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Ano 2008

Metro até à Trofa em via única

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O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, esteve no Porto e em reunião com a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino e com a nova Comissão Executiva da Metro, liderada por Ricardo Fonseca decidiu a questão da ligação da Linha Verde à Trofa, que deverá avançar na segunda fase do projecto.

   A opção é mais barata e parece ser a opção que mais agrada ao executivo de José Sócrates. A linha do metro entre o ISMAI (Maia) e a Trofa deverá ser inicialmente construída em via simples, ficando reservado um canal para que no futuro, se conclua a obra com mais uma via.

Apesar de mais barata esta solução fará aumentar o tempo de deslocação até Paradela, causando transtorno para a população, com uma viagem mais demorada e menos atractiva.

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, esteve no Porto e em reunião com a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino e com a nova Comissão Executiva da Metro, liderada por Ricardo Fonseca decidiu a questão da ligação da Linha Verde à Trofa, que deverá avançar na segunda fase do projecto, mas ficaram por definir outras ligações que integrarão o concurso público global de construção, de exploração e de manutenção da rede.

O governante falou à imprensa no dia de inauguração do novo troço da Linha Amarela, em Vila Nova de Gaia, e reconheceu os atrasos nas obras e não prometeu que o concurso global seja lançado no próximo mês. No entanto, este atraso não deverá interferir com as linhas Maia-Trofa e a da Boavista, que estão em concursos separados. Se esta data também não for respeitada, Mário Lino afirmou que terá que se avaliar a legitimidade de se realizar concursos separados para as referidas linhas.

Entretanto, os estudos sobre a segunda fase de desenvolvimento do projecto do metro, desenvolvidos pelas equipas de Álvaro Costa e Paulo Pinho, docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, vão ser alvo de um aprofundamento solicitado pelo novo Conselho de Administração da Metro, que passa pela definição pormenorizada do traçado da Linha da Boavista. Os responsáveis esperam que em Julho já seja possível indicar as linhas que avançarão no concurso global da segunda fase da rede e se haver algum adiamento.

A linha de Gondomar, entre o Estádio do Dragão e a Venda Nova, em Rio Tinto, é a única com arranque garantido e adjudicação será efectuada no próximo mês. Ainda em Junho será lançado o concurso público para o pequeno troço da linha Amarela que chega a Santo Ovídio.

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A Empresa do Metro vai ainda investir mais 2,3 milhões de euros para pôr a circular os tram-train, viaturas mais rápidas e com capacidade para mais passageiros, em Setembro deste ano na Linha Vermelha (B) que liga o Porto a Vila do Conde e à Póvoa de Varzim.

Outro concurso público foi lançado para o fornecimento e a instalação de equipamentos e de sistemas para ajuste da rede eléctrica de tracção da Metro, para as composições Flexity Swift na Linha Azul (A), Vermelha (B), Verde (C) e Violeta (E).

Sublinhe-se que a empresa já interviu no Parque de Manutenção e Oficinas em Matosinhos (Guifões), para dotá-lo de capacidade para receber os 30 tram-train. Estes veículos podem ser utilizados em toda a rede, mas foram especialmente concebidos para servir os percursos mais longos, a ligação à Póvoa e, futuramente, à Trofa. A sua aquisição e manutenção por um período de cinco anos terá o custo de cerca de 115 milhões de euros.

PCP critica a posição do Governo

Em comunicado enviado às redações a DORP- Direcção Organização Regional do Norte do Partido Comunista Português mostra-se preocupada com as noticias "publicadas nos Órgãos de Comunicação Social que adiantam a intenção do Governo em não permitir a construção da Linha até à Trofa em via dupla. Esta possibilidade, para a qual já há muito tínhamos alertado, não leva em conta o conteúdo do estudo que a Metro do Porto realizou no primeiro trimestre de 2006 e no qual comprovavam a necessidade da duplicação da via, bem como a potencialidade de atracção de utentes".

