quant
Fique ligado

Edição 714

Padre Ramos numa mensagem aos paroquianos: “Peço-vos que nesses dias estejais unidos a mim”

Publicado

em

Estimado(a) irmão (irmã) mais fragilizado(a):

Neste ano 2020 ainda não te visitei. Se não o fiz, não foi por falta de tempo ou por me ter esquecido de ti. A situação calamitosa que estamos a viver e as orientações emanadas da Direcção Geral de Saúde impedem-me de o fazer. Mas, diariamente, ao passar à porta dos meus paroquianos doentes ou fragilizados, me lembro de cada um deles.

Sei que cada um de vós gostaria de me ver entrar no seu quarto e conversar comigo. Também eu! Logo que seja possível, retomarei a visita aos meus doentes. Até lá, embora à distância, continuaremos unidos na fé em Jesus Cristo, nosso Guia e Condutor.

Sou padre há 30 anos. Pela primeira vez me vejo privado de liberdade total. Ao longo destas três décadas, sempre visitei livremente os meus doentes. Pela primeira vez, estou impedido de o fazer. A situação internacional assim o exige, Mas não penseis que vos esqueci. Tenho-vos a todos presentes no meu dia-a-dia. E, logo que esta peste esteja estancada, visitar-vos-ei.

Aproxima-se a SEMANA SANTA. Pela primeira vez em 30 anos, celebrarei o Tríduo Pascal sem a presença física dos meus paroquianos. Peço-vos que nesses dias estejais unidos a mim. Também, pela primeira vez, não se realizará o tradicional Compasso. Será uma Páscoa diferente!

Quando um navio está a naufragar, o comandante é o último a abandonar a embarcação. Nesta hora difícil que o mundo está a viver, eu, o comandante, cá estou. As igrejas estão vazias. As ruas, desertas. Não escutamos as risadas das nossas crianças nas ruas. A catequese está suspensa. Mas o comandante está presente, nos locais e horas habituais. Sozinho, tantas vezes!… Mas lá está… O comandante será sempre o último a abandonar o navio!

Esperando voltar a ser totalmente livre e a visitar os meus doentes como sempre o fiz, despeço-me de vós e desejo-vos uma santa Páscoa da ressurreição do Senhor. E não vos esqueçais disto: o comandante é o último a abandonar o navio em naufrágio! O vosso comandante está convosco e lembra-se diariamente de vós!

Publicidade

Uma santa Páscoa para todos vós.

Alvarelhos/Covelas /Guidões
29 de Março de 2020
O vosso comandante
Pe. José da Rocha Ramos

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Covid-19

Cruz passará pelas paróquias… de carro

Publicado

em

Por

Também para que a Páscoa seja vivida em pleno pelas famílias católicas, as paróquias vão fazer com que, no Domingo da Ressurreição, a Cruz passe junto às casas. Como? De carro. Em S. Martinho de Bougado, vão ser cinco os veículos que, durante a manhã, vão circular pelos lugares da paróquia a levar a Cruz e a mensagem de Páscoa.

No Muro, a Cruz também passará pelas casas das famílias durante a manhã, até às 11 horas, de carro. O mesmo automóvel vai circular na Vila do Coronado durante a tarde. Se o estado do tempo o permitir, o pároco, Rui Alves, também estará na viatura, com o devido distanciamento do condutor.

Em Santiago de Bougado, o pároco Bruno Ferreira conduzirá o automóvel que levará o anúncio da Ressurreição. O veículo terá uma Cruz florida e passará pelos lugares da paróquia entre as 14 e as 20 horas. Os horários podem ser consultados no boletim paroquial disponível na internet.

O pároco sugere às famílias que coloquem à janela uma colcha e as habituais flores pelas ruas, como se fossem receber a Cruz em sua casa.
À passagem da Cruz, é sugerido que sejam atiradas flores pelas janelas.

Por fim, nas paróquias de Alvarelhos e Guidões, de manhã, às 9 horas, sairá da Igreja Paroquial de Alvarelhos um veículo que levará as respetivas cruzes durante a manhã aos diferentes lugares das paróquias de Alvarelhos e Guidões.

Nos cruzamentos ou em lugares com aglomerado habitacional maior, o carro vai parar para ser recitada a oração pascal e dirigida uma mensagem aos fiéis.

À tarde, a partir das 14.30 horas, o veículo vai percorrer a paróquia de Covelas, com a mesma metodologia.

Publicidade

A lembrança que o pároco José Ramos dá, habitualmente, aos paroquianos, este ano um porta-chaves com Cristo Ressuscitado, vai ser entregue logo que as condições sanitárias o permitam.

Continuar a ler...

Covid-19

Celebrações de Páscoa também passam na TrofaTv

Publicado

em

Por

A realidade de hoje, com a propagação do vírus, obriga a várias adaptações para que a vida siga dentro da normalidade possível. No caso das celebrações religiosas – e não fosse o novo coronavírus estar em propagação em plena época de Páscoa – os párocos estudam, permanentemente, formas de chegar mais perto dos fiéis e daí resultou a parceria com a TrofaTv para transmitir, uma vez por semana, a eucaristia, em diversas paróquias.

Além disso, as cerimónias pascais também vão ter direito a transmissão, com algumas celebrações do tridúo pascal a passar, em direto, no Facebook da TrofaTv (www.facebook.com/trofatv).

A primeira com transmissão, a missa vespertina da Ceia do Senhor, realiza-se na Quinta-Feira Santa, 9 de abril, às 21 horas, na Igreja Matriz de Santiago de Bougado às 21 horas.

A celebração da Paixão do Senhor e adoração da Cruz, tem lugar na Igreja Paroquial do Muro, às 15 horas da Sexta-Feira Santa.

A Vigília Pascal na Noite Santa, 11 de abril, será transmitida a partir da Igreja Nova de S. Martinho de Bougado, às 21 horas.

No Domingo de Páscoa da Ressurreição, a celebração será feita na Igreja Paroquial de Alvarelhos, às 11 horas.

Além destas, há outras celebrações que serão realizadas “na comunhão das oito paróquias”, pelo que todos os párocos celebrarão em conjunto, à exceção da Via-sacra, que os párocos assinalarão nas respetivas comunidades.

Publicidade

Na Sexta-Feira Santa, às 10 horas, será celebrado o Ofício de Leituras e Laudes, na Igreja Paroquial de S. Romão do Coronado. Esta celebração repete-se, no Sábado Santo, na Igreja Matriz de Santiago de Bougado, às 10 horas.

Estas celebrações serão transmitidas nas páginas de Facebook das respetivas paróquias.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);