quant
Fique ligado

Edição 603

Isabel Calado lança segundo CD a 7 de janeiro

Avatar

Publicado

em

A cravista trofense Isabel Calado vai lançar mais um CD. “Toccatas, Sonatas e Minuetos – Autores Portugueses do séc. XVIII” é o trabalho mais recente da artista, interpretado em clavicórdio.

A sessão de lançamento, que contará com a participação do tenor Márcio da Rosa, realiza-se no dia 7 de janeiro, pelas 16 horas, na Casa da Cultura da Trofa.
Em declarações ao NT, Isabel Calado explicou que este CD “surge na sequência do trabalho de divulgação de obras de autores portugueses” que tem vindo a desenvolver desde 2009. “A investigação de fontes, sobretudo a nível de música para instrumentos de tecla e música para voz com acompanhamento de instrumento de tecla desde o século XVIII, está na origem de concertos com repertório praticamente desconhecido. Por exemplo, num dos meus últimos concertos com o tenor Márcio da Rosa, a 16 julho 2016, na Capela de Nossa Senhora das Dores, interpretamos, entre outras, obras portuguesas da segunda metade do século XIX e a receção do público ao nosso trabalho foi excelente”, explicou. Nesse concerto, a artista interpretou a canção “San João Baptista”, de 1885, que “descrevia a noite de S. João no Porto com marteladas e alho porro”.
O novo CD, acrescentou, “é inteiramente constituído por obras para instrumento de tecla do século XVIII extraídas de um manuscrito preservado na Biblioteca Nacional em Lisboa” e que “têm tido uma ótima receção por parte do público, tanto a nível nacional, mas também em concertos em outros países europeus, no Japão e nos Estados Unidos da América”.
O clavicórdio foi selecionado como “reflexo da importância que teve a nível doméstico em Portugal”, comprovada pelo “significativo número” destes instrumentos preservados no Museu da Música em Lisboa.
No dia 7 de janeiro, além da apresentação do CD, que conta com o apoio do município, Isabel Calado vai, juntamente com Márcio da Rosa, continuar a divulgar repertório português.
Isabel Calado concluiu recentemente o doutoramento em Ciências Musicais no ramo Ciências Musicais Históricas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e é professora de cravo no Conservatório de Música do Porto. Além desta atividade, tem-se apresentado ao cravo e ao órgão como solista e integra diversos grupos de música de câmara e orquestras em concertos realizados em Portugal e no estrangeiro. Além da música, tem como outra especialidade a patologia clínica, na área da medicina, que exerce em regime de serviço de urgência no Hospital Escala Braga.
A artista tem já um álbum editado, “François Couperin – Second Livre de Pièces de Clavecin: Huitième et Duzième Ordres”, que foi dedicado ao compositor, organista e cravista barroco francês e na Trofa foi apresentado a 21 de março de 2015.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...