O PCP vai mais longe e recorda que "há quase uma década que a população da Trofa foi privada de um meio de transporte, o comboio, e desde então tem sido (mal) servida pelo transporte alternativo (autocarros) e mesmo assim, são contabilizadas cerca de 15 mil validações mensais".

Os responsáveis da DORP alertam "ainda para o facto de, no caso da não duplicação da linha, ficar em causa a sua própria rentabilidade pelo facto de passar a demorar mais de uma hora a ligação ao Porto, quando o Comboio faz o percurso Trofa-Porto em 30 minutos".

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O PCP acusa ainda o Governo de desenvolver uma política "discriminatória para com a região do Porto" acusando ainda a Junta Metropolitana do Porto de "passividade cúmplice" e que " de cedência em cedência, vai abandonando por completo o seu papel na defesa do desenvolvimento sustentado da Área Metropolitana do Porto".

O NT ouviu Bernardino Vasconcelos presidente da autarquia que assegurou "não vai faltar firmeza nem à Trofa nem à Camara para defender a vinda do Metro até à Trofa, nas condições previstas no acordo firmado no ano passado entre o Ministro das Obras Publicas e a Junta Metropolitana do Porto". Vasconcelos garantiu que na ultima sexta-feira na reunião da Junta Metropolitana houve unanimidade na defesa das linhas previstas no acordo" onde se insere a Linha até à Trofa..

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Ano 2008

Cinco mulheres atropeladas, duas em estado grave

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 Dois feridos graves e três ligeiros é o balanço de um acidente de viação, esta segunda-feira, junto à empresa Ricon, em Ribeirão. O condutor do veículo terá ligado ao sogro a pedir auxílio, abandonando depois o local do sinistro, visivelmente transtornado. As mulheres já não correm risco de vida.

 José Marcelino nem queria acreditar no que viu quando regressou de uma tarde de pescaria. “Quando me aproximei do meu carro, que tinha ficado estacionado no sentido Ribeirão/EN14, vi que estava virado em sentido contrário e só quando cheguei perto da viatura me apercebi do que tinha acontecido. Tinha o carro com a parte lateral esquerda completamente desfeita”, adiantou ao NT, José Marcelino ainda mal refeito do susto.

O proprietário do Opel Vectra ainda estava incrédulo com os contornos deste acidente. “Ouvi sirenes enquanto estava a pescar mas como tinha o meu carro bem estacionado nunca pensei que a minha viatura estivesse envolvida”, adiantou.

O palco do acidente foi a Avenida da Indústria, perto da empresa têxtil Ricon, envolvendo três viaturas ligeiras e, segundo o NT conseguiu apurar, resultou de “uma colisão lateral entre dois ligeiros seguida de despiste e atropelamento de cinco peões”, adiantou fonte da Brigada de Trânsito de Braga, que esteve no local.

Alegadamente, as duas viaturas seguiam no mesmo sentido: “Uma das viaturas ia estacionar e a outra tocou-lhe, despistou-se e atropelou as pessoas que iam na berma, batendo ainda numa terceira viatura que estava estacionada. De acordo com a Brigada, trata-se de uma zona sem passeio, mas os peões “circulavam do lado correcto da estrada, com o trânsito de frente”. Os veículos seguiam no sentido poente-nascente, em direcção à EN14.

O acidente terá acontecido às 12.50 horas quando as vítimas, com idades entre os 30 e os 45 anos, regressavam ao trabalho após a hora de almoço. Segundo o NT conseguiu apurar, duas das mulheres são residentes na Trofa e as outras três serão de Ribeirão.

As vítimas foram transportadas para o Hospital S. Marcos em Braga e para o Centro Hospitalar do Médio Ave, unidade de Famalicão.

