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Edição 679

Os pneus do seu automóvel são os mais adequados para o inverno?

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Embora a lei portuguesa não obrigue o uso de pneus de inverno no automóvel, a verdade é que é aconselhável fazer a troca dos pneus de verão para os de inverno para proporcionar uma condução mais segura.

No Inverno, as condições das estradas mudam, logo, também devemos mudar os nossos pneus.

É fundamental preparar o seu automóvel para a estação do frio, em especial os pneus que são o que está em maior contacto com a estrada. No inverno, as estradas são mais perigosas, devido ao gelo e à água da chuva, o que confere uma menor aderência.


Os pneus de inverno têm um formato específico, que permite a evacuação da água que passa sob o pneu, diminuindo os riscos de aquaplanagem. As ranhuras mais profundas permitem uma maior aderência à estrada.
Quando a temperatura desce, especialmente abaixo de 7ºC, um pneu standard perde eficácia na aderência devido ao endurecimento da borracha. Os pneus de neve permitem-lhe fazer frente às condições de circulação adversas como temperaturas baixas, estradas molhadas, com gelo ou neve… oferecendo-lhe melhores prestações e maior segurança.

Maior conforto com pneus de inverno?

Os pneus de neve são uma alternativa às correntes de neve. As correntes são d positivos de uso temporário que só servem para passar zonas difíceis. A sua montagem e desmontagem pressupõe um esforço incómodo e por vezes em situações de risco. Os pneus de Inverno permitem-lhe superar essas zonas de neve sem ter que recorrer às correntes. Mais de oitenta por cento dos condutores afirmam não saber montar as correntes ou nunca as montou.

Basta equipar o meu carro com 2 pneus de inverno?

Recomenda-se equipar o veículo com 4 pneus de Inverno para uma maior segurança e eficácia. Se se montam 2 pneus de Inverno no eixo motriz só se garante a motricidade no arranque. Um carro para ter um bom comportamento tem que estar equilibrado, ou seja, que o nível de aderência nos dois eixos seja similar, caso contrário terá um comportamento sobre-virador (sai de traseira) ou sub-virador (sai de frente). Isto é, só montando 4 pneus de Inverno é assegurado um bom comportamento do carro, sem saídas de trajetórias em curvas.

Sabia que com pneus de Inverno o pneu é o único ponto de contacto entre o veículo e o solo? A parte de contato do pneu com a estrada é equivalente ao tamanho da palma da mão. Com chuva, neve ou gelo as rodas standard tornam-se mais vulneráveis, perdem eficácia na aderência e tracção.

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É importante também que verifique a pressão dos pneus. Tenha em atenção que no inverno, com a temperatura baixa, a pressão constatada no manómetro pode não ser a real, por isso, não encha demais. Verifique a pressão regularmente, com os pneus frios, pois um pneu com pressão do ar abaixo do indicado dura menos tempo e consome mais combustível, sem esquecer que compromete a condução.

Na hora de voltar a trocar os pneus para os de verão tenha em atenção à posição em que estavam no automóvel para assim, no próximo inverno, trocar os da frente para trás e equilibrar o desgaste. Depois de removidos devem ser limpos e bem secos e se forem guardados montados em jantes devem ficar deitados ou suspensos, se forem guardados sem jantes devem ficar de pé ou deitados.

Confira também se os pneus do seu automóvel não apresentam um desgaste irregular, cortes, rasgos ou outros danos que comprometam a sua segurança. Para evitar ter de trocar com alguma frequência os pneus do carro tenha uma condução mais suave, evite os arranques bruscos e tenha cuidado quando circula em estradas com buracos.

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