quant
Fique ligado

Região

Museu Bernardino Machado lança debate sobre a pedagogia em Portugal

Publicado

em

“Pedagogia e Pedagogos em Portugal: dos fins do século XIX ao último quartel do século XX”. É este o tema de mais um ciclo de conferências promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão através do Museu Bernardino Machado, que está localizado no palacete Barão de Trovisqueira, no centro da cidade.

A primeira conferência é já no próximo dia 25 de Janeiro, pelas 21h30, e conta com a presença do Professor António Sampaio Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa, que vai debater o tema “A pedagogia do século XX ainda serve para alguma coisa?”.

Este ciclo de conferências ficará, de resto, marcado pela presença de prestigiados convidados, na área da pedagogia. Para além de António Sampaio Nóvoa prevê-se ainda a participação de nomes como Norberto Ferreira da Cunha, João Esteves, Sérgio Campos Matos, Cristiana Soveral, José Marques Fernandes, Jorge Ramos do Ó ou a de Luís Andrade Crespo, os quais debaterão temas como, por exemplo, Bernardino Machado Pedagogo (Norberto Cunha), A Educação Nova (Henrique Figueira), A Educação das Mulheres na I República (João Esteves), António Sérgio Pedagogo (Sérgio Campos Matos), A Educação Nacionalista sob o Salazarismo (Jorge Ramos do Ó), entre outros.

Este é já o VI Ciclo de Conferências promovido pelo Museu Bernardino Machado, depois dos ciclos “Os Presidentes da República” (2003 a 2005), “Lutas Académicas” (2006 a 2008), “As Grandes Questões da I República” (2011) e “A Maçonaria em Portugal” (2012).

Recorde-se que não é a primeira vez que o Museu Bernardino Machado debate as questões pedagógicas em Portugal: tal aconteceu em 2005, nos Encontros de Outono com a temática “Pedagogia em Portugal”, no qual teve a presença de personalidades como Rogério Fernandes, Zília Osório de Castro, Manuel Ferreira Patrício, Cristiana Soveral, Cândida Proença, João Freire ou a de Acílio Estanqueiro da Rocha. O VI Ciclo de Conferências encontra-se acreditado pelo Centro de Formação Científica, para os professores das disciplinas de História, Filosofia e Sociologia.

Publicidade
Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Região

Comandante dos “bombeiros amarelos” eleito comandante da zona 3 do setor operacional do Porto

Publicado

em

Por

Vitor Pinto, comandante dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, foi eleito comandante da zona 3 do setor operacional do Porto, da qual fazem parte os corpos de bombeiros dos concelhos de Povoa de Varzim, Vila do Conde, Santo Tirso e Trofa.
Esta estrutura ainda está em fase embrionária de implementação e resulta da intenção da criação do Comando Nacional de Bombeiros por parte Liga dos Bombeiros Portugueses .

Recentemente a Liga aprovou a criação de zonas e setores operacionais de bombeiros, reiterando a oposição à integração na nova estrutura da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Vítor Pinto é comandante dos Bombeiros Voluntários Tirsenses desde dezembro de 2020.

Engenheiro de Proteção Civil, é chefe de equipa nos bombeiros do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Vítor Pinto é bombeiro nos “amarelos” desde 1996, com promoções a oficial bombeiro em 2011, a segundo comandante em 2014 e comandante em 2020.

Continuar a ler...

Região

Porto é o Melhor Destino Cidade do Mundo 2022 em turismo

Publicado

em

Por

O público votou e o galardão está entregue: o Porto foi considerado o Melhor Destino de Cidade do Mundo 2022. O reconhecimento foi entregue esta sexta-feira à noite, na cerimónia dos World Travel Awards, em Mascate, Omã.

O Porto deixou para trás as cidades mexicanas de Acapulco, Cancún e Mazatlán; Bogotá, na Colômbia; Quito, no Equador; a sul-africana Cidade do Cabo; a queniana Nairobi; o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; as norte-americanas Las Vegas, Miami e Nova Iorque; Hanoi, (Vietname), Hong Kong (China), as australianas Melbourne e Sydney, além da neo-zelandesa Queenstown; Londres, Lyon, Marraquexe, e a cidade de Lisboa.

A cerimónia de entrega dos prémios, considerados os “óscares” do Turismo, reuniu a presença dos principais decisores, figuras de relevo e destaque do setor, assim como influenciadores e a comunicação social especializada.

As votações para os World Travel Awards estiveram abertas ao público até 20 de outubro, numa corrida em que o Porto ainda concorria como Melhor Destino de Cidade Patrimonial do Mundo. Antes disso, a cidade Invicta já havia sido vencedora nas vertentes regionais do concurso, assumindo a distinção de Melhor Destino de Cidade da Europa.

Os World Travel Awards cobrem todo o espectro da indústria de viagens e turismo, desde hotéis, resorts e destinos a companhias aéreas e operadoras de turismo de todo o mundo, sendo reconhecidos globalmente como marca de excelência.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);