

Edição 418
GNR da Trofa recupera 9 mil euros em baterias
Militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Trofa recuperaram na madrugada de domingo, dia 7 de abril, 20 baterias de veículos pesados. Os indivíduos, que já tinham cadastro, foram constituidos arguidos
Militares da GNR da Trofa encetaram uma fiscalização a uma viatura que estava estacionada na Rua Infante D. Henrique, em S. Martinho de Bougado, próximo do conhecido Bairro do Tamanqueiro.
Quando a GNR se abeirou da viatura, de marca Opel, cerca das 4 horas, estavam dois indivíduos a dormir no seu interior. Durante a fiscalização à viatura, foram encontradas 20 baterias, predominantemente de veículos pesados. O valor do material apreendido rondará os cerca de nove mil euros.
Segundo o NT conseguiu apurar, os indivíduos estariam a preparar-se para vender as baterias a um indivíduo, morador nessa zona, que é conhecido por receber este tipo de material.
Alegadamente estaria um terceiro indivíduo no exterior da viatura a vigiar. Ao aperceber-se da chegada da patrulha, ter-se-á posto em fuga.
Os dois homens, naturais da Maia, tinham já um longo cadastro onde constam detenções e prisão efetiva. Os indivíduos foram constituídos arguidos, aguardando julgamento em liberdade.
Tanto as baterias como a viatura foram apreendidas e entregues em tribunal. O veículo, além de ter material furtado, não tinha seguro.
Recorde-se que nas últimas semanas, o NT tem noticiado vários furtos de baterias, que têm ocorrido a veículos pesados.
Edição 418
Dia dos Monumentos assinalado com protocolo para investigação do Castro de Alvarelhos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto vai investigar o Castro de Alvarelhos. Dia dos Monumentos vai ficar marcado com assinatura de protocolo da instituição com a autarquia da Trofa.
A Câmara Municipal da Trofa e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto vão assinar um protocolo de colaboração para a investigação do Castro de Alvarelhos. É desta forma que a Trofa assinala o Dia dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, quinta-feira.
O protocolo, que vai ser assinado pelas 10.30 horas, na Casa da Cultura, visa a “realização de estudos científicos e de investigação, com vista à divulgação, salvaguarda e valorização deste sítio arqueológico e respetiva zona especial de proteção”.
As comemorações estendem-se a ações de sensibilização acerca do património concelhio nas escolas da Trofa, de 15 a 19 de abril. Estas atividades vão ao encontro do que foi proposto pela Direção-Geral do Património Cultural que estipulou como tema para este ano “Património + Educação = Identidade”.
Para o dia 20 de abril está marcada uma visita guiada aos vários castros que integram a Rede de Castros do Noroeste Peninsular: Alvarelhos, Terroso (Póvoa de Varzim), Monte Padrão (Monte Córdova, Santo Tirso) e Sanfins (Paços de Ferreira). A visita pressupõe uma inscrição prévia, que pode ser feita através do email patrimoniocultural@mun-trofa.pt ou do número 252400090.
Edição 418
Maratona “12 horas Solidárias”

No dia 20 de abril, o esforço dos que farão exercício físico na Academia Municipal da Trofa (Aquaplace), para além de uma recompensa pessoal, vai ter um sentido solidário.
No Aquaplace, as “12 Horas Solidárias” começam ao meio-dia e os interessados em participar tem que doar, pelo menos, um bem alimentar. Para as aulas de spinning, o “bilhete de entrada” é salsichas, atum ou azeite, enquanto os que preferirem as atividades aquáticas terão que levar arroz, massa, farinha ou bolachas. As aulas de grupo exigem a doação de açúcar, grão-de-bico ou cereais. Os bens recolhidos pela academia municipal serão entregues em várias instituições de solidariedade do concelho da Trofa.
As primeiras aulas começam às 12 horas com aulas de natação, masterclas, spinning, seguindo-se uma hora de regime livre, com insufláveis para os mais pequenos se divertirem.
Para as 14 horas estão agendadas aulas de hidrobike, pilates e ainda a opção regime livre. Das 15 horas às 16 horas, realizam-se aulas de hidrokids, batismo de mergulho, danças de salão, judo kids e body vive.
Pelas 16 horas, segue-se mais uma hora de hidrobike 3/4, batismo de Mergulho, Jump, Kickboxing e Ginástica para alunos com mais de 55 anos. Jogos lúdicos, deep water, uma aula de spinning e ainda uma sessão de step serão outras sessões a decorrer.
Às 18 horas, começam as aulas de hidroduplas, yoga, karaté, localizada e há a opção de regime livre. Pelas 19 horas, inicia-se uma hora de regime livre, uma aula de aqua boot camp e ainda uma aula de body combat e a partir das 20 horas, as aulas são dedicadas ao spinning, hidrobike 5/6, batismo de mergulho, e ainda de body pump.
Às 21 horas começam as aulas de aqua versa, training, batismo de mergulho, mix, judo e ainda killerkilos. Perto do fim, pelas 22 horas decorre uma hora de hidro baile, opção de regime livre e ainda uma aula de ritmos calientes. Para encerrar as 12 horas solidárias, das 23 às 24 horas realiza-se uma mega aula de hidro e ainda atividades em regime livre.
-
Trofa2 semanas atrás
Professora agredida por aluno em Covelas está a substituir a titular de turma
-
Trofa1 semana atrás
Belive deste ano vai ser realizado noutro local
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio em indústria na Maganha, Santiago de Bougado, Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Já são conhecidos os artistas da Expotrofa
-
Edição 7651 semana atrás
Memórias e Histórias da Trofa: A sina trofense: a dificuldade de concretizar investimentos públicos
-
Religião1 semana atrás
Comédia, música e coroação das crianças marcam festa do Espírito Santo em S. Mamede
-
Edição 7652 semanas atrás
Trofense representa Portugal no Europeu de minifutebol
-
Edição 7652 semanas atrás
Mercadona investiu 500 milhões na produção nacional