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Ano 2008

Mercado louco, O assunto é incontornável.

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Todos os dias os portugueses são bombardeados com notícias relativas à subida do preço do petróleo nos mercados internacionais e a consequente subida dos preços da gasolina e do gasóleo.

   A verdade é que este é um problema que afecta a economia mundial.

Depois de subidas sucessivas, os portugueses começam a desesperar e a constatar que os limites para a subida parecem não existir.

O secretário-geral da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) diz que o mercado do petróleo está "louco".

O mercado esta louco e os portugueses enlouquecidos!

E não é para menos, os aumentos reflectem-se nos preços de bens e serviços, os orçamentos das famílias é cada vez menor e as despesas com os combustíveis estão a tornar-se incomportáveis, as empresas acusam enormes despesas com os veículos e muitas entram em crise, os pescadores ameaçam parar com as idas ao mar, os agricultores ponderam abandonar os tractores e voltar a utilizar os animais para trabalhar na agricultura, a TAP aumenta o preço dos bilhetes e muito mais, o que demonstra que todos sofrem com estes aumentos.

Muito se especula sobre as causas e as medidas para controlar os preços, muitos aproveitam para a natural demagogia politica, mas a verdade é que soluções parecem não estar à vista.

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E o que nos resta fazer?

Esperar?

Fazer boicotes ao abastecimento em algumas marcas de combustíveis?

Protestar?

Sim.

Mas sobretudo poupar e procurar alternativas energéticas.

Cada vez mais a escolha do meio de transporte é crucial para o equilíbrio do orçamento familiar, importa fazer as contas do combustível, do estacionamento, do desgaste do carro, da manutenção e sempre que houver a hipótese, preferir utilizar os transportes públicos e deixar o carro em casa.

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Se a distância for curta optar por deslocar-se a pé ou de bicicleta, além de ser mais saudável e mais ecológico e é de graça.

Outra solução cada vez mais utilizada é a de se organizarem e partilhar o carro e a viagem. Se tiver um colega de trabalho vizinho aproveite para partilhar o automóvel e as despesas em combustível. Desta forma, para além de tornar as suas viagens mais económicas, irá contribuir para um melhor ambiente.

Planeie as suas viagens com rigor, modere a velocidade, evite ligar o ar condicionado e elimine cargas desnecessárias no veículo e conseguirá alguma poupança no combustível.

Para terminar, opte por abastecer em estações de serviço, com os preços mais baixos, porque existem de facto diferenças consideráveis, que podem fazer a diferença.

Mas à parte destas medidas que devemos praticar já hoje, há outras de extrema importância que devemos considerar.

O momento é crucial e temos que definitivamente evitar os combustíveis fósseis e recorrer cada vez mais ao uso de energias renováveis.

Cerca de 85% da energia consumida em Portugal é importada e de origem fóssil (petróleo, carvão e gás natural), o que demonstra a nossa grande dependência energética do exterior, com implicações ao nível estratégico e do desenvolvimento económico nacional e da competitividade das nossas empresas e do orçamento das famílias portuguesas.

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Além disso os combustíveis fósseis provocam importantes impactes ambientais, nomeadamente as alterações climáticas, poluição do ar, água e solo e consequentemente na qualidade de vida das populações.

No entanto, Portugal dispõe de vastos recursos energéticos renováveis (solar, hídrica, eólica, biomassa, energia das ondas, etc.), que são essenciais para suportar qualquer crise energética que venha a acontecer no mundo, e que, na verdade todos nós já a sentimos.

Por isso será necessário e urgente a curto prazo ultrapassar algumas barreiras não técnicas, designadamente: a falta de investimento neste sector das energias renováveis (embora o governo reconheça já esta necessidade e tenha já inclusive avançado com muitas medidas no sentido de impulsionar a sua utilização), o pouco conhecimento dos benefícios económicos e ambientais destas energias por parte do grande publico e dos decisores e a falta de informação credível sobre o mercado das tecnologias energéticas.

Os nossos bolsos agradecem, o ambiente e as gerações futuras.

 

 

Teresa Fernandes

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Ano 2008

Cinco mulheres atropeladas, duas em estado grave

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 Dois feridos graves e três ligeiros é o balanço de um acidente de viação, esta segunda-feira, junto à empresa Ricon, em Ribeirão. O condutor do veículo terá ligado ao sogro a pedir auxílio, abandonando depois o local do sinistro, visivelmente transtornado. As mulheres já não correm risco de vida.

 José Marcelino nem queria acreditar no que viu quando regressou de uma tarde de pescaria. “Quando me aproximei do meu carro, que tinha ficado estacionado no sentido Ribeirão/EN14, vi que estava virado em sentido contrário e só quando cheguei perto da viatura me apercebi do que tinha acontecido. Tinha o carro com a parte lateral esquerda completamente desfeita”, adiantou ao NT, José Marcelino ainda mal refeito do susto.

O proprietário do Opel Vectra ainda estava incrédulo com os contornos deste acidente. “Ouvi sirenes enquanto estava a pescar mas como tinha o meu carro bem estacionado nunca pensei que a minha viatura estivesse envolvida”, adiantou.

