quant
Fique ligado

Região

Museu Bernardino Machado lança debate sobre a pedagogia em Portugal

Publicado

em

“Pedagogia e Pedagogos em Portugal: dos fins do século XIX ao último quartel do século XX”. É este o tema de mais um ciclo de conferências promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão através do Museu Bernardino Machado, que está localizado no palacete Barão de Trovisqueira, no centro da cidade.

A primeira conferência é já no próximo dia 25 de Janeiro, pelas 21h30, e conta com a presença do Professor António Sampaio Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa, que vai debater o tema “A pedagogia do século XX ainda serve para alguma coisa?”.

Este ciclo de conferências ficará, de resto, marcado pela presença de prestigiados convidados, na área da pedagogia. Para além de António Sampaio Nóvoa prevê-se ainda a participação de nomes como Norberto Ferreira da Cunha, João Esteves, Sérgio Campos Matos, Cristiana Soveral, José Marques Fernandes, Jorge Ramos do Ó ou a de Luís Andrade Crespo, os quais debaterão temas como, por exemplo, Bernardino Machado Pedagogo (Norberto Cunha), A Educação Nova (Henrique Figueira), A Educação das Mulheres na I República (João Esteves), António Sérgio Pedagogo (Sérgio Campos Matos), A Educação Nacionalista sob o Salazarismo (Jorge Ramos do Ó), entre outros.

Este é já o VI Ciclo de Conferências promovido pelo Museu Bernardino Machado, depois dos ciclos “Os Presidentes da República” (2003 a 2005), “Lutas Académicas” (2006 a 2008), “As Grandes Questões da I República” (2011) e “A Maçonaria em Portugal” (2012).

Recorde-se que não é a primeira vez que o Museu Bernardino Machado debate as questões pedagógicas em Portugal: tal aconteceu em 2005, nos Encontros de Outono com a temática “Pedagogia em Portugal”, no qual teve a presença de personalidades como Rogério Fernandes, Zília Osório de Castro, Manuel Ferreira Patrício, Cristiana Soveral, Cândida Proença, João Freire ou a de Acílio Estanqueiro da Rocha. O VI Ciclo de Conferências encontra-se acreditado pelo Centro de Formação Científica, para os professores das disciplinas de História, Filosofia e Sociologia.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Região

Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo

Equipado com insufláveis e piscinas, a aldeia tem diversões para todas as idades, prometendo muita animação para as famílias.

Publicado

em

Por

Por estes dias, o campo de futebol de Fornelo está transformado numa Aldeia da Criançada. A iniciativa é da união de freguesias de Fornelo e Vairão, concelho de Vila do Conde, e dura até o próximo domingo, 19 de junho.

Equipado com insufláveis e piscinas, a aldeia tem diversões para todas as idades, prometendo muita animação para as famílias.

O espaço está aberto esta sexta-feira, sábado e domingo, das 14h00 às 19h00, e o bilhete tem o custo de 7€, sendo que as crianças até aos dois anos não pagam. Os ingressos podem ser adquiridos à entrada ou nas juntas de freguesia organizadoras e neles estão incluídas todas as diversões.

Há fraldário disponível, é obrigatório o uso de meias e o melhor é ir equipado com fato de banho para usufruir ao máximo as atividades. No domingo há um extra: festa da espuma!

Continuar a ler...

Região

OFICINA abre as portas em abril para alunos do 9.º ano

“Desde a Programação Informática, passando pela Multimédia, até ao Desenho Digital 3D e ao Marketing, são muitas as atividades em que te podes inscrever”, desafia a escola, que vai promover duas tardes de workshops e palestras aos alunos do 9.º ano.

Publicado

em

Por

A escola profissional OFICINA vai abrir as portas, a 12 e 13 de abril, parar dar a conhecer aos alunos que terminam, este ano, o 3.º ciclo, as ofertas formativas do estabelecimento de ensino.

“Desde a Programação Informática, passando pela Multimédia, até ao Desenho Digital 3D e ao Marketing, são muitas as atividades em que te podes inscrever”, desafia a escola, que vai promover duas tardes de workshops e palestras.

A escola garante o seguro escolar, o lanche e o transporte (verifica os locais de embarque no formulário de inscrição). Serão cumpridas todas as regras de segurança sanitária segundo a Direcção Geral de Saúde.

O programa dos dias abertos pode ser consultado em www.oficina.pt. Os interessados podem também inscrever-se através do site.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também