Ano 2007
Padres ajudam a evitar os fogos florestais
Os municípios da Área Metropolitana do Porto com maior área florestal estão a mobilizar todos os meios disponíveis para a prevenção de incêndios, sem esquecer as missas de domingo.
«O que os padres dizem nas aldeias ainda é muito importante», disse Luís Freitas, vereador da Protecção Civil na Câmara de Santo Tirso, referindo-se aos pedidos que a autarquia tem feito aos párocos para que aproveitem o período de avisos das missas para sensibilizar a população para a importância da limpeza de matas.
As câmaras de Gondomar, Valongo, Maia, Trofa e Santo Tirso aprovaram dentro do prazo, até Dezembro de 2006, os respectivos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios previstos na nova lei, estando actualmente a preparar os planos operacionais.
A limpeza de matas em redor das zonas habitadas (numa faixa de 50 metros) tem sido a prioridade das autarquias, que paralelamente procuram as mais variadas e engenhosas soluções para a vigilância das suas florestas nos meses de mais calor.
Algumas câmaras vão aproveitar o voluntariado jovem do Instituto Português da Juventude (IPJ) para vigiar a floresta, enquanto outras prevêem recorrer à ajuda de escuteiros, de sapadores e de associações de silvicultores.
-
Assinatura em pdf1 semana atrás
Edição 786 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
GNR detém homem por importunação sexual de menores
-
Trofa1 semana atrás
Manifestação de professores em marcha lenta na EN 14 junto à ponte sobre o Rio Ave
-
Trofa3 dias atrás
Homem gravemente ferido ao cair da ponte sobre o Rio Ave para o Parque das Azenhas
-
Trofa2 semanas atrás
Falecimento de Vítor Manuel Gonçalves Maia
-
Noticias2 semanas atrás
Faleceu Rui Nabeiro fundador do grupo Nabeiro – Delta Café
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Henrique de Castro Maia
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Manuel Costa Freitas