O palco do acidente foi a Avenida da Indústria, perto da empresa têxtil Ricon, envolvendo três viaturas ligeiras e, segundo o NT conseguiu apurar, resultou de “uma colisão lateral entre dois ligeiros seguida de despiste e atropelamento de cinco peões”, adiantou fonte da Brigada de Trânsito de Braga, que esteve no local.

Alegadamente, as duas viaturas seguiam no mesmo sentido: “Uma das viaturas ia estacionar e a outra tocou-lhe, despistou-se e atropelou as pessoas que iam na berma, batendo ainda numa terceira viatura que estava estacionada. De acordo com a Brigada, trata-se de uma zona sem passeio, mas os peões “circulavam do lado correcto da estrada, com o trânsito de frente”. Os veículos seguiam no sentido poente-nascente, em direcção à EN14.

O acidente terá acontecido às 12.50 horas quando as vítimas, com idades entre os 30 e os 45 anos, regressavam ao trabalho após a hora de almoço. Segundo o NT conseguiu apurar, duas das mulheres são residentes na Trofa e as outras três serão de Ribeirão.

As vítimas foram transportadas para o Hospital S. Marcos em Braga e para o Centro Hospitalar do Médio Ave, unidade de Famalicão.

A mulher de 34 anos de idade, residente na cidade da Trofa, está estável e internada em Braga e segundo um familiar contactado pelo NT, “sofreu fracturas nas duas pernas, num braço e na bacia, apresentando ainda costelas partidas com perfuração dos pulmões, mas não corre riscos de vida”, adiantou. A vítima esteve consciente e contou aos familiares como tudo aconteceu: “Estava a chover, o veículo seguia em direcção à EN 14, estava a ultrapassar um outro que se encontrava parado, acabando por embater no veículo, abalroando ainda uma segunda viatura, e acabou por colher as cinco funcionárias da Ricon”.

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Outra das vítimas, que se encontra internada no Hospital de S. Marcos, apresenta lesões na coluna.

O condutor do veículo, que ficou “transtornado com o acidente”, abandonou o local “com medo que lhe batessem”, segundo confirmou a esposa, garantindo que ele ia entregar-se às autoridades.

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Ano 2008

Campeonato nacional é objectivo a alcançar

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Juniores do Trofense lideram campeonato

 Todas as equipas dos diferentes escalões do Clube Desportivo Trofense aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital.

 O frio que se sente no Complexo de Paradela nesta altura do ano não é obstáculo para os jovens que integram os escalões do Clube Desportivo Trofense. O sonho de um dia chegar ao patamar mais alto do futebol faz com que os poucos graus centígrados sejam esquecidos e a bola torna-se no único acessório de valor para os pequenos craques em altura de treinos e jogos.

Com a nova direcção liderada por Rui Silva, o departamento de futebol do Trofense modificou estratégias e delineou novas metas, numa clara aposta na formação para conferir ao clube expressividade na captação de jovens talentos. Todas as equipas dos diferentes escalões aceitaram o desafio de atingir os nacionais e os resultados começam a aparecer. Actualmente todas ocupam os primeiros três lugares do campeonato, e em posição privilegiada surgem os juniores, que lideram a 1ª divisão distrital, com quatro pontos de avanço sobre o segundo classificado, Paços de Ferreira. Todos alimentam o sonho de qualquer jovem no seu lugar: serem chamados para integrar o plantel sénior da equipa.

Jorge Gonçalves é o treinador da equipa há três anos. Já tinha integrado o departamento de formação noutra altura e depois de um período em que experimentou outros clubes decidiu “aceitar o convite do coordenador Jorge Maia” para abraçar um projecto de quatro anos, que está “a correr conforme o planeado”, afirmou em entrevista exclusiva ao NT/TrofaTv.

Os dois primeiros anos serviram para “criar condições para tornar a equipa competitiva”, no sentido de atingir a subida aos nacionais. “Esse é o patamar onde os jogadores poderão evoluir melhor”, referiu.

O projecto não abrangeu apenas o escalão júnior e os resultados de um trabalho “árduo” começam a notar-se: “Neste momento, nas camadas jovens, os juniores estão em primeiro lugar, os juvenis estão em terceiro lugar a um ponto do segundo, os iniciados estão em segundo lugar e os infantis ocupam o terceiro lugar”.

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Actualmente a ocupar, confortavelmente a liderança, os jogadores desfrutam do sucesso “confiantes no seu valor”. No entanto, há necessidade de “equilibrar as mentalidades para que eles não se deslumbrem”, adiantou Jorge Gonçalves que reforçou o facto dos feitos de hoje “serem fruto de um trabalho de três anos”.

O técnico considera que os resultados positivos são fruto da sintonia entre o departamento de formação e a direcção do clube e sabe que Tulipa, treinador da equipa sénior, está atento ao trabalho desenvolvido pelos juniores. “Existe uma grande comunicação entre o departamento e a equipa técnica profissional. Sei que (Tulipa) já veio ver um ou dois jogos da equipa e alguns juniores têm ido treinar com os seniores com alguma regularidade. Integraram, aliás, o jogo da Liga Intercalar e fizeram uma boa figura, com um excelente desempenho”, acrescentou.

O treinador acredita nas capacidades dos jovens para poderem fazer parte do plantel sénior, mas não esquece que “existem muitos outros factores, como estar no sítio certo no momento certo, a posição do jogador ou se o treinador estiver mais necessitado e também há o aspecto da coragem para o fazer”.

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