quant
Fique ligado

Ano 2010

Jovens caminharam pela prevenção

Avatar

Publicado

em

 

A ASAS (Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso) promoveu a iniciativa Caminhada pela Prevenção com alunos da Escola EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques, que alertaram sobre a importância da prevenção para combater a toxicodependência.

“Vicia-te só na tua energia” foi uma das mensagens que os alunos da Escola EB 2/3 Napoleão Sousa Marques quiseram passar durante a Caminhada Pela Prevenção, uma actividade promovida pelas ASAS e enquadrada no âmbito do projecto “O valor do optimismo 2010!”, integrado no Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências (PMPPT). A iniciativa decorreu no dia 16 de Junho e percorreu algumas das ruas que ligam aquele estabelecimento de ensino à rotunda do Catulo, passando pela Igreja Matriz da Trofa.

Publicidade

Foram centenas as crianças que caminharam sob o sol quente da tarde para mostrar a todos a importância da prevenção no combate à toxicodependência. Maria do Céu Brandão, directora dos Serviços Sociais da ASAS, explicou ao NT que esta caminhada foi “o culminar do trabalho desenvolvido com a turma 7ºD sobre as toxicodependências”. “Esta turma e esta escola mostraram à comunidade o trabalho que foi desenvolvido durante o ano na óptica da prevenção da toxicodependência, não só nas turmas com que trabalhámos directamente, mas em toda comunidade educativa”, ressalvou.

A responsável da ASAS sublinhou que, actualmente, o consumo de drogas “começa cada vez mais cedo”, pelo que é necessário “trabalhar com público mais jovem”. De acordo com Maria do Céu Brandão, um estudo revelou que na Trofa “mais de 800 jovens, entre os 15 e os 25 anos, já consumiram substâncias ilícitas”. Além disso, “muitos desses jovens têm no seu círculo relacional próximo pessoas que consomem álcool de forma abusiva, que fumam muito ou que consomem outro tipo de substancias”, pelo que “a temática em si não lhes é propriamente desconhecida”, lamentou. Com este trabalho, a associação, que trabalha em parceria com a Câmara Municipal da Trofa, pretende alertar para as consequências do consumo de substâncias ilícitas, não só a nível da saúde, mas também do ponto de vista social e familiar.

Habitualmente, a ASAS trabalha com a EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques, que “tem sido bastante receptiva e um parceiro excelente”, frisou a directora dos Serviços Sociais da associação.

O Gabinete de Saúde da escola é o que acompanha mais de perto as crianças e os jovens, logo, trabalha mais directamente com a ASAS. Ana Maria Ribeiro é a responsável do gabinete e confessou que, para a escolha da turma que integrou o projecto “O valor do optimismo 2010”, contribuíram as suas características e foi a própria a reconhecer que “seria melhor ter a ajuda de alguém para lidar com os alunos”.

Apesar de não ter estado presente na actividade, José Magalhães Moreira, vereador responsável pelo pelouro da Acção Social, não quis deixar de enaltecer a importância deste tipo de actividades e e do trabalho desenvolvido pelo PMPPT, pois “a toxicodependência só se vence com a prevenção”. Este programa “é inteiramente financiado pela Câmara Municipal e custa 25 mil euros, que são divididos por três instituições: Santa Casa da Misericórdia, ASAS e Cruz Vermelha”, explicou o autarca. Sobre a caminhada, José Magalhães Moreira acredita que foi o “coroar de um ano lectivo que correu muito bem”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...