

Edição 475
Lanche solidário angaria fundos para um canil sobrelotado
A AUAUA dinamizou um lanche solidário para angariar fundos para alimentar e pagar tratamentos médicos aos animais que ocupam o canil municipal.
“Nunca” o canil municipal esteve numa situação tão preocupante. Quem o diz é Sílvia Coutinho, presidente da Associação Um Animal Um Amigo, que alertou para o facto de o espaço estar “sobrelotado”. São 80 animais que vivem enjaulados, 70 dos quais cães que já convivem em grande número no mesmo espaço. A informação foi dada na tarde de domingo, durante o lanche solidário que a coletividade promoveu, a fim de angariar fundos para o tratamento dos animais.
“Foram poucos, mas bons” os que apareceram para o lanche, que foi sugerido por um voluntário e bem acolhido pelos restantes elementos da direção. “Precisamos muito de dinheiro. Neste momento, os donativos são muito escassos e insuficientes para os tratamentos clínicos que os animais têm precisado”, explicou Sílvia Coutinho.
As clínicas “têm ajudado bastante” ao receberem os animais e permitirem que a AUAUA vá pagando aos poucos, mas a conta está a crescer a tornar-se insuportável. “Quando levamos um animal para ser tratado, rezamos para que as contas não sejam pesadas. Não temos tido apoio de ninguém nem mesmo de empresas”, acrescentou.
A alimentação é outra das necessidades do canil. Apesar de contar com o apoio da Sorgal – empresa do grupo Soja de Portugal – “de seis em seis meses”, é necessário alimentar não só os animais que estão no canil como os que estão na rua. “A ração começa a escassear”, afiançou.
Perante as necessidades, que a cada dia que passa se agudizam, a AUAUA tem encetado esforços para angariar fundos. Atualmente, tem uma loja na Rua Camilo Castelo Branco, em S. Martinho de Bougado, onde existem animais para adoção e artigos para venda.
Para o dia 25 de junho, a AUAUA vai promover uma tarde com passeios a cavalo a todos os interessados, numa iniciativa organizada em conjunto com uma escola do Castêlo da Maia.
Mas o apelo surge sempre, agora de forma mais desesperada: “Ajudem-nos, com alguns donativos e, se puderem, adotem um animal. Eles precisam mesmo de ser retirados do canil, alguns estão há muitos anos dentro de uma jaula e isto não é vida para eles”.
Edição 475
Banco de Livros Escolares de Famalicão empresta manuais

“Estão criadas as condições para que, a partir deste momento, as crianças mais carenciadas do concelho de Vila Nova de Famalicão que frequentam o ensino obrigatório tenham acesso mais facilitado a manuais escolares gratuitamente”. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, definiu “a importância” do Banco de Livros Escolares, que vai permitir o seu acesso gratuito a todas as crianças do 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário.
Edição 475
Correio do leitor: Eleições Europeias – É hora do PS acordar

No momento em que escrevo, o dia a seguir ao ato eleitoral, entendo que o resultado das eleições europeias é um grande conjunto de interrogações que obriga à reflexão dos cidadãos dos diferentes países. Num espaço europeu em que teoricamente todos os países se devem empenhar na sua consolidação, assistimos aos mais contraditórios resultados, de que a vitória da extrema-direita em França e da extrema-esquerda na Grécia são apenas os casos mais elucidativos.
-
Trofa1 semana atrás
Homem detido após ameaçar com arma de fogo em restaurante
-
Região1 semana atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio de grandes dimensões na Trofa
-
Edição 7672 semanas atrás
Mc’Donalds expõe trabalhos artísticos de funcionária
-
Trofa1 semana atrás
Burlão que se fez passar por falso padre no Coronado voltou a atacar, fazendo-se passar por juiz
-
Trofa1 dia atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa1 semana atrás
S. João de Guidões está de volta! Há noitada com os Irmãos Cardoso e majestosa procissão no dia 24
-
Edição 7671 semana atrás
Memórias e Histórias da Trofa: O embrião da industrialização