quant
Fique ligado

Edição 639

“Planeio uma nova qualidade de vida e novas centralidades”

Avatar

Publicado

em

Entrevista a Nuno Moreira, candidato do PS à freguesia de Alvarelhos e Guidões

 

Nuno Moreira candidata-se à freguesia de Alvarelhos e Guidões, com a ambição de melhorar a qualidade de vidas das pessoas, fazendo desta freguesia um exemplo em termos de qualidade de vida e serviço ao cidadão.

 

O Notícias da Trofa (NT): O que o leva a candidatar-se à freguesia de Alvarelhos e Guidões?
Nuno Moreira (NM): Durante o primeiro semestre de 2017, fui sendo motivado por vários conterrâneos para dar um novo e reforçado contributo para a nossa freguesia. Recebi os apelos dos clientes do meu estabelecimento comercial, situado em Guidões, de colegas meus da comissão social de freguesia a que pertenço, de companheiros das comissões de festa, de empresários da nossa terra, de vizinhos e de amigos de todo este território. E, por fim, recebi o convite e o apoio do Partido Socialista para me candidatar a presidente da Junta de Freguesia. Decidi aceitar o desafio em nome de uma grande ambição: melhorar a vida das pessoas, fazendo desta freguesia um exemplo em termos de qualidade de vida e serviço ao cidadão. E, claro, candidato-me em nome de um profundo sentimento de ligação a esta terra. Uma terra que acredito ser única no concelho pela sua localização, beleza, gentes e potencialidades.

NT: Quais são os projetos que apresenta para o mandato?
NM: Temos de melhorar a mobilidade dos cidadãos. Melhorar as vias de acesso das zonas habitacionais às estradas nacionais e ligar melhor o centro de Guidões a Alvarelhos. É urgente melhorar o transporte público, procurando parcerias públicas ou com os agentes de transporte privado. Não temos de continuar tão longe dos centros das cidades vizinhas. Dar às pessoas possibilidade de caminhar mais e em segurança, faltam construir quilómetros de passeios para os peões. Uma estrada só é verdadeiramente requalificada quando inclui passeios para os peões e iluminação adequada. É importante prestar novos cuidados aos nossos idosos, depois de quatro anos onde, espantosamente, o centro de dia parou por completo. Planeio uma nova qualidade de vida e novas centralidades, nomeadamente, renovando o centro de Alvarelhos.

NT: Qual o projeto/área priori-tário(a) caso seja eleito?
NM: É verdade que temos um projeto extenso. Contudo, consigo identificar as principais prioridades que teremos enquanto presidente de Junta e executivo de freguesia. Reorganizar a rede viária, ligando, conveniente, o centro da freguesia de Alvarelhos à freguesia de Guidões, e os centros das freguesias às estradas nacionais e zonas industriais. Reabrir o processo do centro comunitário de Alvarelhos, compreendendo a razão para a paralisação dos últimos quatros anos, qual o destino do dinheiro atribuído e procurando soluções para a continuação da obra. Dar continuidade ao núcleo de Guidões da Comissão Social de Freguesia (CSF) e a constituição efetiva do núcleo de Alvarelhos desta mesma CSF. Reorganizar o centro da freguesia de Alvarelhos, trazendo mais dinamismo, mais espaços verdes, melhor fluxo automóvel e pedonal, pois Alvarelhos merece uma centralidade de grande beleza e dinamismo! E aproveitamento do terreno da Junta de Freguesia, no lugar de Vilar, em Guidões, para a construção de um parque lúdico-desportivo, com parque infantil, espaço de convívio e de prática desportiva. Obviamente, há temáticas que serão fruto de parcerias ou de obtenção de financiamentos públicos, contudo, desde o primeiro dia, trabalharemos para criar condições para tornar realidade estas prioridades.

