

Região
O melhor da gastronomia minhota a concurso em Famalicão
Fevereiro é habitualmente um dos meses mais frios do ano, com os termómetros a atingirem muitas vezes as temperaturas negativas. Mas em Vila Nova de Famalicão, o frio é contrariado com o calor da gastronomia minhota. Por isso, quem visitar Famalicão entre 1 e 15 de Fevereiro, pode aproveitar para aquecer a alma e o estômago com as melhores e mais tradicionais iguarias. É que, durante este período, decorre a Quinzena Gastronómica, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal em diversos restaurantes do concelho.
Arroz de Cabidela, Cabrito Assado no Forno, Cozido à Portuguesa e Rojões com Papas de Sarrabulho são pratos que estão a concurso em nove restaurantes famalicenses. “Ter bons restaurantes e boas cozinhas é um fator de promoção da nossa terra, da nossa cultura e da nossa economia”, afirma a propósito o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, salientando “a importância da gastronomia” como “um elemento de atração turística” e como “uma das componentes socioculturais que mais identificam” a comunidade.
A Quinzena Gastronómica coloca todas as atenções sobre os restaurantes famalicenses e, em particular, sobre a arte de cozinhar, que, desde tempos imemoriais, faz escola em Vila Nova de Famalicão. Como refere ainda Armindo Costa, “não é por caso que ouvimos dizer, com frequência, que, em Famalicão, come-se muito bem, o que nos deixa muito orgulhosos”.
Assim, os visitantes podem saborear o tradicional Arroz de Cabidela, no Restaurante Moutados de Baixo, em Gavião, e no Churrascão do Sousa, em Avidos, o Cabrito Assado no Forno está a concurso no restaurante “A Malcriada”, em Calendário e no Restaurante Prato das Oliveiras, em Avidos. O Cozido à Portuguesa pode ser apreciado na Casa de Pasto “O Tosco”, em Riba d’Ave e na Churrasqueira do António, em Calendário. Os Rojões com Papas de Sarrabulho serão a especialidade do restaurante Com Requinte, em Gavião, do restaurante O Fumeiro, em Antas e da Sara Cozinha Regional, em Famalicão.
O júri do concurso – composto por representantes da Câmara Municipal, Confraria dos Gastrónomos do Minho e Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte – irá visitar cada um dos restaurantes participantes fazendo a sua avaliação. No final do concurso serão anunciados os vários vencedores.
Região
OFICINA abre as portas em abril para alunos do 9.º ano
“Desde a Programação Informática, passando pela Multimédia, até ao Desenho Digital 3D e ao Marketing, são muitas as atividades em que te podes inscrever”, desafia a escola, que vai promover duas tardes de workshops e palestras aos alunos do 9.º ano.

A escola profissional OFICINA vai abrir as portas, a 12 e 13 de abril, parar dar a conhecer aos alunos que terminam, este ano, o 3.º ciclo, as ofertas formativas do estabelecimento de ensino.
“Desde a Programação Informática, passando pela Multimédia, até ao Desenho Digital 3D e ao Marketing, são muitas as atividades em que te podes inscrever”, desafia a escola, que vai promover duas tardes de workshops e palestras.
A escola garante o seguro escolar, o lanche e o transporte (verifica os locais de embarque no formulário de inscrição). Serão cumpridas todas as regras de segurança sanitária segundo a Direcção Geral de Saúde.
O programa dos dias abertos pode ser consultado em www.oficina.pt. Os interessados podem também inscrever-se através do site.
Região
Centro Hospitalar promove formação sobre parto
Este sábado, 12 de março, entre as 9h00 e as 18h00, o serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Ave promove uma formação sobre ”Promoção do Parto Normal e Experiências Positivas de Parto”.

Este sábado, 12 de março, entre as 9h00 e as 18h00, o serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Ave promove uma formação sobre ”Promoção do Parto Normal e Experiências Positivas de Parto”.
A ação será ministrada pela enfermeira Isabel Ferreira, especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, e tem como objetivo “aprofundar conhecimentos sobre a promoção da saúde materno fetal durante o trabalho de parto e o parto, refletindo sobre a aplicação em contexto clínico das recomendações da Organização Mundial de Saúde para a promoção do parto normal e experiências positivas de parto”, explicou fonte do CHMA.
O programa da formação está dividido em seis tópicos, que vão abordar diferentes temáticas, como os planos de parto, estratégias práticas para reconhecer e potenciar recursos internos e externos das grávidas durante o trabalho de parto e o parto e o treino e reflexão sobre o apoio ao parto/nascimento perante diferentes solicitações maternas e situações clínicas.
-
Trofa4 horas atrás
Encontrada sem vida mulher desaparecida em Santiago de Bougado
-
Trofa1 semana atrás
Belive deste ano vai ser realizado noutro local
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio em indústria na Maganha, Santiago de Bougado, Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Já são conhecidos os artistas da Expotrofa
-
Trofa5 horas atrás
Mulher de Bougado desaparecida
-
Edição 7651 semana atrás
Memórias e Histórias da Trofa: A sina trofense: a dificuldade de concretizar investimentos públicos
-
Religião1 semana atrás
Comédia, música e coroação das crianças marcam festa do Espírito Santo em S. Mamede
-
Edição 7652 semanas atrás
Trofense representa Portugal no Europeu de minifutebol