quant
Fique ligado

Ano 2008

O PS – ou o guardião do capitalismo?

Publicado

em

atanagildolobo
Publicidade

 Os portugueses que trabalham ganham cerca de 55% do que se ganha na zona euro. Os gestores em Portugal recebem mais 32 % que os americanos, mais 22% que os franceses, mais 53% que os finlandeses e mais 56 % que os suecos. O fosso cada vez mais profundo entre ricos e pobres em Portugal que origina intensas clivagens sociais, as assimetrias regionais, uma cada vez maior e mais vasta pobreza, têm como grande responsável político desde o 25 de Abril de 1974 o PS. As politicas do governo no sentido de aniquilar a escola pública e o acesso democrático à educação e ao ensino, que vem mobilizando docentes e discentes em feroz luta; o objectivo de arrumar com o serviço nacional de saúde, levantando populações em alvoroço; a acção no sentido de dificultar cada vez mais o acesso dos cidadãos à justiça, as reformas demagógicas que, no fundo têm vindo a contribuir para a descredibilização das instituições judiciais; os ataques continuados aos militares; a investida contra direitos fundamentais dos trabalhadores na tentativa de simplificar os despedimentos, de flexibilizar os horários de trabalho e de pôr fim às convenções colectivas de trabalho, o desmantelamento do aparelho produtivo, a aniquilação da frota de pesca, a ausência de politicas concretas que defendam o produto nacional e promovam e incentivem as nossas PMEs, a politica de baixos salários e de parcas pensões, mais não são do que imposições concretas do capitalismo, onde o PS surge como seu guardião politico e grande executor. Ainda recentemente escreveu António Barreto: « As duas últimas décadas viram transformarem-se os credos socialistas…Colaboraram com os capitalistas, as grandes multinacionais e os grupos económicos…» e acrescenta que a sua derrota «…é a que os transforma , não em coveiros, mas em curandeiros do capitalismo, em decoradores que lhe querem dar um rosto humano». Para António Barreto dizer isto em referência ao PS…

Mas o governo do grande guardião do capitalismo não fica por aqui. As empresas lucrativas, estratégicas para a soberania e para a economia nacionais como a TAP, a ANA, a REN e a GALP continuam na mira das privatizações de forma ao governo arrecadar mais 1 000 milhões de euros. E para quê? Para «socializar» os prejuízos da banca. O que dá lucro, o governo entrega aos privados para que, no futuro, apenas estes venham a usufruir esses lucros. Os prejuízos desses privados há que dividir por todos e serão os que trabalham a compensarem esses danos. Este guardião do sistema capitalista entrega ou coloca à disposição 20 mil milhões de euros para os bancos para aval de melhores condições de financiamento. No mesmo campo se encontra a dita nacionalização do BPN. Os dados apontam para um rombo financeiro de mais de 650 milhões de euros. No entanto o grupo onde se integra o BPN teve em 2007 lucros superiores a 55 milhões de euros. Durante meses e anos, o governo e o banco de Portugal, conhecedores da grave situação e do seu desequilíbrio e envolvimento em operações fraudulentas, não actuaram. Depois e ainda por cima, o governo até prevê a indemnização dos accionistas, mesmos até daqueles que venham a ser condenados por fraude ou má gestão. Ou seja, aqueles que levaram à descapitalização do Banco que levou à intervenção do Estado, recebem um prémio. Serão indemnizados. É o cúmulo dos cúmulos. E é assim que as grandes fortunas estão cada vez mais anafadas e o povo vê a sua vida a andar para trás. É por isso que até Alberto João Jardim diz, como ainda o fez no passado 24 de Novembro em reportagem da TVI : « são o capitalismo selvagem e o grande capital os únicos que suportam este governo.», e adianta mais à frente: « Eu, de direita? Se eu sou de direita, então Sócrates é fascista e de extrema-direita. Valha-nos Deus. Claramente, estou à esquerda desse senhor.» Para Alberto João isto assim dizer…bem não restarão grandes dúvidas, quando muito esta inquietação: o PS é mesmo o guardião do capitalismo…

Atanagildo Lobo

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ano 2008

Cinco mulheres atropeladas, duas em estado grave

Publicado

em

Publicidade

 

 Dois feridos graves e três ligeiros é o balanço de um acidente de viação, esta segunda-feira, junto à empresa Ricon, em Ribeirão. O condutor do veículo terá ligado ao sogro a pedir auxílio, abandonando depois o local do sinistro, visivelmente transtornado. As mulheres já não correm risco de vida.

 José Marcelino nem queria acreditar no que viu quando regressou de uma tarde de pescaria. “Quando me aproximei do meu carro, que tinha ficado estacionado no sentido Ribeirão/EN14, vi que estava virado em sentido contrário e só quando cheguei perto da viatura me apercebi do que tinha acontecido. Tinha o carro com a parte lateral esquerda completamente desfeita”, adiantou ao NT, José Marcelino ainda mal refeito do susto.

O proprietário do Opel Vectra ainda estava incrédulo com os contornos deste acidente. “Ouvi sirenes enquanto estava a pescar mas como tinha o meu carro bem estacionado nunca pensei que a minha viatura estivesse envolvida”, adiantou.

