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Edição 765

Mercadona investiu 500 milhões na produção nacional

Mais de 900 fornecedores e 500 milhões de euros em compras na economia nacional. Os números são da Mercadona e foram dados a conhecer a 26 de abril, Dia da Produção Nacional.

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Mais de 900 fornecedores e 500 milhões de euros em compras na economia nacional. Os números são da Mercadona e foram dados a conhecer a 26 de abril, Dia da Produção Nacional.

O retalhista tem vindo a aumentar o volume de compras a fornecedores nacionais, com maior prevalência naqueles que representam o setor primário.
Desde 2019, ano em que abriu as primeiras lojas, “passou de um investimento de 217 milhões de euros para os atuais 500 milhões, representando um aumento de 130% em quase três anos”.
Este é o resultado da aposta na Cadeia Agroalimentar Sustentável, que contribui para a criação de “relações estáveis, de compromisso e a longo prazo” com os fornecedores, ao mesmo tempo que garante “os produtos mais frescos e com a máxima qualidade aos chefes (clientes)”.
Pelas prateleiras dos frescos da Mercadona, pode ver-se (e cheirar) a pera rocha do Oeste, a laranja do Algarve, o queijo dos Açores e o borrego alentejano e estes são só alguns dos muitos exemplos que pululam nos 30 supermercados que já existem em Portugal. Até ao fim do ano, está prevista a abertura de mais uma dezena de lojas.
“Esta aposta na produção nacional permite uma maior frescura dos nossos produtos e, consequentemente mais qualidade. Tem sido um caminho longo e um trabalho conjunto pois temos trabalhado com excelentes fornecedores que se têm adaptado e melhorado os seus processos de maneira a oferecer o produto com os critérios pedidos pelos ‘chefes’ da Mercadona”, sublinhou Pedro Barraco, diretor de Cadeia Agroalimentar da Mercadona em Portugal.

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Retalhista colabora com a CAP e adere ao “Portugal Sou Eu”

A Mercadona tem como objetivo conjugar esforços e partilhar conhecimentos que contribuam para a modernização, produtividade e prosperidade em toda a cadeia agroalimentar e foi, neste sentido, que ainda este ano deu importante passo assinando, em 2021, um acordo de colaboração com a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, para dinamizar a produção nacional e reconhecer o trabalho diário de milhares de agricultores, fazendo com que desenvolvam a sua atividade criando um impacto positivo no setor.
O acordo, recentemente renovado por um ano mais, visa também a adesão da Mercadona à iniciativa “Portugal Sou Eu”, do Ministério da Economia, para dinamização e valorização da oferta nacional e da qual a Mercadona participa com uma ampla oferta de produtos, como o leite de origem portuguesa, produzido pelo Grupo Lactalis – Parmalat, ou o Pão de Ló, produzido pela Confeitara Alvorada, em Guimarães.

Mercadona em Portugal

Com a abertura de mais nove lojas em 2021, nos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viana do Castelo, a empresa atingiu um volume de vendas de 415 milhões de euros e pagou 62 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia. Além disso, finalizou o ano com uma equipa de 2500 colaboradores e um investimento de 110 milhões de euros.
Com o objetivo de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, a Mercadona aumentou, as doações a cantinas sociais, bancos alimentares e outras instituições de solidariedade social, tendo doado um total de 1.400 toneladas de bens essenciais em território nacional, o ano passado.
A empresa prevê investir 150 milhões de euros em Portugal em 2022, com a abertura de mais dez lojas, chegando assim a cinco novos distritos: Viseu, Leiria, Santarém, Setúbal e Lisboa.

Linha de apoio

A Mercadona criou uma nova linha telefónica de Apoio ao Cliente. O 800 500 220 é um serviço gratuito, disponível de segunda a domingo, das 07:00h às 22:30h, 365 dias por ano e que conta com uma equipa de 85 colaboradores.
Esta nova linha de Apoio ao Cliente mantém o objetivo de ouvir os “Chefes” para poder oferecer soluções ágeis e eficazes, continuar a definir produtos e a melhorá-los, a inovar nas lojas e nos serviços, responder a dúvidas, ou simplesmente para sugestões ou reclamações. Podem ainda contactar este serviço gratuito de atendimento para qualquer dúvida relacionada com Ofertas de Emprego, apoio nas candidaturas ou sobre a política de Recursos Humanos da empresa.
Ao uniformizar esta linha de Apoio ao Cliente, eliminando mais tarde os números que anteriormente existiam, um para Portugal e outro para Espanha, a Mercadona torna ainda mais fácil a comunicação com os clientes, adaptando o atendimento a cada país, independente do lado da fronteira em que se encontrem. Em 2021, e com recurso a este serviço, a empresa conseguiu responder a mais de 230.000 consultas, nos dois países.
Da mesma forma, além desta linha de Apoio ao Cliente, os “Chefes” podem também entrar em contacto com a Mercadona através de outros canais de comunicação disponíveis na secção de Apoio ao Cliente, em mercadona.pt, tais como o formulário de perguntas, o correio eletrónico para sugestões, as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn).

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