NT: Quais as principais carências da freguesia?
NM: Tenho por hábito falar das virtudes de Alvarelhos e Guidões, da sua beleza ímpar, e dos planos que temos para a freguesia, em vez de apontar as carências. Contudo, como podem constatar pelo projeto que temos apresentado, sinto que há necessidade de fazer melhor no âmbito dos arruamentos, mobilidade automóvel e pedonal. Temos de dar melhores respostas sociais, daí a minha preocupação com o centro de dia. Acredito que é possível melhorar a limpeza das ruas da freguesia e potencializar algumas características e monumentos, como o Castro de Alvarelhos, a zona da Santa Eufémia, os fontanários e tanques e as feiras da freguesia.
NT: Considera importante que a Câmara e a Junta de Freguesia sejam governadas pelo mesmo partido político? Porquê?
NM: Respeito a democracia e a vontade popular. Acredito que temos condições para liderar a Junta de Freguesia e que o PS tem excelentes equipas também à Câmara Municipal. É verdade que não tenho uma opinião positiva sobre o mandato de Sérgio Humberto, nomeadamente, por não ter tratado por igual as freguesias, ou até mesmo as pessoas, dependendo do partido a que pertenciam. Contudo, aos eleitores quero dizer que acredito no poder local, com as suas limitações ou imperfeições, mas a partir de dia 1 de outubro trabalharei, com todos e para todos, pela construção de um melhor território e de uma melhor Junta de Freguesia. Os eleitores saberão fazer as escolhas certas.

NT: Quais as obras que considera mais urgentes serem realizadas pela Câmara Municipal?
NM: Repito, há obras que dependem de parcerias e de obtenção de financiamentos públicos. Por exemplo, o presidente Bernardino Maia, que admiro e que me inspira, foi muito perspicaz e competente na obtenção de fundos públicos, deixando a obra que todos reconhecem em Guidões. À Junta de freguesia cabe criar condições e fazer trabalho político junto das diferentes entidades. À Câmara Municipal da Trofa irei apresentar um plano para o mandato onde estará incluído: nova via entre Guidões e Alvarelhos, começando na EN 14 e terminando na EN 104, e abarcando o centro das duas comunidades. Imediato esclarecimento à população de todo o processo da obra do centro comunitário e empenho junto da sua direção, para que seja encontrada uma solução que vá de encontro com as necessidades da população. Expandir significativamente a rede de passeios para peões, ligando os centros de Alvarelhos e Guidões aos diferentes lugares da freguesia. Por fim, atenção aos campos de futebol das duas associações desportivas da freguesia, GCR Alvarelhos e Guidões FC, pois é lamentável o estado de abandono a que foi deixado.

NT: Como avalia a evolução da freguesia ao longo dos 18 anos do Município da Trofa?
NM: Quero neste ponto referir como continuo a encarar como negativo o processo de fusão das freguesias. Aliás farei valer, junto do governo, o documento aprovado por PS, PSD e CDS, por unanimidade, que pede a revisão do processo. Estando os partidos de acordo nesta matéria é nosso dever corresponder à vontade democraticamente demonstrada. Sobre estes 18 anos, a independência do concelho da Trofa foi positiva para todas as freguesias. Contudo, certamente que concordamos que deveríamos estar já num outro patamar de qualidade de vida e desenvolvimento. Veja bem: temos os custos de vida mais caros do país! As taxas no máximo e a água mais cara do país. Só neste mandato de 2013 a 2017, os trofenses pagaram mais 14 milhões de euros em impostos face ao mandato anterior. Isto é injustificável e merece medidas compensatórias. Por isso, temos direito a exigir mais. As autarquias atuais pedem uma gestão moderna, competente e profissional. Um presidente de Junta de Freguesia é um voluntário ao serviço da freguesia, mas tem também de ser alguém com visão, com ambição e com uma estratégia para melhorar a vida das pessoas e dinamizar os territórios. Acredito que estes 18 anos são uma pequena amostra do grande desenvolvimento que deve existir nos próximos anos. Em nome de uma terra com maior qualidade de vida e com os cidadãos mais felizes.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...