

Edição 475
Incêndio em armazém da Pneus D. Pedro V (c/ vídeo)
Empresa Pneus D. Pedro V, em S. Martinho de Bougado, testou procedimentos do plano de segurança interno, através de um simulacro de um incêndio no armazém da secção dos óleos.
Às 16.15 horas do dia 22 de maio (quinta-feira) soou o telefone da central dos Bombeiros Voluntários da Trofa (BVT), onde foi comunicado um incêndio num dos armazéns da empresa Pneus D. Pedro V, situada na Rua D. Pedro V, em S. Martinho de Bougado.
De imediato, o centralista avisou os elementos das equipas para “se fardarem para um incêndio industrial” e para o “chefe entrar em contacto com a central”. De forma apressada, os elementos prepararam-se e deslocaram-se para o local, onde encontraram “um incêndio no armazém na secção dos óleos”, bem como “uma vítima que estava a ser socorrida pela equipa de segurança da empresa” e outra que estava “desaparecida dentro dos armazéns”, tendo ambas sido “assistidas no teatro de operações”.
Tudo não passou de um simulacro pela empresa para testar a resposta dos meios de socorro. Octávio Azevedo, sub-chefe dos BVT, afirmou que os “simulacros são importantes para as empresas”, mas também para os soldados da paz para terem “conhecimento da área, ajudando a perceber quais os problemas que as empresas têm”, como “no caso de armazéns, tipo de material e a estrutura em si”, e a “pô-los à prova em tempo real”. O sub-chefe avançou que se “todas as empresas do concelho fizessem este tipo de simulacros” iam “ajudar muito” os bombeiros. No simulacro, que demorou cerca de uma hora, participaram 12 elementos e quatro viaturas da corporação dos bombeiros da Trofa.
Para o gerente comercial da Pneus D. Pedro V, Domingos Tinoco, o simulacro “correu muito bem”, tendo enumerado que “os bombeiros foram muito competentes”, assim como a sua “equipa que se portou muito bem”. “Foi um evento muito bom e apetecível e vou fazê-lo mais vezes. Apercebi-me que isto realmente faz sentido e faz falta para a segurança. Foi uma boa experiência e é bom relembrar, porque a formação, feita em papel, não é igual à realidade, com as pessoas e com os carros”, garantiu.
Já Eduardo Gouveia, da Redifogo, asseverou que “é importante e obrigatório” a realização de simulacros em todas as empresas. Mas, antes, é necessário ser feito “um plano de segurança interno ou medidas de autoprevenção”, finalizando com “este tipo de evento”, que pode ser “um cenário de um incêndio, de uma intrusão ou de uma ameaça de bomba”. “Depois de as medidas de autoprevenção estarem aprovadas, as empresas podem contactar as entidades externas, desde a Proteção Civil Municipal até aos Bombeiros, GNR ou a Polícia para colaborar neste tipo de eventos”, explicou.
Eduardo Gouveia elucidou que o simulacro serve para “rotinar procedimentos da equipa da emergência interna”, que fazem parte do plano de segurança interno, e para “os bombeiros conhecerem o interior de unidades como esta, que é de risco”.
Edição 475
Banco de Livros Escolares de Famalicão empresta manuais

“Estão criadas as condições para que, a partir deste momento, as crianças mais carenciadas do concelho de Vila Nova de Famalicão que frequentam o ensino obrigatório tenham acesso mais facilitado a manuais escolares gratuitamente”. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, definiu “a importância” do Banco de Livros Escolares, que vai permitir o seu acesso gratuito a todas as crianças do 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário.
Edição 475
Correio do leitor: Eleições Europeias – É hora do PS acordar

No momento em que escrevo, o dia a seguir ao ato eleitoral, entendo que o resultado das eleições europeias é um grande conjunto de interrogações que obriga à reflexão dos cidadãos dos diferentes países. Num espaço europeu em que teoricamente todos os países se devem empenhar na sua consolidação, assistimos aos mais contraditórios resultados, de que a vitória da extrema-direita em França e da extrema-esquerda na Grécia são apenas os casos mais elucidativos.
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido após ameaçar com arma de fogo em restaurante
-
Região1 semana atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio de grandes dimensões na Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Burlão que se fez passar por falso padre no Coronado voltou a atacar, fazendo-se passar por juiz
-
Trofa4 dias atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa2 semanas atrás
S. João de Guidões está de volta! Há noitada com os Irmãos Cardoso e majestosa procissão no dia 24
-
Edição 7682 dias atrás
Procuram-se figurantes para procissão da Senhora das Dores
-
Edição 7672 semanas atrás
Memórias e Histórias da Trofa: O embrião da industrialização