quant
Fique ligado

Lifestyle

Mudanças no ambiente empresarial: 6 dicas de adaptação

Publicado

em

Com o passar dos anos, o mundo empresarial torna-se cada vez mais volátil e complexo, a mudança acelera e a incerteza aumenta. A adaptação nem sempre é fácil, mas é a única hipótese que as empresas têm se quiserem sobreviver neste novo ambiente tão mutável.

Mas, como o fazer? A chave é começar por resolver os problemas diferentemente, orientar e tirar partido deste universo novo.

1.  Aceitar os erros

O erro não tem de ser algo negativo, pelo contrário, é algo importante porque permite a aprendizagem e não é penalizado. Aprender sobre o problema ou a necessidade de ser resolvido ou satisfeito. 

Por exemplo, aplicado a um projeto, trata-se de passar por diferentes fases até que o plano de implementação seja definido com um pequeno grupo de utilizadores. E isto permite continuar a aprender até encontrar a solução definitiva.

2.  As perguntas certas

No pensamento tradicional tem sido sempre fundamental encontrar a resposta certa em todas as circunstâncias, mas hoje em dia conhecer as respostas torna-se uma tarefa cada vez mais complexa e difícil e, em simultâneo, perde importância.

Desta forma, no universo empresarial, todos os cenários podem ser válidos quando estudados e esmiuçados pelas equipas de projeto, o que permite tanto as perguntas como as respostas.

3.  Aceitar a transformação digital

É verdade, a tecnologia também tem a sua influência no setor empresarial. Cada vez mais as tecnologias inteligentes tomam conta dos processos e facilitam a integração de produtos e serviços até onde menos se espera. 

Publicidade

Esta transformação tem sido transversal a todos os setores da sociedade, de modo que se os consumidores mudaram, os produtos e serviços também mudam. Por exemplo: 

  • Aplicações para compra de bens de consumo — o e-commerce é uma das maiores tendências em Portugal. As compras onlines são cada vez mais frequentes e mostram que os consumidores se adaptaram às novas tecnologias. Um exemplo são as cadeias de lojas de desconto como Lidl, que desenvolveram seu próprio aplicativo com várias funções, chamado Lidl Plus.
  • Também os jogos de cartas tradicionais como o blackjack transitaram para os meios digitais e têm crescido através de plataformas especializadas como o PokerStars Casino, oferecendo uma nova forma de os experimentar em aplicações especializadas e no browser tanto em multi e único jogador.
  • Agora que existem conteúdos vídeo e de TV on-demand, o streaming tornou-se num canal de comunicação que agrega valor por ser intuitivo e catálogo de conteúdos. Hoje, um dos exemplos mais importantes é o Netflix, oferecendo não apenas filmes tradicionais e séries de TV, mas também produções próprias de alta qualidade, como o Squid Game e o Don’t look up.

No fundo, é entender que o tradicional também se adaptou e os consumidores estão cada vez mais exigentes.

4.  Foco no consumidor

O foco no consumidor e a empatia são dos aspetos-chave. E, para o fazer, as empresas têm de estar num processo contínuo de investigação.

Muitas vezes pensam que não precisam de saber mais, afirmando que conhecem perfeitamente bem o mercado e os consumidores. Contudo, muitas vezes projetam nos clientes o que pensam e precisam, invertendo as próprias atitudes e preferências quando na verdade é o cliente que está sempre em primeiro lugar.

5.  Colaboração, análise e criatividade

O trabalho com pessoas de diferentes disciplinas garantirá a diversidade nas ideias e permitirá também interpretar a informação e obter conhecimentos ou descobertas valiosas. Num processo criativo, o melhor mesmo é existir uma equipa onde todas as opiniões são válidas. Todos contam e dão a sua opinião.

6.  Divergência e convergência

Há fases em que será necessário gerar um grande número de ideias e outras em que será necessário filtrá-las e hierarquizá-las. É nos momentos de convergência que as equipas se sentem muitas vezes ansiosas porque têm a sensação de que se esquecem de algo.

Contudo, não é uma questão de analisar todas as opções para escolher a melhor, mas de escolher uma boa, testar e saber qual a melhor. Por vezes, é tempo de aceitar outras ideias em prol de algo maior ou de uma melhor estratégia.

Em um mundo que muda dia para dia e os consumidores estão mais exigentes é fundamental saber olhar e corrigir processos, integrar o erro, não ter medo de perguntas e ser criativo são, em suma, as ideias que esta adaptação propõe para melhorar o desempenho nas organizações.

Só assim é que as marcas se conseguem adaptar à realidade e tirar proveito dos insights que recolhem do mercado.

