enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações que assinalam os 260 anos do sismo de 1755, pretendendo envolver as diferentes comunidades na preparação para o risco sísmico”.

A promotora do exercício público pretende ainda que este sirva de mote para a discussão e aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo, destacando a importância da escola para a construção de uma cidadania ativa em matéria de proteção e segurança.
Mais informações e dados adicionais em www.aterratreme.pt. C.V.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição 544

Escola de Música apresenta-se aos jovens

Publicado

em

Publicidade

A catequese para os jovens de Santiago de Bougado teve moldes diferentes do habitual, no dia 24 de outubro. Os instrumentos musicais fizeram parte das sessões, graças a uma ação de divulgação da Escola de Música e Artes da Trofa (EMAT).

Elementos da EMAT deram a oportunidade às crianças de contactarem com alguns instrumentos musicais e deram a conhecer a atividade da Escola, que está a iniciar o ano letivo. Segundo Cândida Oliveira, diretora pedagógica da EMAT, as crianças do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano foram os que se mostraram mais entusiasmadas com alguns instrumentos. “Toda a gente conhece um piano e uma guitarra, mas um fagote, para alguns, é uma novidade”, contou, em declarações ao NT.

No final da missa que se seguiu à catequese, houve um pequeno momento musical com a colaboração de todos os professores da Escola de Música. Esta ação de promoção da EMAT prolongou-se no domingo, com um “Open Day” (dia aberto) nas instalações da escola, onde as crianças interessadas puderam experimentar os instrumentos e ficar mais familiarizadas com a música.

“Este ano, decidimos fazer o Open Day em outubro, para dar a oportunidade às pessoas que ainda não conhecem a escola de apanharem o início do ano letivo. Com estas iniciativas queremos chegar a mais pessoas, uma vez que continuamos a achar que ainda há muita gente na Trofa que não conhece a Escola”, salientou Cândida Oliveira.

Continuar a ler...

Edição 544

Trofa e UP na promoção da empregabilidade

Publicado

em

Publicidade

Com o objetivo de ajudar os estudantes da Universidade do Porto a integrarem-se no mercado de trabalho, a instituição de ensino promove, com 15 autarquias da região norte, o já apelidado de “Plano de Emprego para os Estudantes”.

A parceria com as várias autarquias promove a integração de jovens qualificados no mercado de trabalho “ao articular com as empresas dos concelhos a realização de estágios profissionais”, promovendo também a empregabilidade e satisfazendo as necessidades das empresas que procuram jovens com formação superior. Com este protocolo, as autarquias mostram-se também disponíveis para realizar, “dentro das suas necessidades e possibilidades, estágios profissionais para os recém-licenciados” da Universidade do Porto.

Num futuro próximo, o objetivo da Universidade é expandir a parceria também a empresas que queiram acolher estudantes universitários. Os municípios da Trofa, Famalicão, Felgueiras, Gondomar, Marco de Canaveses, Matosinhos, Ponte da Barca, Porto, São João da Madeira, Santo Tirso, Sever do Vouga, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Vila Verde foram os primeiros parceiros deste projeto de apoio à empregabilidade que foi rubricado, a 19 de outubro, no salão nobre da Reitoria da Universidade do Porto e contou com a presença do reitor da instituição e dos responsáveis pelas autarquias.

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 09 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 09 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...