quant
Fique ligado

Edição 502

Livro Ecos do Inconsciente “mexe com o ser humano”

Avatar

Publicado

em


Estruturas sentimentais, quebram com o vento da ausência. Estar na soberania tempo, ter que ir, ter que ficar, ter que partir, ter que ver partir, tudo faz parte de um ciclo que nos esmaga qualquer tipo de bom senso. Perdemos o sentido de orientação, na certeza do nada. Sentir o presente como um hoje, e não como um dia”. Ecos do Inconsciente é o segundo livro de poesia que o trofense Hélder Castro escreveu e lançou na noite de sábado, 13 de dezembro, na Academia Municipal.
Perante uma sala cheia – o que nem sempre acontece em atividades culturais -, foram lidos alguns excertos desta obra poética, que aborda diversos temas, como a “natureza, a grave crise em que estamos, o amor, a saudade e a morte”. Em entrevista ao NT, o autor, Hélder Castro, afirmou que este livro é um complemento de “Silêncio Poético”, mas “mais duro, mais cru e mais verdadeiro”, em que “as pessoas se identificam mais”.
Quanto à sua paixão pela poesia, o trofense não sabe explicar o “porquê de escrever poesia”, nem de onde vem a inspiração. “Se calhar é um bocadinho o meu inconsciente a trabalhar”, explicou.
Hélder contou que há familiares e amigos que duvidam que escreva poesia, uma vez que é “muito brincalhão”. “O meu pai não se acreditava que escrevia poesia, mostrei-lhe o livro e ele pensava que não era meu. Não associam a minha personalidade com o facto de escrever, mas acho que uma coisa não influencia a outra”, completou.
Quando questionado sobre os poemas preferidos, o trofense referiu que tem “vários que mexem com o ser humano”, como é o caso de dois que dedica à avô e à mãe, que, para si, “é muito forte”. “Gosto muito de escrever poesia e se me pedirem para fazer alguma dedicatória é das coisas que mais gosto”, denotou, recordando que já lhe pediram no “Facebook para escrever uma dedicatória”, através de “uma fotografia e de informações sobre essa pessoa”. “Gosto de imaginar e escrever”, concluiu.
“Ecos do Inconsciente” já está à venda no Chiado Editora e Bertrand, pelo custo de nove euros. O livro também pode ser adquirido através da página oficial de Facebook do autor.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...