Publicidade
Continuar a ler...

Lifestyle

Sabe Escolher a Finalidade do Seu Crédito Pessoal?

O processo de obter um crédito pessoal tem vindo a tornar-se cada vez mais simples. Mas será que compreende a importância de escolher a finalidade adequada?

Publicado

em

Por

Uma despesa inesperada, uma urgência ou um projeto pessoal são apenas algumas das razões que podem levar os portugueses a pedir um crédito pessoal. Este é um financiamento possível de obter online, o que torna o processo mais simples.

Talvez por isso, o primeiro semestre de 2022 tenha ficado marcado pela aceleração da concessão de crédito ao consumo. Só nos primeiros seis meses do ano, o crédito ao consumo atingiu os 3,3 mil milhões de euros.

A evolução tecnológica e a digitalização dos processos são duas das principais culpadas pelo sucesso deste tipo de financiamento. Mas, ainda assim, nem sempre é fácil perceber qual o crédito ideal para si.

De facto, pode até correr o risco de optar por um empréstimo com custos desnecessários e taxas de juro pouco vantajosas. E é por isso que saber escolher a finalidade adequada pode ser uma grande ajuda.

O Que é Um Crédito Pessoal?

Ao longo da vida existirão momentos em que vai precisar de um financiamento para dar resposta a uma necessidade, seja uma emergência ou uma despesa planeada. Mas nem sempre será possível ter o capital de que precisa no momento – especialmente se em causa estiver um investimento avultado.

É nestes casos que poderá fazer sentido recorrer ao crédito pessoal, também conhecido como crédito ao consumo. Esta solução permite-lhe conseguir dinheiro adiantado junto de uma instituição financeira.

Depois, ficará responsável por pagar o dinheiro emprestado através de prestações mensais. Isto significa reembolsar a entidade, mas também pagar algumas taxas de juro sobre o empréstimo.

Publicidade

Este tipo de financiamento é mais rápido e simples do que o crédito habitação, por exemplo. Especialmente porque, graças à digitalização dos processos, já pode obter o seu crédito pessoal online.

Para isso, terá de apresentar toda a documentação exigida, fornecer os dados necessários e autenticar-se com a sua assinatura digital. E, apesar de o banco analisar a sua situação financeira, não será necessário dar qualquer garantia.

Embora não exista a obrigatoriedade de escolher uma finalidade específica, ou sequer revelar o objetivo do dinheiro, a realidade é que existem já vários tipos de crédito pessoal no mercado. E cada finalidade tem condições diferentes e adaptadas.

Isto significa que ao indicar a finalidade do seu empréstimo e optar por um crédito pessoal específico, poderá conseguir um financiamento mais barato e com condições mais vantajosas.

Quais as Finalidades do Crédito Pessoal?

O mercado dos créditos pessoais tem vindo a evoluir bastante ao longo dos anos. Hoje em dia, tem à disposição diversas finalidades e cada uma delas existe para dar resposta a propósitos diferentes.

Tendo em conta que, tal como explicado anteriormente, também as condições variam de acordo com o empréstimo, é importante que conheça as suas opções. Isto porque não deve cair no erro de escolher o primeiro crédito pessoal que encontrar.

Contudo, importa que compreenda que não se deparará sempre com as mesmas finalidades e as mesmas condições. Tudo depende das entidades financeiras e das suas carteiras de produtos.

Publicidade

Simule, analise e compare todas as opções de modo a saber escolher o melhor financiamento.

Crédito Sem Finalidade Específica

O empréstimo sem finalidade específica é um crédito pessoal tradicional. Não tem um objetivo pré-definido e pode ser contratado para casos em que não existe uma finalidade definida ou concreta para o dinheiro.

Neste sentido, trata-se de um crédito extremamente versátil, que pode ser aplicado naquilo que bem entender. Pode ser uma opção se não quiser revelar o destino do empréstimo ou se o seu plano for aplicar o dinheiro em mais do que uma finalidade, por exemplo.

Naturalmente, isto significa que pode ter taxas um pouco mais elevadas do que outras finalidades. No entanto, também lhe serão impostas menos condições.

Crédito Automóvel

Apesar de ser apresentado como um tipo de financiamento distinto, o crédito automóvel é um crédito pessoal. De uma forma geral, o teto máximo para este tipo de solução é de 75.000€.

Publicidade

Dependendo das entidades financeiras, poderá obter financiamento para um automóvel novo ou usado, de quatro ou duas rodas. Por vezes, é até possível aplicar o dinheiro noutro tipo de veículos, como autocaravanas.

