quant
Fique ligado

Ano 2009

Incêndios poderão ter mão criminosa

Avatar

Publicado

em

incendio-maganha

As chamas voltaram ao concelho da Trofa na tarde da passada sexta-feira e amedrontaram os habitantes do lugar da Maganha, em Santiago de Bougado. O vento não ajudou no combate às chamas e os 36 bombeiros de quatro corporações não conseguiram salvar 50 hectares de área florestal. Habitantes e bombeiros acreditam que o incêndio tem origem criminosa.

Um incêndio de grandes proporções deixou em sobressalto os habitantes do lugar da Maganha, em Santiago de Bougado, na tarde da passada sexta-feira.

Com a força do vento as chamas ganharam terreno e subiram o Monte de S. Gens, consumindo cerca de 50 hectares de área florestal. As labaredas seguiam ao sabor do vento, o que deixou bombeiros e populares preocupados com a circunscrição do incêndio.

No entanto, os bombeiros das corporações da Trofa, Santo Tirso, Vila do Conde e Tirsenses foram rápidos a circunscrever as chamas, mas os populares só descansaram quando as suas casas já não corriam risco.

incendio-maganha

Júlia Serra, moradora no lugar da Maganha, foi uma das primeiras a ligar para os bombeiros. “Comecei a chorar e telefonei três vezes para que os bombeiros viessem, porque o fogo estava a 10 metros de minha casa”, contou.

Quanto às causas do incêndio, Júlia diz não ter visto nada, mas garantiu: “segundo ouvi dizer, houve uma moto4 que passou na rua de baixo e a partir daí começou tudo a arder. Eu ainda andei a regar com a minha mangueira em redor das paredes de minha casa, mas não adiantou”.

De acordo com Filipe Coutinho, segundo comandante da corporação da Trofa, a inclinação do terreno e a força do vento foram os principais inimigos que os soldados da paz encontraram.

“O vento ajudou bastante o incêndio, porque houve bastantes mudanças das direcções do vento e chegaram a estar em perigo várias habitações aqui no meio da área florestal”, afirmou.

Durante as últimas semanas têm ocorrido várias ignições e as suspeitas são sempre as mesmas. “As causas são sempre aquelas que nós suspeitamos, porque nos últimos tempos temos registado um grande número de incêndios no concelho da Trofa e a variadas horas do dia, ao princípio da noite, ao início da manhã, horas difíceis de haver ignições, por isso existe a tal suspeita de que é mão criminosa”, explicou.

Publicidade

O incêndio que começou às 15.54 horas foi dado como extinto às 18.30 horas do mesmo dia. No combate às chamas estiveram 36 homens apoiados por 11 viaturas de quatro corporações

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...