quant
Fique ligado

Ano 2011

“Modos de Ver” na Casa da Cultura

Avatar

Publicado

em

Natália Gromicho esteve na Trofa para falar dos quadros expostos na Casa da Cultura. Concelho trofense foi o primeiro a receber a exposição “Modos de Ver”.

Numa conversa de jardim, a jovem artista Natália Gromicho falou da sua paixão pela pintura e de como começou a sua carreira, numa paragem na Casa da Cultura da Trofa, onde está patente a exposição de sua autoria “Modos de Ver”. Na tarde de sábado, 16 de julho, a artista recordou o momento em que “mudou para o mundo que sempre quis”, quando, no 10º ano, frequentando a área científico-natural decidiu mudar para artes.

Publicidade

“Modos de Ver” estará patente na Casa da Cultura até 30 de julho. Natália Gromicho explica que esta exposição “é o começo de tudo”: “A forma como cada pessoa interpreta as minhas telas, tudo depende do modo de ver. Não quero que ninguém fique indiferente, quero provocar estímulos no público. A arte morre com a indiferença”.

Afrodite, Teatro, Homofobia e Amante são algumas das obras que podem ser vistas na Casa da Cultura da Trofa nesta exposição.

Tendo Picasso o seu grande mestre, a artista diz-se “autodidata” e a obra que mais a marcou ao longo de todo o seu percurso, desde 1995, altura em que começou a pintar, foi uma tela, que como a artista afirma, “resultou do limpar da paleta”. “Nunca se limpa a paleta, mas era nova ainda não sabia que isso”, acrescentou.

Natália Gromicho expôs pela primeira vez em 1996, na Oficina da Cultura de Almada, tendo a presidente de Câmara de Almada, da altura, adquirido um quadro seu. Questionada sobre onde procura inspiração para as suas obras respondeu prontamente “em tudo o que me choca”. Pelas suas telas já passaram interpretações de fenómenos naturais como o Furacão Katrina, ou, mais recentemente, a problemática de Tripoli, na Líbia. Sobre esta temática pintou ao vivo três painéis, durante 11 horas seguidas.

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...