quant
Fique ligado

Edição 474

Música clássica abre Festival Internacional da Guitarra

Avatar

Publicado

em

O 21º Festival de Guitarra de Santo Tirso arrancou no dia 16 de maio, com um concerto do guitarrista italiano Massimo Delle Cese e da Orquestra ARTAVE. A Câmara Municipal tirsense organiza a iniciativa, com o apoio do Centro Cultural Musical e da Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (ARTAVE).

Massimo Delle Cese abriu o 21º Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso. O guitarrista italiano, premiado em vários concursos e atualmente professor num Conservatório de Música, foi escolhido para dar o pontapé de saída da iniciativa da Câmara Municipal tirsense. O Auditório António Padre Vieira, na escola de música ARTAVE, foi o palco da atuação do artista que começou com uma performance a solo, na qual tocou músicas de Mario Gangi, J.S. Bach, Joaquin Rodrigo, Antonio Lauro e Isaac Albeniz. Um momento para confirmar a notoriedade do italiano, que aos 15 anos já contava com um 1º prémio no Concurso Nacional de Guitarra de Ancona (Itália).

Formado no Conservatório Santa Cecília, de Roma, o guitarrista já tocou em vários países da Europa e nos Estados Unidos e as gravações a solo têm recebido o elogio do público e o reconhecimento das revistas da especialidade. Em 2003, foi aclamado com o Pegasus de Ouro, em Roma, e no ano seguinte foi distinguido com o prémio Cidade de Roma.

Na segunda parte do espetáculo de abertura do Festival, dedicado à música clássica, Massimo Delle Cese juntou-se à Orquestra ARTAVE – que junta os melhores estudantes e professores da escola e, sob a batuta do maestro Luís Machado, tocou num concerto com obras de Mauro Giuliani.

Uma abertura portentosa do Festival que, este ano, tem como objetivo o convívio entre várias expressões musicais. “Começamos da melhor maneira”, considerou Alexandre Reis, diretor artístico do Festival, que elogiou “a qualidade” de Massimo Delle Cese e da Orquestra. “Para os estudantes é muito gratificante ter a possibilidade de contactarem com este nível artístico, como solistas. É evidente que eles já têm alguma dessa experiência, que puderam desenvolver na escola, mas o Festival Internacional de Guitarra é um momento alto nas suas carreiras”, afiançou.

Até 6 de junho, Santo Tirso possibilitará uma “viagem ao mundo” através da sonoridade da guitarra, com artistas de referência internacional oriundos de seis países: Itália, Brasil, Portugal, Turquia, Inglaterra e China. Alexandre Reis afirmou que a organização vai “respeitar” os anseios do público: “qualidade”, “cultura” e “nível artístico”. Será um “programa variado”, onde figurará também o rock progressivo, a música tradicional e latino-americana.

Ana Maria Ferreira, vereadora da Cultura da autarquia tirsense, referiu que as expectativas para a edição deste ano da iniciativa “são altas”. “É um festival de nível internacional, esperamos que o público seja afluente e que as casas encham, mantendo o nível dos anos anteriores”, frisou.

A autarca garantiu ainda que o executivo tirsense não vai sacrificar nem retirar verbas à cultura, uma vez que “em termos turísticos” as iniciativas como o Festival de Guitarra“são motores de promoção de Santo Tirso”.

Ruben Bettencourt é o guitarrista que se segue com um espetáculo na sexta-feira, 23 de maio, pelas 21.30 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso. Seguem-se o Duo Aslan – Moyano (30 de maio, 21.30 horas, Auditório do Centro Cultural de Vila das Aves), Steve Rothery (31 de maio, 21.30 horas, Auditório Eng. Eurico de Melo) e Beijing Guitar Duo (6 de junho, 21.30 horas, Auditório Eng. Eurico de Melo).

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...