quant
Fique ligado

Ano 2011

Honório Novo apelou ao voto em Francisco Lopes

Avatar

Publicado

em

Honório Novo, deputado do PCP na Assembleia da República, esteve no concelho não só para visitar as estações desactivadas da Trofa e do Muro, mas também para fazer campanha pelo candidato do partido às presidenciais, Francisco Lopes.

Sem a companhia de grandes comitivas, o deputado do PCP na Assembleia da República, Honório Novo, esteve na Trofa onde contou apenas com a presença dos comunistas trofenses. A primeira paragem foi na antiga estação de caminhos-de-ferro da Trofa, onde se depararam com um cenário de destruição. Vidros partidos, tampas abertas e vestígios da presença de toxicodependentes deixaram os comunistas em alerta: “Aquilo é um foco potencial de toxicodependência, um palácio para os marginais, um foco de insegurança para as pessoas que transitam na zona e para as crianças da EB 2/3 (Professor Napoleão Sousa Marques) que está situada nas proximidades”.

O deputado considera que esta “é uma situação que devia fazer corar de vergonha os responsáveis da Refer”, que “já deveriam ter entaipado as portas e janelas”, considerou.

“O que nós defendemos é uma rápida protecção de tudo o que lá está, para eventualmente utilizarmos aquela estrutura para fins municipais”, acrescentou Paulo Queirós.

O PCP seguiu para a Freguesia do Muro, onde encontrou a revolta da população que pondera não votar a 23 de Janeiro. Executivo da freguesia e populares esperavam os comunistas no largo da estação onde já tinha sido colocado um novo cartaz reivindicativo: “Outros já têm aquilo que nos tiraram”.

Como alternativa ao boicote, o PCP apela ao voto em Francisco Lopes nas eleições presidenciais: “Há um candidato e uma candidatura que ao contrário dos outros, votou favoravelmente propostas de inclusão de verbas substanciais no Orçamento de Estado para 2010 e para este ano que viabilizavam directamente a construção da linha do Metro para a Trofa”. “Ao absterem-se, metem todos no mesmo saco”, frisou.

Para o PCP da Trofa “a luta pelo Metro vai continuar”, mas o “apelo ao não voto” nas eleições não colhe o apoio desta comissão política. “O voto é a arma do povo e pode ser utilizado para dizer claramente às pessoas que estão contra esta discriminação que o Muro e Trofa têm tido”, explicou.

Estas duas visitas estiveram inseridas na campanha por Francisco Lopes, em quem Paulo Queirós acredita: “Procuramos sempre justificar o porquê da nossa escolha e por que é que para nós Francisco Lopes é o melhor e penso que através destas actividades não é preciso dizê-lo, as pessoas percebem que ele é o melhor candidato a Presidente da República”.

Publicidade

Honório Novo deixou a Trofa na certeza de que vai continuar a questionar o Governo. “É verdade que há pouco mais de dois meses coloquei uma questão ao Ministério das Obras Públicas para que me informassem sobre o objectivo da estação da Trofa e não obtive resposta”, adiantou. Quanto à vinda do Metro para a Trofa o deputado foi peremptório: “É preciso que as pessoas percebam que foram lançados ao lixo milhões de euros gastos nesta via, no potencial canal de circulação do Metro para a Trofa”.

O NT/TrofaTv contactou a Refer para saber qual o destino a dar à antiga estação de caminhos-de-ferro da Trofa, mas até ao fecho desta edição ainda não foi prestado qualquer esclarecimento.

Honório Novo entregou dois requerimentos ao Governo, esta quarta-feira, em que num deles questiona-o sobre o futuro da antiga estação de comboios da Trofa e se está prevista a sua cedência à Metro do Porto para a sua futura transformação em estação do metro. “Têm, a REFER e o Governo, a noção da situação absolutamente degradada em que se encontra o edifício da antiga Estação Ferroviária da Trofa?”; “Têm, a REFER e o Governo, a noção que este local é um foco de total insegurança para as pessoas que por lá passam e para as crianças da Escola EB 2,3 que se situa nas proximidades?” e “De que está a espera a REFER e o Governo para procederem à limpeza do local e ao entaipamento de todas as portas e janelas do edifício da antiga estação ferroviária da Trofa?” foram outras das questões levantadas pelo deputado ao Governo.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...