A mulher de 34 anos de idade, residente na cidade da Trofa, está estável e internada em Braga e segundo um familiar contactado pelo NT, “sofreu fracturas nas duas pernas, num braço e na bacia, apresentando ainda costelas partidas com perfuração dos pulmões, mas não corre riscos de vida”, adiantou. A vítima esteve consciente e contou aos familiares como tudo aconteceu: “Estava a chover, o veículo seguia em direcção à EN 14, estava a ultrapassar um outro que se encontrava parado, acabando por embater no veículo, abalroando ainda uma segunda viatura, e acabou por colher as cinco funcionárias da Ricon”.

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Outra das vítimas, que se encontra internada no Hospital de S. Marcos, apresenta lesões na coluna.

O condutor do veículo, que ficou “transtornado com o acidente”, abandonou o local “com medo que lhe batessem”, segundo confirmou a esposa, garantindo que ele ia entregar-se às autoridades.

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Ano 2008

Campeonato nacional é objectivo a alcançar

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Juniores do Trofense lideram campeonato

 Todas as equipas dos diferentes escalões do Clube Desportivo Trofense aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital.

 O frio que se sente no Complexo de Paradela nesta altura do ano não é obstáculo para os jovens que integram os escalões do Clube Desportivo Trofense. O sonho de um dia chegar ao patamar mais alto do futebol faz com que os poucos graus centígrados sejam esquecidos e a bola torna-se no único acessório de valor para os pequenos craques em altura de treinos e jogos.

Com a nova direcção liderada por Rui Silva, o departamento de futebol do Trofense modificou estratégias e delineou novas metas, numa clara aposta na formação para conferir ao clube expressividade na captação de jovens talentos. Todas as equipas dos diferentes escalões aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital, com quatro pontos de avanço sobre o segundo classificado, Paços de Ferreira. Todos alimentam o sonho de qualquer jovem no seu lugar: serem chamados para integrar o plantel sénior da equipa.

Jorge Gonçalves é o treinador da equipa há três anos. Já tinha integrado o departamento de formação noutra altura e depois de um período em que experimentou outros clubes decidiu “aceitar o convite do coordenador Jorge Maia” para abraçar um projecto de quatro anos, que está “a correr conforme o planeado”, afirmou em entrevista exclusiva ao NT/TrofaTv.

Os dois primeiros anos serviram para “criar condições para tornar a equipa competitiva”, no sentido de atingir a subida aos nacionais. “Esse é o patamar onde os jogadores poderão evoluir melhor”, referiu.

O projecto não abrangeu apenas o escalão júnior e os resultados de um trabalho “árduo” começam a notar-se: “Neste momento, nas camadas jovens, os juniores estão em primeiro lugar, os juvenis estão em terceiro lugar a um ponto do segundo, os iniciados estão em segundo lugar e os infantis ocupam o terceiro lugar”.

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Actualmente a ocupar, confortavelmente a liderança, os jogadores desfrutam do sucesso “confiantes no seu valor”. No entanto, há necessidade de “equilibrar as mentalidades para que eles não se deslumbrem”, adiantou Jorge Gonçalves que reforçou o facto dos feitos de hoje “serem fruto de um trabalho de três anos”.

O técnico considera que os resultados positivos são fruto da sintonia entre o departamento de formação e a direcção do clube e sabe que Tulipa, treinador da equipa sénior, está atento ao trabalho desenvolvido pelos juniores. “Existe uma grande comunicação entre o departamento e a equipa técnica profissional. Sei que (Tulipa) já veio ver um ou dois jogos da equipa e alguns juniores têm ido treinar com os seniores com alguma regularidade. Integraram, aliás, o jogo da Liga Intercalar e fizeram uma boa figura, com um excelente desempenho”, acrescentou.

O treinador acredita nas capacidades dos jovens para poderem fazer parte do plantel sénior, mas não esquece que “existem muitos outros factores, como estar no sítio certo no momento certo, a posição do jogador ou se o treinador estiver mais necessitado e também há o aspecto da coragem para o fazer”.

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