quant
Fique ligado

Edição 445

Grupos de Jovens de S. Martinho lutam contra a solidão

Avatar

Publicado

em

Jovens de S. Martinho de Bougado aceitaram o desafio lançado pelo secretariado da pastoral juvenil da freguesia e, mensalmente, visitam os seniores que vivem sós.

“S.O.S. Sós” é o nome do projeto criado pelo secretariado da pastoral juvenil de S. Martinho de Bougado, que passa por “visitas mensais aos idosos que vivem sós”. O desafio foi lançado “há dois anos” aos jovens crismados, que, numa “atitude solidária e de comprometimento”, disseram “sim” a este projeto.

A partir daí, os jovens com idades compreendidas “entre os 16 e 19 anos” têm visitado os seniores que “vivem parte do tempo diário em total solidão, principalmente por condicionantes de ordem física fruto da idade avançada que atingiram”. “Os jovens têm oferecido uma parte do seu tempo, numa atitude de partilha e de generosidade, a estes membros da nossa comunidade que fruto da idade avançada e de problemas físicos que a doença lhes trouxe, estão confinados a viver o resto das suas vidas em quase permanente solidão”, contou fonte do grupo de jovens.

Para os jovens, a experiência tem sido “tão positiva”, que “mesmo os que ingressaram no ensino superior, como por exemplo em Coimbra, manifestam vontade de continuar neste projeto”. “Quanto mais se dá, mais se recebe. Os jovens dão tempo e alegria. Os idosos dão histórias e experiências. Jovens e idosos recebem sorrisos e amor”, salientou.

Ainda na semana passada, os jovens comemoraram com uma sénior o seu 86º aniversário, oferecendo-lhe um ramo de flores.

A ideia deste projeto “nasceu num momento em que várias notícias de seniores que apareciam sem vida nas suas casas surgiram na comunicação social”. “Em tempos tão cinzentos que atravessamos, em que as notícias que lemos e vemos são sempre carregadas de carga negativa, é interessante confrontar as pessoas com uma realidade positiva que é a preocupação que os jovens de hoje tem para com os jovens de ontem”, concluiu. 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...