quant
Fique ligado

Edição 422

Mundos de Vida – Caminhada dos Abraços juntou mais de duas mil pessoas ( C/video)

Publicado

em

Mais de duas mil pessoas, entre elas 500 crianças, participaram na Caminhada dos Abraços, que tinha o objetivo de alertar para a importância de cada criança ter uma família.

 De mãos dadas com o filho e a afilhada, Fernanda Amorim caminhava apressada para a zona de partida da Caminhada dos Abraços. Devidamente equipada, com t-shirt e boné brancos, a participante da iniciativa promovida pela instituição Mundos de Vida salientou a importância de um evento desta natureza para Lousado antes de se “perder” no meio das mais de duas mil pessoas que aceitaram o desafio e caminharam por uma causa.

Um “manto” branco invadiu a zona envolvente da Mundos de Vida, em Lousado, para a caminhada, numa tarde que, se não soubéssemos ter acontecido a 4 de maio, mais parecia de verão.

Sozinhos, em família ou entre amigos, muitos deles munidos de carrinhos de bebés, os participantes não temeram os quatro quilómetros de percurso e equiparam-se a rigor para o passeio.

De Santo Tirso, Daniel Pontes, acompanhado pela esposa e pelo filho, que frequenta a creche da Mundos de Vida, também marcou presença na iniciativa. Antes de partir, afirmou que quis dar a oportunidade ao bebé de participar. “Também é bom para convivermos com os pais e outros meninos também”, sublinhou.

O mais pequeno dos entrevistados, Afonso Pereira, dizia que a caminhada seria “fácil”, porque tinha “força” suficiente para o desafio.

Publicidade

Já Fátima Dias, da Trofa, quis participar no evento da creche frequentada pelo neto. “Eu acho que vai ser fixe”, anteviu, reconhecendo que “sabia que vinha muita gente”.

Manuel Araújo, presidente da Mundos de Vida, destacou a presença de “500 crianças” na caminhada: “Deve ser das poucas iniciativas do País que juntou tantas crianças com os seus pais a caminhar por uma causa”.

O responsável pela instituição afirmou que vieram pessoas “da Trofa, Famalicão, Santo Tirso e de muitos outros concelhos dos distritos de Braga e do Porto”.

Para além de ter o objetivo de apelar para a importância do acolhimento familiar, a atividade “também está inserida nas comemorações dos 25 anos da creche da Mundos de Vida”, revelou.

Também para integrar nos festejos, a Mundos de Vida “propôs aos municípios que substituíssem, temporariamente, nas suas praças principais o nome de ruas por apelos aos direitos das crianças”.

Ao tiro de partida, os caminheiros sabiam que, na meta, esperava-lhes um momento muito especial: o cantor Miguel Gameiro associou-se à atividade com um pequeno concerto, mostrando por que razão apoia a instituição. Ao NT e à TrofaTv, o músico afirmou que a Mundos de Vida “é uma associação que tem feito um trabalho extraordinário”. “São pessoas que disponibilizam o seu tempo para dedicá-lo aos outros, indicando-lhes um caminho e ajudando-os. Estamos numa altura em que temos que nos virar para os outros”, acrescentou.

Miguel Gameiro apresentou alguns dos novos temas do segundo disco a solo, editado recentemente – “11 canções” –, mas também brindou o público com músicas bem conhecidas como “Dá-me um Abraço”, que serve de hino à campanha “Procuram-se Abraços”, que recruta famílias de acolhimento.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 422

Paróquia de S. Martinho de Bougado – Bênção a 20 grávidas no Dia da Mãe

Publicado

em

Por

No domingo, 5 de maio, o dia era dedicado a todas as mães. É que nesta data, celebra-se o Dia da Mãe em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo.

A paróquia de S. Martinho de Bougado não deixou passar esta data e marcou-a com uma eucaristia muito especial, onde, além de a dedicar a todas as mães, fez a bênção a cerca de 20 grávidas. A celebração foi animada pelo Grupo da Pastoral Familiar, que organizou uma encenação e, no final, distribuiu um miminho por todas as mães presentes.

Continuar a ler...

Edição 422

1º Hospital Veterinário do Vale do Ave inaugurado na Trofa

Publicado

em

Por

 

Foi inaugurado o Hospital Veterinário da Trofa, no dia 1 de maio, o primeiro hospital veterinário do Vale do Ave.

 A inauguração foi um sucesso, tendo contado com mais de uma centena de pessoas, tendo havido espaço para visitas guiadas ao Hospital, palestras sobre comportamento e treino de cães e muito convívio e boa disposição entre os amigos de quatro patas e seus respetivos donos. Foi desta forma que decorreu a inauguração do primeiro Hospital Veterinário do Vale do Ave, situado na Avenida das Pateiras.

Este projeto, pioneiro na região, vem permitir um serviço de urgência permanente 24 horas acessível não só aos habitantes da Trofa como aos dos concelhos vizinhos, dando já nesta altura apoio regular aos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Maia, Guimarães, Porto, Vila do Conde, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Braga. Para além dos habitantes, o Hospital Veterinário da Trofa dá também apoio aos colegas dos consultórios e clínicas veterinárias destes concelhos sempre que é necessário internamento, cirurgias, utilização do laboratório ou outros dos serviços disponíveis.

Está acessível não só a consulta de urgência, mas também um bloco operatório com cirurgião e anestesista prontos a atuar a qualquer hora, bem como um internamento equipado para receber e tratar animais em cuidados intensivos.

Com este serviço é garantida a presença permanente de um médico ou enfermeiro veterinário 24 horas, para todos os animais internados, estando à disposição meios de diagnóstico, como análises sanguíneas e ecografia a qualquer hora, permitindo obter resultados em tempo real, aumentando consideravelmente a taxa de sucesso dos tratamentos.

Outra novidade neste espaço é a cirurgia de oftalmologia, nomeadamente das cataratas dos cães, com um aparelho de cirurgia de última geração em medicina veterinária, que permite por exemplo, a aplicação de lentes intra-oculares após a remoção das cataratas, à imagem do que acontece em medicina humana.

Outra preocupação foi o de permitir o acesso deste serviço a toda a gente, independente da situação sócio-económica, já que os custos dos serviços foram meticulosamente pensados e calculados de forma a não haver um agravamento dos mesmos. Para além disto, foi também disponibilizada mais informação sobre os seguros de saúde animal e encontra-se em negociação uma linha de crédito que permite, em situações inesperadas, que o animal de estimação não seja o mais lesado com a situação.

Publicidade

Para mais conhecimento de quem é a equipa, bem como o espaço e os serviços, pode visitar a página www.hospitalveterinariotrofa.com ou através do contacto 252 411 444.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);