quant
Fique ligado

Ano 2008

Metro do Porto: JMP quer avaliar “ponto por ponto” cumprimento do memorando assinado com governo

Avatar

Publicado

em

metroporto
metroportoA Junta Metropolitana do Porto (JMP) decidiu hoje propor ao Conselho de Administração do Metro do Porto que aprove uma “proposta concreta” para o cumprimento global do Memorando de Entendimento assinado em Maio de 2007 com o governo, onde está prevista a construção da linha da Trofa.
“Não está em causa o que o governo propôs recentemente para o Metro do Porto, mas a necessidade que sentimos de clarificar se se cumpre ou não o memorando”, afirmou o presidente da JMP, Rui Rio.

Nesse sentido, anunciou que vai apresentar na próxima reunião da administração do Metro do Porto, a 12 de Novembro, uma proposta que visa garantir o cumprimento “ponto por ponto” daquele memorando.

Esta proposta foi aprovada por maioria, com 10 votos a favor e três contra, dos autarcas socialistas de Matosinhos, Vila do Conde e Espinho.

A decisão hoje tomada surge depois do ministro das Obras Públicas, Mário Lino, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, e o presidente do Metro do Porto, Ricardo Fonseca, terem afirmado publicamente que o memorando está a ser integralmente cumprido, o que é contestado pela JMP.

“Se o Conselho de Administração votar favoravelmente a proposta, não haverá mais dúvidas quanto à vontade de cumprir o memorando e, nesse mesmo minuto, é colocado um ponto final neste desentendimento”, afirmou Rio.

Pelo contrário, se a proposta da JMP não for votada favoravelmente pela administração do Metro do Porto, cuja maioria dos elementos é indicada pelo governo, “ficará claro que não pretendem cumprir o memorando”.

Na conferência de imprensa realizada no final da reunião da junta metropolitana, Rui Rio reafirmou que o memorando assinado com o governo “está em completo incumprimento”.

O presidente da JMP recordou que “o memorando estabelece prazos, muitos dos quais já estão ultrapassados”.

“Neste memorando, a junta metropolitana cedeu a maioria na administração do Metro do Porto, enquanto o governo se comprometeu a realizar obra calendarizada”, frisou.

O Memorando de Entendimento, assinado a 21 de Maio de 2007, numa cerimónia realizada no Palácio do Freixo, diz respeito à expansão da rede do Metro do Porto.

Nesse sentido, define que o lançamento do concurso de empreitada de construção da Linha de Gondomar (Estádio do Dragão/Venda Nova) deveria ocorrer até Setembro de 2007 e da extensão da Linha Amarela (S. João de Deus/Santo Ovídeo/Cedro) até Janeiro de 2008.

Publicidade

Nenhum destes prazos foi cumprido, mas, neste momento, aguarda adjudicação a empreitada da Linha de Gondomar e está a decorrer o concurso para a extensão da Linha Amarela.

Por outro lado, o memorando estabelece que o lançamento do concurso publico internacional para atribuição, em regime de subconcessão, da construção da segunda fase do Metro do Porto e da exploração e manutenção da totalidade da rede deveria ocorrer até Janeiro de 2008.

O documento acrescenta que, caso seja impossível cumprir este prazo e se preveja um adiamento superior a seis meses, deveriam ser lançados “desde que estejam reunidas todas as condições necessárias”, os concursos para a construção da Linha da Trofa e da Linha da Zona Ocidental do Porto, “no caso de manter o traçado do actual projecto da Linha da Boavista”.

Estes prazos também não foram cumpridos, tendo a Linha da Boavista sido abandonada pelo governo na proposta que apresentou recentemente para a expansão do Metro do Porto.

Na reunião de hoje, a JMP decidiu também “responder positivamente” aos apelos que têm vindo a ser feitos por alguns autarcas da região Norte, que pretendem participar no processo relacionado com a gestão do Aeroporto Sá Carneiro.

“Vamos promover um encontro de carácter informal com os presidentes dos municípios que são capital de distrito na região norte, mais Aveiro e Viseu, para analisar o tipo de envolvimento que poderão ter”, afirmou Rui Rio.

O presidente da JMP frisou, no entanto, que o objectivo principal continua a ser “a defesa da ideia de que o Aeroporto Sá Carneiro deve ter uma gestão autónoma e não condicionada à do novo Aeroporto de Lisboa”.

Lusa
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...