Algumas instituições impõem reserva de propriedade, o que significa que o carro terá de ficar em nome do banco de modo a ser usado como garantia de pagamento.

Crédito Obras

O crédito para obras é um financiamento que pode ser aplicado em trabalhos de remodelação mais simples ou em obras mais profundas. O valor emprestado poderá ser aplicado em mão de obra e material.

Tenha em atenção que algumas instituições financeiras exigem a apresentação de orçamentos ou outros documentos comprovativos das despesas.

Crédito Formação

Para investir na sua formação, ou na de um familiar, pode optar por um crédito formação. De uma forma geral, estes financiamentos cobrem estudos em Portugal e no estrangeiro, entre licenciaturas, cursos profissionais, mestrados, pós-graduações e outras formações.

Publicidade

Poderá conseguir um crédito com prazos até 120 meses e taxas consideravelmente mais baixas. Em alguns casos, é necessário apresentar documentos que comprovem as despesas.

Crédito Eletrodomésticos e Tecnologia

Se o seu objetivo é comprar eletrodomésticos ou aparelhos eletrónicos para rechear a sua casa, então talvez faça sentido considerar um crédito pessoal para o efeito.

Além das taxas adaptadas à finalidade, poderá também conseguir seguros ajustados. Desta forma, conseguirá comprar, por exemplo, um frigorífico ou uma televisão através de um empréstimo desenhado para o efeito.

Continuar a ler...

Lifestyle

Jogos de Máquinas continuam a liderar a preferência dos jogadores

Publicado

em

Por

Os casinos online permitiram o surgimento de uma infinidade de jogos de máquinas, vulgarmente conhecidos como slots, com uma extensa lista de novos fornecedores de software e a criação de máquinas cada vez mais completas.

Nas apostas online, os slots continuam a liderar a preferência dos jogadores portugueses, com um total de 80% do total de apostas em jogos de fortuna ou azar online. É possível, em sites como a Betway, encontrar mais de uma centena de máquinas.

Os dados, divulgados pelo Serviço de Regulação de Inspeção de Jogos, relativos Registo da atividade de jogo online em Portugal, no 2º trimestre de 2022, apresentam-se da seguinte forma:

  1. Máquinas de Jogos, com 80% do total de apostas;
  2. Roleta Francesa, com 8,7% do total de apostas;
  3. Blackjack/21, com 4,6% do total de apostas;
  4. Póquer, com 4% do total de apostas;
  5. Banca Francesa, com 2,8% do total de apostas.

A preferência por máquinas de jogos é facilmente explicável e compreendida: os slots não tem estratégias de jogos, ao contrário de alguns jogos de cartas, por exemplo; as rodadas são super rápidas (uma questão de milésimos de segundos), a contrastar com os torneios de póquer, por exemplo e os prémios podem ser bastante atrativos, em especial nos slots de jackpot progressivos.

É possível, em sites como a Betway, perceber quanto os casinos online se preocupam em apresentar um vasto leque de máquinas, de forma a poder satisfazer as necessidades dos jogadores. Por lá, encontramos as tradicionais máquinas, com símbolos de frutos e setes (7), em três cilindros e três linhas, mas a oferta ultrapassa largamente o clássico slot.

Dos megaways aos grids, das máquinas temáticas aos jackpots, a oferta é verdadeiramente impressionante e não cessa de crescer. As máquinas apresentam cada vez mais recursos e funcionalidades extra que continuam a conquistar os jogadores. Falamos de símbolos wilds, de rodadas grátis, de scatters, de bónus, de minijogos, de multiplicadores, entre muitas outras funções que aumentam o valor dos prémios.

Outros fatores de favoritismo a ter em conta são a simplicidade do jogo, afinal, basta ao jogador premir o botão de girar e deixar os cilindros desempenharem o seu papel, e o baixo preço da aposta, isto em comparação com os jogos de mesa, cujas fichas são, regra geral, de valor mais alto. Assim, de uma forma simples e a baixo custo, o jogador pode ser premiado com um valor bastante elevado.

A segunda posição, em relação ao valor das apostas, atribuída à roleta francesa é, também ela, de fácil compreensão. Este jogo de mesa fascinante, disponível em sites como a Betway, não oferece estratégias ou regras complicadas. Ainda que seja um pouco mais elaborado do que uma máquina de jogos, na verdade, o jogador apenas tem que colocar as fichas de apostas no layout da mesa, segundo o seu palpite e deixar a roulette girar.

Publicidade

Curiosamente, o blackjack e o póquer, que ocupam as posições seguintes, são jogos de cartas mais demorados, com estratégias e regras mais complicadas. Ainda assim, parecem agradar aos jogadores portugueses.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);