O palco do acidente foi a Avenida da Indústria, perto da empresa têxtil Ricon, envolvendo três viaturas ligeiras e, segundo o NT conseguiu apurar, resultou de “uma colisão lateral entre dois ligeiros seguida de despiste e atropelamento de cinco peões”, adiantou fonte da Brigada de Trânsito de Braga, que esteve no local.

Alegadamente, as duas viaturas seguiam no mesmo sentido: “Uma das viaturas ia estacionar e a outra tocou-lhe, despistou-se e atropelou as pessoas que iam na berma, batendo ainda numa terceira viatura que estava estacionada. De acordo com a Brigada, trata-se de uma zona sem passeio, mas os peões “circulavam do lado correcto da estrada, com o trânsito de frente”. Os veículos seguiam no sentido poente-nascente, em direcção à EN14.

O acidente terá acontecido às 12.50 horas quando as vítimas, com idades entre os 30 e os 45 anos, regressavam ao trabalho após a hora de almoço. Segundo o NT conseguiu apurar, duas das mulheres são residentes na Trofa e as outras três serão de Ribeirão.

As vítimas foram transportadas para o Hospital S. Marcos em Braga e para o Centro Hospitalar do Médio Ave, unidade de Famalicão.

A mulher de 34 anos de idade, residente na cidade da Trofa, está estável e internada em Braga e segundo um familiar contactado pelo NT, “sofreu fracturas nas duas pernas, num braço e na bacia, apresentando ainda costelas partidas com perfuração dos pulmões, mas não corre riscos de vida”, adiantou. A vítima esteve consciente e contou aos familiares como tudo aconteceu: “Estava a chover, o veículo seguia em direcção à EN 14, estava a ultrapassar um outro que se encontrava parado, acabando por embater no veículo, abalroando ainda uma segunda viatura, e acabou por colher as cinco funcionárias da Ricon”.

Publicidade

Outra das vítimas, que se encontra internada no Hospital de S. Marcos, apresenta lesões na coluna.

O condutor do veículo, que ficou “transtornado com o acidente”, abandonou o local “com medo que lhe batessem”, segundo confirmou a esposa, garantindo que ele ia entregar-se às autoridades.

Continuar a ler...

Ano 2008

Campeonato nacional é objectivo a alcançar

Publicado

em

Publicidade

Juniores do Trofense lideram campeonato

 Todas as equipas dos diferentes escalões do Clube Desportivo Trofense aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital.

 O frio que se sente no Complexo de Paradela nesta altura do ano não é obstáculo para os jovens que integram os escalões do Clube Desportivo Trofense. O sonho de um dia chegar ao patamar mais alto do futebol faz com que os poucos graus centígrados sejam esquecidos e a bola torna-se no único acessório de valor para os pequenos craques em altura de treinos e jogos.

Com a nova direcção liderada por Rui Silva, o departamento de futebol do Trofense modificou estratégias e delineou novas metas, numa clara aposta na formação para conferir ao clube expressividade na captação de jovens talentos. Todas as equipas dos diferentes escalões aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital, com quatro pontos de avanço sobre o segundo classificado, Paços de Ferreira. Todos alimentam o sonho de qualquer jovem no seu lugar: serem chamados para integrar o plantel sénior da equipa.

Jorge Gonçalves é o treinador da equipa há três anos. Já tinha integrado o departamento de formação noutra altura e depois de um período em que experimentou outros clubes decidiu “aceitar o convite do coordenador Jorge Maia” para abraçar um projecto de quatro anos, que está “a correr conforme o planeado”, afirmou em entrevista exclusiva ao NT/TrofaTv.

Os dois primeiros anos serviram para “criar condições para tornar a equipa competitiva”, no sentido de atingir a subida aos nacionais. “Esse é o patamar onde os jogadores poderão evoluir melhor”, referiu.

O projecto não abrangeu apenas o escalão júnior e os resultados de um trabalho “árduo” começam a notar-se: “Neste momento, nas camadas jovens, os juniores estão em primeiro lugar, os juvenis estão em terceiro lugar a um ponto do segundo, os iniciados estão em segundo lugar e os infantis ocupam o terceiro lugar”.

Publicidade

Actualmente a ocupar, confortavelmente a liderança, os jogadores desfrutam do sucesso “confiantes no seu valor”. No entanto, há necessidade de “equilibrar as mentalidades para que eles não se deslumbrem”, adiantou Jorge Gonçalves que reforçou o facto dos feitos de hoje “serem fruto de um trabalho de três anos”.

O técnico considera que os resultados positivos são fruto da sintonia entre o departamento de formação e a direcção do clube e sabe que Tulipa, treinador da equipa sénior, está atento ao trabalho desenvolvido pelos juniores. “Existe uma grande comunicação entre o departamento e a equipa técnica profissional. Sei que (Tulipa) já veio ver um ou dois jogos da equipa e alguns juniores têm ido treinar com os seniores com alguma regularidade. Integraram, aliás, o jogo da Liga Intercalar e fizeram uma boa figura, com um excelente desempenho”, acrescentou.

O treinador acredita nas capacidades dos jovens para poderem fazer parte do plantel sénior, mas não esquece que “existem muitos outros factores, como estar no sítio certo no momento certo, a posição do jogador ou se o treinador estiver mais necessitado e também há o aspecto da coragem para o fazer”.

  (mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...