

Edição 407
Movimento associativo bougadense recebeu subsídio
A Junta de Freguesia de Santiago de Bougado entregou na quinta-feira, dia 17 de janeiro, a segunda tranche do subsídio referente ao protocolo de 2012.
“Cerca de 40 mil euros”. Este foi o valor entregue ao movimento associativo de Santiago de Bougado pela Junta de Freguesia, durante o ano de 2012. O presidente António Azevedo assegura que o protocolo para este ano vai manter-se.
Foi no dia 18 de junho de 2012, que a Junta de Freguesia de Santiago de Bougado assinou um protocolo com as associações da freguesia, em que esta se comprometia a entregar-lhes um subsídio. Em troca, as associações de âmbito cultural, recreativo, desportivo, social e associações de pais seriam “parceiros da freguesia na organização de atividades”, como são exemplo o Bougado em Festa, a Juventude em Festa ou a Feira à Moda Antiga.
A primeira tranche do subsídio foi entregue nesse dia, tendo ficado acordado que a segunda seria entregue em dezembro. Devido a “questões pessoais e de saúde” de António Azevedo, só na quinta-feira, 17 de janeiro, foi possível fazer a entrega do restante valor do protocolo. “Qualquer associação que esteve aqui a receber a segunda tranche do subsídio teve que desenvolver durante o ano várias atividades para a Junta, gratuitamente. Isto é uma forma de comparticipar as despesas. Deixo publicamente o meu agradecimento, porque elas fazem isto por carolice e muitas vezes pelo gosto que têm pela terra”, esclareceu.
No total, “sensivelmente 20 mil euros” foram entregues à Conferência S. Vicente de Paulo, que “operacionaliza o projeto Bougado Solidário”, que acorre a “situações de pobreza e de fome” das famílias carenciadas. Neste caso, o subsídio é entregue mensalmente, no valor de 1500 euros. Também para as restantes associações culturais, recreativas e desportivas foi entregue, no total, “uma média de 20 mil euros”.
Este ano, a Junta de Freguesia contribuiu com “dois equipamentos para o parque infantil” da Escola Básica da Lagoa, no valor de “aproximadamente três mil euros”. “Sendo uma mais-valia para a escola, a Junta considera-se parceira e contribui”, afirmou, referindo que se trata de uma colaboração entre a Câmara Municipal da Trofa e a Associação de Pais, à qual a Junta de Freguesia também se quis associar.
António Azevedo assegurou que o protocolo “vai manter-se” durante o ano 2013. Para isso, nas próximas “três semanas”, o executivo da Junta de Freguesia vai organizar o plano de atividades, reunindo-se, “individualmente”, com “cada associação, confraria e comissões de festas”. No caso das últimas, vai saber “o que pretendem e que tipos de apoio precisam”. Caso pretendam uma atuação de ranchos folclóricos, estes podem ser outros fora da terra que façam permutas com os grupos de Bougado. “O que pretendemos é que o movimento associativo cultural da freguesia, embora já tenha ido comparticipar numa atividade da freguesia, possa convidar outra associação doutra freguesia que venha à freguesia fazer uma atuação em sua substituição. O que interessa é que haja essa partilha, esse intercâmbio cultural entre as nossas associações e as associações de fora. A nossa comparticipação não é para o rancho de fora que vem é para o rancho da terra”, exemplificou.
Está previsto que na última semana de fevereiro seja feito a assinatura do protocolo para este ano de 2013, onde está discriminado o valor que “cada um irá receber”, bem como “o que cada um tem que fazer”.
Protocolos não estão em risco com a união de freguesias
A partir das próximas eleições autárquicas, as freguesias de Santiago e de S. Martinho de Bougado vão passar a serem representadas pelo mesmo executivo. Questionado se com a união de freguesias, este apoio ao movimento associativo poderia terminar, António Azevedo foi perentório: “Nada vai acabar com isto, porque a freguesia mantém-se e as atividades vão ter que se manter”. “Não estou a ver a não fazerem estas atividades da Festa do Melão, Feira à Moda Antiga, Juventude em Festa, o concerto de Natal, as janeiras ou o cantar dos reis. As festas vão ter que se manter continuadamente e o apoio ao movimento associativo também”, acrescentou.
O presidente da Junta denotou que o movimento associativo bougadense está “habituado a ter uma voz amiga e uma ajuda”, referindo que “às vezes nem querem dinheiro”, mas sim o “aluguer das instalações”, dando o exemplo da ACRESCI (Associação Cultural Recreativa e Social de Cidai) que pediu à Junta “a cedência gratuita das instalações”, para fazer três espetáculos “magníficos” no Natal. “Nós temos é que apoiá-los, de forma direta ou indireta, e sempre tendo em atenção que eles fazem aquilo pelo bem e amor à terra”, reforçou.
Por essa razão, António Azevedo “lamentaria imenso” o fim deste protocolo com as associações, pois seria “uma facada enorme” para elas. “A população de Santiago de Bougado está habituada a este apoio e a esta colaboração e intercâmbio e, caso fosse cortado, não ia gostar, assim como o executivo da Junta, porque está lá para servir e para apoiar a freguesia e não para criar estas clivagens de partido”, concluiu.
Edição 407
Lan Party em simultâneo

Enquanto decorria a prova de slotcar, noutro espaço do pavilhão, outros competiam, mas através do computador. “A edição acaba por ser ainda mais grandiosa, na medida em que conseguimos juntar a secção de videojogos do clube e ter também uma grande adesão de mais elementos que se juntaram no pavilhão dos Bombeiros cerca de 120 participantes das duas modalidades”, contou João Pedro Costa.
Edição 407
Vitória caseira nas 24 horas de Slotcar

As 24 horas de Slotcar da Trofa consagraram como vencedores os atletas da casa. O Clube Slotcar da Trofa/GMLUX foi o mais rápido dos 16 clubes participantes, entre os quais dois espanhóis.
-
Edição 7686 dias atrás
📷 Participação em novela reacende sonho de Pedro em representar
-
Trofa2 horas atrás
Homem morre após queda de andaime de obras no Muro, Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa1 semana atrás
Empresa sueca compra grupo Frezite
-
Trofa1 semana atrás
Homem em prisão preventiva após agressões à mãe
-
Edição 7681 semana atrás
Procuram-se figurantes para procissão da Senhora das Dores
-
Edição 7682 semanas atrás
Trofa Urban Race regressa à cidade
-
Trofa2 semanas atrás
Escola Secundária da Trofa – Oferta Formativa para 2022/2023