

Ano 2012
Potencialidades da terra na construção em discussão no CICCOPN
Quais as características e vantagens da terra enquanto material de construção acessível, natural e ecológico.
Este foi um dos vetores que conduziram o seminário “A Nossa Terra”, realizado no CICCOPN, no dia 5 de julho. O evento, subordinado ao tema geral da arquitetura e construção com terra, contou com a presença de formadores, formandos e parceiros europeus do centro que, em conjunto, participam no projeto “Terres à Terres”, no âmbito do programa Grundtvig – Aprendizagem ao Longo da Vida.
Várias apresentações de instituições ligadas à temática (Escola Superior Gallaecia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Minho, Associação Centro da Terra e empresa Casa da Cor) enriqueceram o seminário que, com a presença dos parceiros europeus ganhou importância crescente por “conceder uma vertente multinacional ao evento”, possibilitando “a troca de experiências e de conhecimentos entre os oradores e alguns dos presentes”, revelou uma fonte ligada ao centro.
Seguiu-se uma tarde passada no Porto, com a realização de uma oficina prática sobre tabique, organizada nas instalações da empresa SKREI. A vinda dos parceiros europeus incluiu ainda um segundo dia de trabalho, em Guimarães, atual Capital Europeia da Cultura, onde os participantes tiveram oportunidade de conhecer as fases da reabilitação do centro histórico. Esta visita foi acompanhada por um técnico daquela autarquia e ainda à Universidade do Minho, onde ficaram a conhecer o Laboratório de Materiais, com particular incidência sobre os estudos relativos à utilização da terra como material de construção.
“A construção com terra é cada vez mais encarada como uma opção válida para um futuro sustentável da construção. Ao realizar este seminário e ao participar neste projeto, o CICCOPN reforça a sua aposta em novas áreas de competências, reafirmando também o empenho na formação ligada à reabilitação urbana”, concluiu a mesma fonte.
{fcomment}
Ano 2012
Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.
Ano 2012
Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.
O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.
-
Trofa1 semana atrás
Acidente na EN104 leva a corte da via por cerca de 3 horas
-
Trofa5 dias atrás
Viaturas de adeptos de futebol croatas vandalizadas na Trofa
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição 771 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Edição 7711 semana atrás
Senhora das Dores com dez dias de festa e andores na rua
-
Trofa2 semanas atrás
Detido homem em Santiago de Bougado por incêndio florestal oriundo de uma queima de fios de cobre
-
Trofa3 dias atrás
Junta do Coronado cancela Coronado Convida por “desentendimento” com a paroquia de S.Mamede
-
Trofa4 dias atrás
Volta a Portugal passa hoje pela Trofa
-
Edição 7717 dias atrás
4 freguesias infestadas com praga dos citrinos