quant
Fique ligado

Região

O melhor da gastronomia minhota a concurso em Famalicão

Avatar

Publicado

em

quinzenagastronomica

Fevereiro é habitualmente um dos meses mais frios do ano, com os termómetros a atingirem muitas vezes as temperaturas negativas. Mas em Vila Nova de Famalicão, o frio é contrariado com o calor da gastronomia minhota. Por isso, quem visitar Famalicão entre 1 e 15 de Fevereiro, pode aproveitar para aquecer a alma e o estômago com as melhores e mais tradicionais iguarias. É que, durante este período, decorre a Quinzena Gastronómica, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal em diversos restaurantes do concelho.

Arroz de Cabidela, Cabrito Assado no Forno, Cozido à Portuguesa e Rojões com Papas de Sarrabulho são pratos que estão a concurso em nove restaurantes famalicenses. “Ter bons restaurantes e boas cozinhas é um fator de promoção da nossa terra, da nossa cultura e da nossa economia”, afirma a propósito o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, salientando “a importância da gastronomia” como “um elemento de atração turística” e como “uma das componentes socioculturais que mais identificam” a comunidade.

Publicidade

A Quinzena Gastronómica coloca todas as atenções sobre os restaurantes famalicenses e, em particular, sobre a arte de cozinhar, que, desde tempos imemoriais, faz escola em Vila Nova de Famalicão. Como refere ainda Armindo Costa, “não é por caso que ouvimos dizer, com frequência, que, em Famalicão, come-se muito bem, o que nos deixa muito orgulhosos”.

Assim, os visitantes podem saborear o tradicional Arroz de Cabidela, no Restaurante Moutados de Baixo, em Gavião, e no Churrascão do Sousa, em Avidos, o Cabrito Assado no Forno está a concurso no restaurante “A Malcriada”, em Calendário e no Restaurante Prato das Oliveiras, em Avidos. O Cozido à Portuguesa pode ser apreciado na Casa de Pasto “O Tosco”, em Riba d’Ave e na Churrasqueira do António, em Calendário. Os Rojões com Papas de Sarrabulho serão a especialidade do restaurante Com Requinte, em Gavião, do restaurante O Fumeiro, em Antas e da Sara Cozinha Regional, em Famalicão.

O júri do concurso – composto por representantes da Câmara Municipal, Confraria dos Gastrónomos do Minho e Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte – irá visitar cada um dos restaurantes participantes fazendo a sua avaliação. No final do concurso serão anunciados os vários vencedores.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...