quant
Fique ligado

Edição 738

Páscoa sem compasso apeado nem sobre rodas

Avatar

Publicado

em

Respeitando uma nota pastoral do bispo do Porto, D. Manuel Linda, os párocos do concelho da Trofa decidiram cancelar os planos de repetirem o compasso sobre rodas. Há quem não esconda o desagrado da postura do prelado, como o padre José Ramos, que lamenta viver “a Páscoa mais triste” dos 30 anos de sacerdócio. O NT foi saber o que está programado para celebrar a Páscoa.

Este ano, não haverá compasso no Dia de Páscoa. Apesar de terem começado a projetar uma celebração semelhante à do ano passado, com a cruz a percorrer as ruas de cada paróquia com recurso a viaturas, os padres do concelho decidiram acatar o pedido do bispo do Porto, D. Manuel Linda, que, em nota pastoral publicada no site da diocese, refere o comunicado da Conferência Episcopal que desaconselha “vivamente manifestações públicas exteriores, no género de visita pascal”.

“Consideramos que a alternativa da cruz na viatura tinha corrido muito bem o ano passado e é com muito pesar nosso que não o fazemos este ano, mas não quisemos ir contra aquilo que o senhor bispo determinou”, explicou, em declarações ao NT, Luciano Lagoa, pároco de S. Martinho de Bougado e vigário da vigararia Trofa/Vila do Conde.

Esta atitude vem no seguimento da postura da Igreja em harmonia com as recomendações das autoridades de saúde para que se continue a promover o distanciamento social e o cumprimento das restantes regras de contenção da pandemia, apesar da descida acentuada do número de casos no país.

Desta feita, são apenas esperadas as tradicionais celebrações eucarísticas alusivas à Páscoa, como a missa de Ramos, o Tríduo Pascal e a eucaristia do domingo da Ressurreição.

Quem não esconde o desagrado por esta decisão do bispo do Porto é o pároco de Covelas, Guidões e Alvarelhos, José Ramos, que em declarações ao NT lamentou que este ano “seja a Páscoa mais triste” dos 30 anos que leva como pároco. “Nós, os párocos, já tínhamos acertado que este ano faríamos o compasso sobre rodas, como o ano passado, mas o bispo, numa atitude prepotente, decidiu, numa nota que nos surpreendeu, proibir qualquer manifestação pública de fé. Discordamos, mas vamos respeitar”, referiu o sacerdote.

Sendo assim, nas paróquias de José Ramos estão previstas para o domingo de Páscoa as eucaristias habituais, nas igrejas paroquiais: às 8h00, em Covelas, às 9h30, em Alvarelhos e, às 10h45, em Guidões.

Em S. Martinho de Bougado, a missa de Páscoa realiza-se às 10h30, na concha acústica do Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro. Há ainda mais duas celebrações, às 8h30 e às 19h00, na Igreja Nova.

O Domingo de Ramos, a 28 de março, ficará marcado pela missa campal, na concha acústica do Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, enquanto o Tríduo Pascal, a 1,2 e 3 de abril, assinala-se na Igreja Nova, com eucaristias marcadas para as 21 horas.

Na paróquia do Muro, da responsabilidade do padre José Ricardo Dias, o Tríduo Pascal é realizado no salão paroquial. As eucaristias estão marcadas para as 21h00, na Quinta e Sexta-feira Santa, e para as 21h30, no Sábado de Aleluia. No Domingo de Páscoa, a eucaristia realiza-se às 9h30, em princípio, também no salão paroquial.

Publicidade

O mesmo espaço será palco da eucaristia no Domingo de Ramos, no próximo fim de semana, às 9h30.

Em Santiago de Bougado, com o padre Bruno Ferreira, a bênção dos ramos merecerá quatro momentos. No sábado, 27 de março, há eucaristias às 16h30 e 20h00, na Igreja Matriz, enquanto no domingo, às 8h00, celebra-se na Capela de Bairros, às 9h45, na Capela de Lantemil e, às 11h00, no Souto da Lagoa, com missa campal. Nesse mesmo dia, cumpre-se a via sacra, às 16h00, na Igreja Matriz.

Quanto ao Tríduo Pascal, as celebrações têm lugar na Igreja Matriz: na Quinta-feira Santa, às 21 horas, na Sexta-feira Santa, às 15h00 (Via Sacra) e às 21h00, e no Sábado de Aleluia, às 21h00.

No Domingo de Páscoa, há três eucaristias solenes campais, no Souto da Lagoa, com bênção do santíssimo sacramento: às 9h00, às 11h00 e às 18h00.

As paróquias de S. Romão e S. Mamede do Coronado, a cargo do padre Micael Silva, lançaram um programa celebrativo da Páscoa em conjunto. A bênção de ramos acontecerá em vários momentos: na Igreja de S. Mamede há celebrações no sábado, às 17h30, e no domingo, às 8h30, enquanto na Igreja de S. Romão, as celebrações estão agendadas para as 19h00, no sábado, e às 10h00, no domingo.

Relativamente ao Tríduo Pascal, na Igreja de S. Mamede, as eucaristias realizam-se na Quinta e Sexta-Feira Santa, às 19h30, enquanto em S. Romão, as mesmas celebrações acontecem às 21h00. No Sábado de Aleluia, a Vigília Pascal tem lugar na Igreja de S. Mamede, às 21h00.

No Domingo da Ressurreição, há eucaristias em S. Romão, às 10h00, na Igreja, e às 19h00, na Capela de S. Bartolomeu. Em S. Mamede, as missas realizam-se na Igreja Paroquial, às 8h30 e 17h00.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...