quant
Fique ligado

Região

Percevejo asiático: estamos perante uma nova ameaça?

Publicado

em

Têm surgido várias notícias dando conta da possibilidade de Portugal se confrontar com a proliferação de uma nova espécie, o percevejo asiático.

Este animal tem vindo a preocupar em vários países, não pelos riscos que acarreta em pessoas ou animais, mas pelos estragos avolumados em várias culturas, principalmente em espécies de fruteiras.

Em comunicado, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural esclareceu que este percevejo, conhecido cientificamente como Halyomorpha halys, ao contrário da vespa asiática, “não é perigoso para pessoas e animais, não morde, não pica ou suga sangue, nem transmite doenças, exalando um cheiro forte e desagradável, razão por que é conhecido como percevejo fedorento”.

“Em Portugal, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) têm vindo a acompanhar a evolução deste problema fitossanitário, estando já em curso um Programa Nacional de Prospeção direcionado para a identificação da presença deste inseto, tal como acontece para mais cerca de 6 dezenas de pragas e doenças emergentes”, lê-se ainda no comunicado do Ministério, que pede aos agricultores atenção redobrada “em maquinaria e bens que entrem nas suas explorações agrícolas” e “em caso de deteção, deverão ser tomadas medidas de controlo”.

“Além da luta química, estão já a ser estudadas formas de controlo biológico desta praga, nomeadamente o uso de agentes já usados em fase experimental em Itália”, fez saber a tutela.

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Região

Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo

Equipado com insufláveis e piscinas, a aldeia tem diversões para todas as idades, prometendo muita animação para as famílias.

Publicado

em

Por

Por estes dias, o campo de futebol de Fornelo está transformado numa Aldeia da Criançada. A iniciativa é da união de freguesias de Fornelo e Vairão, concelho de Vila do Conde, e dura até o próximo domingo, 19 de junho.

Equipado com insufláveis e piscinas, a aldeia tem diversões para todas as idades, prometendo muita animação para as famílias.

O espaço está aberto esta sexta-feira, sábado e domingo, das 14h00 às 19h00, e o bilhete tem o custo de 7€, sendo que as crianças até aos dois anos não pagam. Os ingressos podem ser adquiridos à entrada ou nas juntas de freguesia organizadoras e neles estão incluídas todas as diversões.

Há fraldário disponível, é obrigatório o uso de meias e o melhor é ir equipado com fato de banho para usufruir ao máximo as atividades. No domingo há um extra: festa da espuma!

Continuar a ler...

Região

OFICINA abre as portas em abril para alunos do 9.º ano

“Desde a Programação Informática, passando pela Multimédia, até ao Desenho Digital 3D e ao Marketing, são muitas as atividades em que te podes inscrever”, desafia a escola, que vai promover duas tardes de workshops e palestras aos alunos do 9.º ano.

Publicado

em

Por

A escola profissional OFICINA vai abrir as portas, a 12 e 13 de abril, parar dar a conhecer aos alunos que terminam, este ano, o 3.º ciclo, as ofertas formativas do estabelecimento de ensino.

“Desde a Programação Informática, passando pela Multimédia, até ao Desenho Digital 3D e ao Marketing, são muitas as atividades em que te podes inscrever”, desafia a escola, que vai promover duas tardes de workshops e palestras.

A escola garante o seguro escolar, o lanche e o transporte (verifica os locais de embarque no formulário de inscrição). Serão cumpridas todas as regras de segurança sanitária segundo a Direcção Geral de Saúde.

O programa dos dias abertos pode ser consultado em www.oficina.pt. Os interessados podem também inscrever-se através do site.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);